Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Vamos ver se a entrega do FC Porto chega para vencer em Alvalade"

A três dias do Clássico frente ao FC Porto no próximo domingo, Augusto Inácio, antigo futebolista de ambas as equipas, antevê um encontro de elevada tensão e no qual apenas um resultado interessa a FC Porto e a Sporting.

"Vamos ver se a entrega do FC Porto chega para vencer em Alvalade"
Notícias ao Minuto

07:57 - 09/02/23 por Rodrigo Querido

Desporto Exclusivo

Sporting e FC Porto medem forças no próximo domingo naquele que é o jogo cartaz da 20.ª jornada do campeonato português. O Clássico é decisivo para os objetivos duas equipas para esta temporada por razões distantes.

Por um lado, o Sporting, eterno candidato ao título, está muito longe do primeiro lugar e não quer deixar fugir ainda mais os lugares de acesso à Liga dos Campeões na próxima época. Por outro lado, o FC Porto já está a oito pontos do líder Benfica - tem menos um jogo disputado face aos encarnados -, pelo que uma derrota em Alvalade pode complicar a tarefa da renovação do título de campeão alcançado na época passada.

Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, Augusto Inácio, que já vestiu a camisola de Sporting e FC Porto, antecipou que as duas equipas vão jogar para ganhar, sublinhando que nem o empate interessa a nenhum dos rivais.

"O um dos objetivos do Sporting para esta época era ser campeão. Não o sendo, outro objetivo é apurar-se para a Liga dos Campeões, algo que também está difícil. O FC Porto, já se sabe, luta sempre para ser campeão. Até pode perder o campeonato, mas vai lutar até ao fim. Claro que vai ser um jogo importante para os dois nesse sentido, porque o FC Porto não quer deixar fugir mais o Benfica e porque o Sporting ainda quer, pelo menos, ir à Liga dos Campeões. O empate não serve aos dois, são penalizados com isso. Só a vitória interessa. É um jogo de grande tensão para ambos", começou por contar o treinador, de 68 anos, que falou das ausências nos dois lados.

"As duas equipas vão ter algumas dificuldades na composição dos seus onzes, embora tenham soluções. Mas na equipa base há um ou outro que vai falhar nos dois lados. Mas o plantel é isso mesmo, falha um, estão outros. São as armas que cada um dos clubes tem ao seu serviço neste momento. Qualquer uma das equipas pode ganhar o jogo, têm argumentos para isso", prosseguiu, recordando o encontro recente para a final da Taça da Liga em Leiria, que os azuis e brancos acabaram por vencer.

"O jogo da Taça da Liga demonstrou disso. O FC Porto foi mais feliz porque ganhou esse jogo ao Sporting, embora na primeira parte tenha feito apenas um remate à baliza e o mesmo tenha terminado em golo com uma cedência do Adán. O Sporting, na primeira parte, teve grandes oportunidades para empatar, bolas na trave e no poste e ela não quis entrar. Qualquer uma das equipa pode ganhar. Tudo dependerá do que for a felicidade do jogo para uns e infelicidade para outros", vincou.

Ainda sobre o encontro recente com o FC Porto em Leiria, Augusto Inácio reconheceu que o Sporting tem uma atitude competitiva muito elevada nestes jogos grandes, mas apontou uma deficiência à turma verde e branca.

"Quando joga contra o Benfica, FC Porto ou Sporting de Braga, o Sporting realiza os seus melhores jogos. Não há dúvida também que a eficácia tem um papel bastante grande. O Sporting não foi eficaz na primeira parte do jogo contra o FC Porto. Aliás, o Sporting nas primeiras partes faz sempre bons jogos, mas as segundas são um bocadinho diferentes. O FC Porto é o contrário, com primeiras partes fracas e segundas muito fortes. Isto para dizer que se o Sporting estiver bem na primeira parte, e o FC Porto mal, pode ter alguma vantagem. Mas se o Sporting não estiver a ganhar na segunda parte, o FC Porto pode ganhar o jogo. Não sei se é isto que vai acontecer neste jogo", frisou, antevendo um Sporting sem medo do adversário.

"Mas acho que o Sporting não vai temer o FC Porto, vai para cima do adversário e tentar marcar golos logo na primeira parte. E O FC Porto vai tentar responder com aquela raça, aquele querer e determinação que tem. Em termos de futebol, é certo que o FC Porto não está num bom momento, mas a entrega está lá e isso às vezes faz ganhar os jogos. Vamos ver se chega para vencer em Alvalade", sustentou o antigo futebolista.

Com um jogo a meio da semana para o FC Porto, no caso a contar para a Taça de Portugal, Augusto Inácio acredita que o Sporting pode partir um pouco em vantagem nesta questão física.

"Nesta altura, e estamos em fevereiro, já começa a pesar aquela situação dos três jogos por semana. Se verificarmos o histórico do FC Porto agora, vemos que o meio-campo deles ficou um pouco desfalcado com a lesão do Otávio, do Grujic, que entretanto já voltou, com a ausência do Bruno Costa, relegado para a equipa B por razões que não conheço, e a lesão do Eustáquio. Com um jogo para a Taça pelo meio, naturalmente que vai existir esse desgaste. E o Sporting pode tirar dividendos disso se tiver uma atitude competitiva muito grande, deixando o adversário o adversário pensar o jogo e pressioná-los muito. Assim, o FC Porto vai desgastar-se mais fisicamente. Se o Sporting trocar a bola para o lado e para trás, deixando o FC Porto reorganizar-se e não se desgastando fisicamente, aí não terá vantagem. Tem de manter uma intensidade muito forte do primeiro ao último minuto", vincou.

Sporting e FC Porto defrontam-se no domingo, às 18h00, em Alvalade, a contar para a jornada 20 da I Liga

Leia Também: "Chermiti? Golo pode dar moral, mas ausência de Paulinho é grande perda"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório