Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Dupla italiana na rota de Portugal. O que valem Inter e Juventus?

Sorteio da Liga dos Campeões e da Liga Europa colocou equipas translpinas no caminho de Benfica e Sporting.

Dupla italiana na rota de Portugal. O que valem Inter e Juventus?
Notícias ao Minuto

08:01 - 18/03/23 por Francisco Amaral Santos

Desporto UEFA

A UEFA contou com uma manhã de sexta-feira animada pelos sorteios que ditaram o emparelhamento dos quartos de final da Liga dos Campeões e da Liga Europa. O Benfica ficou a saber que terá de defrontar o Inter, que havia eliminado o FC Porto na ronda anterior, ao passo que o Sporting terá de medir forças com a Juventus. Ou seja, a sorte colocou no caminho das equipas portuguesas em ação lá fora uma dupla de... italianos. Mas, afinal, o que valem Inter e Juventus?

Primeiro é justo salientar que o Benfica teve mais sorte no sorteio do que o Sporting, mas também é importante recordar que nenhuma destas equipas detém, ao dia de hoje, o estatuto de outros tempos. 

De resto, tanto Inter e Juventus desiludem, jornada a jornada, num campeonato italiano liderado por um super Napoli que tem uma vantagem de 18 (!) pontos. Mas comecemos pela Liga dos Campeões e pelo Inter, que tantas dificuldades teve em conseguir sair 'vivo' do Estádio do Dragão na última terça-feira. 

Histórico assusta águias 

Este Inter não mete medo a ninguém que esteja, por esta altura, na Liga dos Campeões. A par do rival AC Milan, o conjunto italiano era visto como um dos adversários mais desejáveis dentro do lote de equipas disponíveis. 

No entanto, o histórico do Benfica frente ao Inter é muito negativo, até porque na memória está, desde logo, a derrota na final da Taça dos Campeões Europeus de 1964/65, disputada precisamente em San Siro, a casa do Inter, que venceu por 1-0, com um golo de Jair da Costa. 

Anos mais tarde, em 2003/04, o Benfica voltou a ser travado na Europa pelo Inter, nos oitavos de final da Taça UEFA. Depois de um nulo na Luz, seguiu-se uma derrota em San Siro (3-4). 

Dragão expôs fragilidades do Inter

As recentes exibições do Inter frente ao FC Porto servem de motivação extra para o Benfica. O conjunto italiano apenas conseguiu marcar um golo aos dragões, em Milão, numa altura em que o FC Porto já estava com menos um jogador em campo. 

No conjunto dos dois jogos, o Inter não mostrou ser melhor equipa com o FC Porto, que contou com várias baixas de peso (Otávio, Pepe e João Mário) para o jogo da 2.ª mão. A estratégia dos italianos passou por jogar com o relógio e apenas alguma sorte (e os ferros, diga-se) permitiu que seguissem em frente na Champions. 

Comparando o rendimento de Benfica e Inter nesta temporada, e esquecendo as posições ocupadas, por esta altura, nos respetivos campeonatos, os números não deixam grande margem para dúvidas: a equipa de Milão marca menos golos (64 contra 107) e sofre mais (38 contra 28). Além disso, o Inter acumula um saldo de 10 derrotas, ao passo que as águias apenas por uma vez foram derrotadas. 

Juve virou adversário de boa memória para Portugal 

A Juventus regressa a Portugal depois de já ter ficado para trás na Liga dos Campeões, na fase de grupos, tendo sido ultrapassada pelo... Benfica. A formação de Turim foi derrotada pelas águias nos dois jogos disputados e acabaria mesmo por cair para a Liga Europa. 

Também há duas épocas, e com Cristiano Ronaldo, a Juventus caiu aos pés do FC Porto nos oitavos de final da Champions, numa eliminaria que tanto deu que falar em Itália. 

Agora, Allegri e companhia terão de voltar a solo luso, mas desta vez para defrontar o Sporting, equipa que apenas encontrou por duas vezes, na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2017/18, vencendo em casa (2-1), antes de empatar a um golo em Alvalade.

A ocupar um desapontante sétimo lugar no campeonato, já depois de uma polémica punição que lhe retirou 15 pontos, a Juventus tenta salvar a temporada na Liga Europa e promete causar problemas no Sporting. No entanto, os leões chegam a esta fase depois de eliminar o Arsenal, líder da Premier League, e com a moral em alta. Além disso a Juventus já demonstrou muitas debilidades a defender e revela-se muito dependente dos rasgos de jogadores como Ángel Di María ou Chiesa na frente de ataque. 

No que diz respeito à capacidade das duas equipas, o Sporting mostra-se mais goleador (85 golos contra 63), mas também sofre um pouco mais (40 contra 37). A nível de derrotas, Sporting e Juventus estão quase em pé de igualdade, com os leões a terem mais uma do que os italianos (11 contra 10).

Regresso de Bruno Fernandes à vista? 

O sorteio da Liga Europa também desvendou que caso o Sporting consiga deixar a Juventus para trás, irá defrontar, nas meias finais, o vencedor da partida entre Manchester United e Sevilla. Ou seja, Bruno Fernandes, agora capitão dos red devils poderá estar, assim, de regresso a Alvalade, onde tanto deu nas vistas antes de dar o salto para Old Trafford. 

Equipas tipo 

Onze base do Inter: Onana; Skriniar, Acerbi, Bastoni; Barella, Mkhitaryan, Dumfries, Çalhanoglu, Dimarco; Lautaro Martínez e Dzeko. 

Onze base da Juventus: Szczesny; Cuadrado, Bonucci, Bremer, Alex Sandro; Locatelli, Pogba, Kostic, Di María; Chiesa e Vlahovic.  

Datas 

11 de abril, terça-feira

Benfica-Inter, 20h00

13 de abril, quinta-feira

Juventus-Sporting, 20h00

19 de abril, quarta-feira

Inter-Benfica, 20h00

20 de abril, quinta-feira

Sporting-Juventus, 20h00

Leia Também: Champions: Benfica joga primeiro na Luz frente ao Inter e já há datas

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório