Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Benfica de Bissau contrata brasileiros para aumentar nível do futebol

 Leonardo Tavaniel, avançado e extremo, e Rogério Júnior, lateral e médio, ambos com 20 anos, são os primeiros jogadores de futebol brasileiro que vão jogar no campeonato da Guiné-Bissau caso a sua inscrição seja aceite pela Federação do país africano.

Benfica de Bissau contrata brasileiros para aumentar nível do futebol
Notícias ao Minuto

07:30 - 18/03/23 por Lusa

Desporto Guiné-Bissau

A Lusa assistiu ao primeiro treino que ambos fizeram no relvado sintético do estádio Lino Correia, onde o presidente do Benfica de Bissau se mostrou confiante de que serão inscritos pela Federação por serem "jogadores livres".

Pereira Batista explicou ainda que os dois jogadores estão na Guiné-Bissau ao abrigo de uma parceria que o Benfica mantém com uma agência brasileira à luz da qual haverá troca de atletas entre os dois países.

"A ideia, realmente, é de começar a dar outro nível ao nosso futebol, principalmente no Benfica. O nosso objetivo é começar a fazer com que o clube comece a competir noutro nível e sobretudo na sub-região, nas competições da CAF [Confederação Africana de Futebol)", disse.

O presidente do Benfica de Bissau, clube atualmente em segundo lugar no campeonato, conta com os dois brasileiros para atacar a segunda volta e vencer a prova, em junho, que é quando as duas partes irão analisar o desempenho dos jogadores e decidir sobre o seu futuro.

Wilson Pereira Batista disse acreditar que a Guiné-Bissau poderá projetar os dois brasileiros para campeonatos de outros países, nomeadamente na Europa.

Ainda a conhecer os movimentos dos futuros colegas no Benfica, Leonardo Tavaniel, que já promete golos e assistências, disse à Lusa que não conhece muita coisa da Guiné-Bissau, mas que se sente animado pelo desafio que acredita irá trazer visibilidade ao campeonato local.

"Isso é muito bom, tanto para a gente quanto para África, para jogadores daqui indo para lá e de lá vindo para cá. [...] Eu não conhecia muito da Guiné-Bissau, confesso, mas eu estou bastante animado, gostei bastante, coisa diferente do meu dia-a-dia", afirmou Leonardo, no meio do treino do Benfica.

Rogério Júnior, que se define como lateral e médio, considerou a ida para a Guiné-Bissau como "oportunidade de sair da zona de conforto", mas também uma montra para ser mais falado no Brasil.  

Meio a brincar, Rogério disse acreditar que estando na Guiné-Bissau é mais fácil chegar, "um dia" à seleção do Brasil.

"É uma experiência única aqui. Sei que somos os primeiros a estar pisando aqui, os primeiros brasileiros, uma experiência única e a gente está abrindo as portas para os brasileiros que são bons de bola também poderem vir agregar aqui na Guiné", acrescentou.

Quanto ao facto de a maioria dos campos de jogos na Guiné-Bissau serem pelados, os dois brasileiros afirmaram que com o tempo se vão adaptar, mas também notaram que o futebol "é igual em todo o mundo".

Os dois brasileiros explicaram ainda que optaram pelo Benfica de Bissau porque consideram que é a "equipa que joga melhor futebol" na Guiné-Bissau.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório