Meteorologia

  • 14 JULHO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 26º

Rui Jorge realça "empenho" durante estágio da seleção sub-21

O selecionador português de sub-21, Rui Jorge, apontou hoje para a atitude positiva que os jovens futebolistas têm demonstrado nos treinos, destacando o esforço que têm feito na preparação para os particulares com a Roménia e a Noruega.

Rui Jorge realça "empenho" durante estágio da seleção sub-21
Notícias ao Minuto

22:09 - 23/03/23 por Lusa

Desporto Seleção nacional

"São os primeiros dias depois de muito tempo de ausência. Tem corrido bem, os jogadores têm-se mostrado empenhados, recetivos às nossas ideias", lançou ao Canal 11 o técnico luso.

A equipa das 'quinas' treinou, no final da tarde de hoje, no estádio do Steaua, em Bucareste, palco do encontro de preparação diante da congénere romena na sexta-feira, encarando a Noruega na terça-feira.

"Em jogos particulares podemo-nos dar ao luxo de experimentar coisas novas sem correr o risco de os pontos nos fazerem falta. Temos uma margem maior para testar e também é o que vamos fazer neste jogo", sublinhou Rui Jorge.

Sobre as diferenças no estilo de jogo dos próximos dois oponentes, o selecionador destacou o ataque rápido da Roménia e o jogo mais 'rendilhado' da Noruega.

"São adversários diferentes. Acho que a Noruega tem um jogo mais parecido com o nosso, um jogo mais curto, com bola no pé. A Roménia é forte a sair no ataque rápido. Por isso, é isso que eu espero neste jogo, num excelente estádio, com um excelente relvado, esperemos que com um grande ambiente também, para que seja um bom teste para nós", considerou.

Quanto à seleção portuguesa, o técnico comentou que há jogadores com maior experiência e outros com menos, salientando a importância de trabalhar a parte coletiva.

"Há um grupo de jogadores com mais experiência no escalão do que outros. É nesse misto de maior e menor experiência aqui connosco que vamos desenvolvendo o que queremos para a nossa equipa. O que nós tentamos é que dentro de campo consigam equilibrar-se naquilo que é a ideia de jogo, pensarem todos da mesma forma e disputarem o jogo com a qualidade que normalmente metemos em campo", vincou.

Rui Jorge disse ser importante "que os jogadores deixem sempre uma boa imagem, que pratiquem bom futebol e tenham uma boa postura".

"Não consigo colocar a classe que devemos ter de parte. Quero que joguem bem, quero que demonstrem a qualidade que têm e que o jogador português tem e que tenham a postura que devemos ter. Tem sido assim ao longo destes 11 anos. As pessoas devem orgulhar-se, e quero que se orgulhem da forma como eles estão em campo: respeitando o adversário e colocando toda a sua qualidade em campo", declarou o técnico.

Relativamente às mudanças no setor defensivo, derivadas de algumas ausências forçadas na convocatória, Rui Jorge considerou natural, frisando que a equipa está preparada para jogar a alto nível

"É a realidade deste espaço de seleção nacional sub-21. Tentamos prevenir essa situação, o trabalho que fazemos é sempre com uma perspetiva futura e andamos a trabalhar nisto há quatro anos nesta geração. Vamos continuar, independentemente de nos faltar o [Tiago] Djaló, o João [Mário]. Vamos continuar a trabalhar e a dar oportunidades. Eu digo sempre isto: não está o [Tiago] Djaló, não está o [Gonçalo] Inácio, não está o António [Silva], é a hipótese do [André] Amaro, do [Tomás] Araújo e do [Alexandre] Penetra de jogarem", assinalou.

Portugal defronta a Roménia na sexta-feira, a partir das 17:00, em Bucareste, e na terça-feira recebe a Noruega, na Póvoa de Varzim, às 19:00, em jogos de preparação para o Euro2023, que vai realizar-se entre 21 de junho e 08 de julho, na Roménia e na Geórgia.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório