Benfica de Bissau contrata brasileiros para aumentar nível do futebol

 Leonardo Tavaniel, avançado e extremo, e Rogério Júnior, lateral e médio, ambos com 20 anos, são os primeiros jogadores de futebol brasileiro que vão jogar no campeonato da Guiné-Bissau caso a sua inscrição seja aceite pela Federação do país africano.

Notícia

© Reuters

Lusa
18/03/2023 07:30 ‧ 18/03/2023 por Lusa

Desporto

Guiné-Bissau

A Lusa assistiu ao primeiro treino que ambos fizeram no relvado sintético do estádio Lino Correia, onde o presidente do Benfica de Bissau se mostrou confiante de que serão inscritos pela Federação por serem "jogadores livres".

Pereira Batista explicou ainda que os dois jogadores estão na Guiné-Bissau ao abrigo de uma parceria que o Benfica mantém com uma agência brasileira à luz da qual haverá troca de atletas entre os dois países.

"A ideia, realmente, é de começar a dar outro nível ao nosso futebol, principalmente no Benfica. O nosso objetivo é começar a fazer com que o clube comece a competir noutro nível e sobretudo na sub-região, nas competições da CAF [Confederação Africana de Futebol)", disse.

O presidente do Benfica de Bissau, clube atualmente em segundo lugar no campeonato, conta com os dois brasileiros para atacar a segunda volta e vencer a prova, em junho, que é quando as duas partes irão analisar o desempenho dos jogadores e decidir sobre o seu futuro.

Wilson Pereira Batista disse acreditar que a Guiné-Bissau poderá projetar os dois brasileiros para campeonatos de outros países, nomeadamente na Europa.

Ainda a conhecer os movimentos dos futuros colegas no Benfica, Leonardo Tavaniel, que já promete golos e assistências, disse à Lusa que não conhece muita coisa da Guiné-Bissau, mas que se sente animado pelo desafio que acredita irá trazer visibilidade ao campeonato local.

"Isso é muito bom, tanto para a gente quanto para África, para jogadores daqui indo para lá e de lá vindo para cá. [...] Eu não conhecia muito da Guiné-Bissau, confesso, mas eu estou bastante animado, gostei bastante, coisa diferente do meu dia-a-dia", afirmou Leonardo, no meio do treino do Benfica.

Rogério Júnior, que se define como lateral e médio, considerou a ida para a Guiné-Bissau como "oportunidade de sair da zona de conforto", mas também uma montra para ser mais falado no Brasil.  

Meio a brincar, Rogério disse acreditar que estando na Guiné-Bissau é mais fácil chegar, "um dia" à seleção do Brasil.

"É uma experiência única aqui. Sei que somos os primeiros a estar pisando aqui, os primeiros brasileiros, uma experiência única e a gente está abrindo as portas para os brasileiros que são bons de bola também poderem vir agregar aqui na Guiné", acrescentou.

Quanto ao facto de a maioria dos campos de jogos na Guiné-Bissau serem pelados, os dois brasileiros afirmaram que com o tempo se vão adaptar, mas também notaram que o futebol "é igual em todo o mundo".

Os dois brasileiros explicaram ainda que optaram pelo Benfica de Bissau porque consideram que é a "equipa que joga melhor futebol" na Guiné-Bissau.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Eis a curta reação de Cristiano Ronaldo à estreia do filho pela seleção

sub-15

Eis a curta reação de Cristiano Ronaldo à estreia do filho pela seleção

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Rali de Portugal

Campeão Neuville tenta responder à armada japonesa no Rali de Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas