Está feita história. Portugal garante vaga inédita no Mundial feminino

Equipa portuguesa venceu os Camarões, por 2-1, e vai participar na prova que tem lugar na Nova Zelândia e Austrália no próximo verão.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
22/02/2023 08:30 ‧ 22/02/2023 por Rodrigo Querido

Desporto

Futebol feminino

Sorrisos e atrás de sorrisos naquele que é o dia mais histórico do futebol feminino português. A seleção nacional feminina garantiu esta quarta-feira a presença inédita no Mundial da categoria e vai estar presente na maior prova de seleções que acontece neste verão.

No último encontro deste grupo A do playoff intercontinental, a equipa de Francisco Neto levou a melhor sobre os Camarões, vencendo por 2-1, e escreveu uma página de ouro na história nacional em Hamilton, na Nova Zelândia.

A formação nacional entrou da melhor maneira no encontro e antes dos cinco minutos esteve perto de marcar. Primeiro, aos dois minutos, Jéssica Silva obrigou Catherine Biya a uma defesa atenta pela linha de fundo. Na sequência do canto, Kika Nazareth cabeceou ao poste da baliza dos Camarões.

Portugal pressionava e marcou mesmo o primeiro golo do encontro aos 22 minutos. Após um livre lateral, Kika Nazareth voltou a atirar ao poste e, na recarga, Diana Gomes inaugurou o marcador.

Estava dado o primeiro passo para um dia histórico para as cores nacionais. Os Camarões procuraram reagir logo de seguida, mas Patrícia Morais mostrou-se intransponível entre as redes da seleção portuguesa. E a equipa de Francisco Neto poderia ter ficado reduzida a dez unidades perto do intervalo, mas o VAR entendeu não existirem razões para expulsar Ana Borges. Ainda perto do intervalo, Jéssica Silva esteve perto de marcar.

O segundo tempo trouxe Portugal na mesma toada dos primeiros 45 minutos. As jogadoras portuguesas tiveram um reinício dominador e Andreia Norton atirou à barra da baliza da seleção africana. Os Camarões foram mais sorrateiros nesta etapa complementar e procuraram ferir as cores nacionais até à reta final da partida na Nova Zelândia.

A seleção africana acabou mesmo por colocar a bola no fundo das redes de Patrícia Morais aos 84 minutos, mas o remate certeiro de Michaela Abam foi anulado por fora de jogo. A equipa nacional colocou-se a jeito e acabou mesmo por sofrer o golo do empate aos 89'. Nchout recebeu a bola à entrada da área portuguesa, rodou e atirou rasteiro para o empate.

Avizinhava-se o prolongamento na Nova Zelândia, mas no pior momento de Portugal no encontro apareceu uma grande penalidade. Corriam os nove minutos de descontos quando o VAR descortinou um castigo máximo para Portugal. Chamada a converter, Carole Costa não desperdiçou o penálti e colocou Portugal no Mundial de futebol feminino.

Portugal junta-se, assim, no Grupo E  desta prova, onde vai defrontar os Países Baixos (jogo em 23 de julho), medalhas de prata no último Campeonato do Mundo, Vietname (27 de julho) e as campeãs em título Estados Unidos (01 de agosto).

A fase final do Mundial feminino de 2023 realiza-se na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Benfica

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Segurança

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas