Edgaras Jankauskas concedeu uma extensa entrevista ao jornal lituano Sportas, na qual abordou diversos temas marcantes da carreira, entre eles, claro está, a polémica decisão de assinar pelo FC Porto, no 'escaldante' verão de 2002.
O avançado tinha representado, na temporada anterior, o Benfica, por empréstimo da Real Sociedad. Agora, confessa: "Não percebi a importância desta transferência para o ambiente, para os adeptos, para a imprensa e para a televisão. Não sabia que era tão importante".
"Tinha visto Luís Figo sair do Barcelona para o Real Madrid, mas não sabia que, na realidade portuguesa, seria algo assim, independentemente do calibre do jogador que se transferia. Eu não era nenhuma superestrela. Fiz uma boa época, marquei muitos golos, mas...", afirmou.
"As minhas malas foram revistadas no aeroporto e recebi cartas com palavras de ódio. Não estava à espera. Vir a Lisboa e passear pela cidade, não quero dizer que fosse perigoso, mas o ambiente não era agradável, porque as pessoas conhecem-te", prosseguiu.
"A TV e a imprensa estão sempre a falar de ti, e isso chegava para te tornar popular, na altura. Tive de viver essa popularidade e aqueles assobios num estádio com 60 mil pessoas nas bancadas, mas foi uma boa experiência", completou.
Leia Também: FC Porto-Rio Ave: Mágoas passadas que merecem uma 'vingança'