Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Special Champions passou por Lisboa na promoção da inclusão pelo futebol

Mais de 120 jovens com deficiência cognitiva participaram hoje, em Lisboa, na primeira jornada do projeto Special Champions League, liderado em Portugal pela Fundação Benfica, no qual o futebol é usado como veículo de inclusão social.

Special Champions passou por Lisboa na promoção da inclusão pelo futebol
Notícias ao Minuto

13:26 - 08/02/23 por Lusa

Desporto Special Champions League

"O futebol aqui é como um biscoito para trabalharmos na área da inclusão social", explicou Luís Alcobia, da Fundação Benfica, a entidade responsável pela primeira jornada do projeto, coordenado pela European Football for Development Network e Special Olympics.

Nas partidas de futebol de cinco, nas quais as equipas podem ser mistas, o resultado acaba por ser o menos importante, num projeto muito mais social do que desportivo, cofinanciado pela União Europeia.

"Através do futebol queremos promover a inclusão social de jovens com deficiências cognitivas, ou problemas de integração", afirmou Luís Alcobia, destacando o papel fundamental do desporto, e do futebol em particular, no processo inclusivo.

Num projeto em que o "resultado é que menos interessa", Luís Alcobia destacou ainda a importância de troca de experiências entre os jovens e os responsáveis dos projetos nas várias equipas, bem como o grande número de casos de sucesso no que se refere à integração plena dos jovens na sociedade.

Portugal está representado no projeto, no qual não há vencedores nem vencidos, por uma equipa da Fundação Benfica e por outra dos Special Olympics.

A próxima jornada da Special Champions League, que conta com equipas de Alemanha, Inglaterra, Espanha, Itália, Bélgica e Países Baixos, vai decorrer na cidade alemã de Leverkusen.

A inclusão social é, de acordo com Luís Alcobia, uma das mais importantes vertentes da Fundação Benfica, que em Portugal desenvolveu uma liga de futebol adaptado, na qual participam colégios de ensino especial da zona da grande Lisboa.

A Fundação Benfica desenvolve, entre outros, o projeto Welcome Through Football, que tem o objetivo de promover a inclusão social e a empregabilidade junto de refugiados através do desporto, a visita contou ainda com a participação, o projeto Para ti se não faltares, de combate ao absentismo escolar, e o Kidfun, uma iniciativa que trabalha valores fundamentais de conduta e vida em sociedade.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório