Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Amorim tornou fenómeno em talismã. Chermiti belisca recorde de CR7

Avançado aproveitou da melhor forma a ausência por castigo de Paulinho, marcou golo da vitória diante do Rio Ave e está na linha da frente para ser titular no Clássico de domingo.

Amorim tornou fenómeno em talismã. Chermiti belisca recorde de CR7
Notícias ao Minuto

07:05 - 08/02/23 por Rodrigo Querido

Desporto Sporting

Youssef Ramalho Chermiti é o nome do momento no Sporting. Depois de se ter estreado com a camisola dos leões aos 18 anos, em pleno dérbi com o Benfica, na Luz, o jovem avançado tem aproveitado da melhor maneira a ausência de Paulinho - que se encontra a cumprir três jogos de castigo - para se mostrar a Rúben Amorim e provar que merece um lugar por entre os eleitos do técnico leonino.

Filho de Noureddine Chermiti, antigo jogador de basquetebol tunisino (e com duas irmãs mais velhas que seguiram a modalidade), Chermiti, de 18 anos, nasceu na ilha açoriana de Santa Maria e rumou cedo a Alvalade, onde foi campeão de iniciados em 2019.

Destacando-se pela qualidade técnica que tinha e por um físico acima do normal para a idade, Chermiti viu a afirmação nos verde e brancos ser travada no verão passado. Convocado por Rúben Amorim para fazer a pré-temporada com a equipa principal, Chermiti contraiu uma pubalgia que o tirou de competição durante... seis meses.

Reintegração na equipa B até a um golo quase histórico

Depois de ter regressado à competição pela porta da equipa B, o avançado que tem feito as vezes de Paulinho, castigado, nunca saiu do radar do técnico Rúben Amorim, que o levou pela primeira vez para um jogo no dérbi contra o Benfica no passado dia 15 de janeiro.

O jovem avançado deu boas indicações neste encontro no Estádio da Luz e foi garantido lugar no banco de suplentes. Depois de ter saído dos suplentes nos duelos contra o Vizela e o Arouca, Chermiti viu-se a braços com a primeira prova de fogo da temporada. Sem a principal referência ofensiva que é Paulinho, o açoriano foi lançado a titular contra o Sporting de Braga, jogo no qual deu nas vistas, mas a noite mágica estava reservada para Vila do Conde. 

No duelo de segunda-feira contra o Rio Ave, o Sporting só fez um remate enquadrado com a baliza, a única vez que tal aconteceu nesta edição da I Liga, mas bastou um remate de Chermiti para que os leões conquistassem os três pontos e o avançado entrasse com o pé direito para a história por dois motivos: por ser o primeiro golo do atleta na equipa principal do Sporting, mas também por este golo fazer de Chermiti o segundo jogador mais novo do século a marcar fora de portas.

Segundo dados disponibilizados pela plataforma PlaymakerStats, o jovem, de 18 anos, tornou-se no segundo mais jovem de sempre a faturar na estreia a titular pelos leões, em jogos fora de casa. Com 18 anos e oito meses, o avançado formado em Alcochete superou Carlos Mané (19 anos e 11 meses) e ficou apenas atrás de... Cristiano Ronaldo. O atual jogador do Al Nassr celebrou o primeiro tento fora, com a camisola do Sporting, contra o Boavista, com 17 anos e 8 meses.

Renovação iminente

"É um dia muito especial para mim e já esperava por este momento há muito tempo, pois estive lesionado. Queremos continuar a somar pontos para atingir os objetivos e agora já pensamos no próximo jogo", atirou o avançado após se estrear de leão ao peito, ele que estará perto de renovar contrato.

Rúben Amorim fez pressão após o dérbi contra o Benfica e a verdade é que Chermiti está a um passo de renovar contrato com os leões. Depois de cinco jogos pela equipa principal dos leões, o jovem açoriano deverá rubricar nos próximos dias um novo contrato para lá de 2024.

Leia Também: Notas do Rio Ave-Sporting: Chermiti encontrou a foz num leito quase seco

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório