Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Petit mantém discurso calculista sobre momento de forma do Boavista

O Boavista continua preocupado apenas com o próximo jogo em detrimento de "pensar em lugares europeus", reconheceu hoje o treinador Petit, na véspera do encontro com o Estoril Praia, em atraso da 14.ª jornada da I Liga de futebol.

Petit mantém discurso calculista sobre momento de forma do Boavista
Notícias ao Minuto

14:19 - 08/02/23 por Lusa

Desporto I Liga

"Não quero estar aqui a prometer algo que depois não possa vir a acontecer, porque sei da exigência destes adeptos. Temos de nos focar no trabalho e naquilo que podemos controlar, mas digo sempre desde o início desta época que o nosso foco é jogo a jogo e passa por rentabilizar ao máximo estes atletas e tentar melhorá-los individualmente para que o coletivo venha a ser mais forte", acautelou o técnico, em conferência de imprensa.

O empate nos Açores com o Santa Clara (2-2), em articulação com outros resultados da 19.ª ronda, permitiu ao clube do Bessa distanciar-se da zona de despromoção direta e cimentar a presença na metade superior da tabela, fruto do terceiro jogo seguido invicto.

"Conheço a exigência do clube, mas temos de saber as dificuldades que atravessa e ser realistas. No ano passado, também não fugi muito acerca da importância de valorizar os nossos ativos e trabalhá-los para podermos crescer como equipa. Conseguimos acabar bem o campeonato e vender jogadores. Reduzimos substancialmente o orçamento este ano e fomos buscar atletas que nos dessem equilíbrio em termos de rendimento", frisou.

Admitindo "o período menos bom" do Estoril Praia, que só ganhou uma das últimas nove partidas, Petit deseja que o Boavista mantenha os "bons indicadores" na Amoreira, onde uma avaria elétrica adiou o jogo originalmente agendado para 28 de dezembro de 2022.

"Queríamos ter jogado antes, mas não deu, porque aconteceu o que aconteceu. Não há alturas boas nem más, mas assim ditou o calendário. O Estoril Praia tem vindo a utilizar alguns reforços que chegaram em janeiro. Terá de alterar, mas não muda muito o padrão da equipa, que joga em '4-3-3', com um '5-4-1' a defender. Vamos estar preparados para um adversário difícil, com atletas de muita qualidade e processos bem definidos", notou.

O jogo conclui a primeira volta da I Liga, durante a qual os 'axadrezados' já igualaram o melhor registo desde a sua reintegração administrativa no escalão principal, em 2014/15, ao finalizarem a 17.ª jornada com os mesmos 21 pontos das épocas 2016/17 e 2017/18.

"Temos um jogo importante para nós e queremos dar continuidade a esse bom momento em que estamos, minimizando aqueles erros que nos têm custado alguns pontos. É uma questão de estar concentrados e preparados para aquilo que o opositor nos pode fazer. Tentamos trabalhar isso, mas também reforçar o que estamos a fazer bem", assinalou.

O colombiano Sebastián Pérez cumpriu castigo nos Açores e pode reintegrar as opções de Petit, que continua com o venezuelano Adalberto Peñaranda indisponível e vai estar sem o nigeriano Bruno Onyemaechi, suspenso, face ao quinto cartão amarelo na prova.

"Temos vários atletas que podem ocupar a posição [de lateral esquerdo], mas o Ricardo Mangas dá qualidade de trás para a frente. O Filipe Ferreira também, mesmo não sendo tão intenso ou rápido. O [Pedro] Malheiro também pode jogar nesse lado, assim como o Reggie [Cannon] na direita. Os jogadores já sabem como iremos atuar, mas não vou dar ao [Nélson] Veríssimo [treinador do Estoril Praia] algo que ele possa trabalhar", concluiu.

O Boavista, oitavo colocado, com 25 pontos, visita o Estoril Praia, 14.º, com 19, na quinta-feira, às 18:00, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, num duelo em atraso da 14.ª ronda do campeonato, com arbitragem de Manuel Oliveira, da associação do Porto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório