Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Notas do Rio Ave-Sporting: Chermiti encontrou a foz num leito quase seco

Avançado marcou o único golo do encontro em Vila do Conde, permitindo que os leões cheguem ao jogo com o FC Porto a depender de si próprios para ficar mais perto dos milhões da Champions.

Notas do Rio Ave-Sporting: Chermiti encontrou a foz num leito quase seco
Notícias ao Minuto

08:03 - 07/02/23 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

Foi preciso esperar 84 minutos para que Chermiti levasse a água ao seu moinho e fizesse correr o rio que levaria mais três importantes pontos para Alvalade a dias de um jogo difícil (e provavelmente decisivo) ante o FC Porto.

Num jogo pautado por 45 minutos de má qualidade, muita ineficácia e falta de criatividade de ambas as partes, coube ao jovem luso ser decisivo e marcar o único golo do encontro e o primeiro com a camisola principal do Sporting. Aposta ganha de Rùben Amorim, que se tem visto privado de Paulinho nos últimos jogos.

O futebol previsível apresentado pelas duas equipas, e muito disputado a meio do campo, fez com que a bola se afastasse muito das balizas no primeiro tempo. A segunda parte começou com um pouco mais de intensidade, mas novamente sem grande 'nota artística' de parte a parte.

A inconsequência no futebol de ambas equipas foi se arrastando até à parte final do encontro e parecia começar-se a desenhar um empate que nada servia os interesses do Sporting. No entanto, e aproveitando uma desatenção da defesa do Rio Ave, das poucas em toda a partida, Chermiti surgiu na cara do guarda-redes Jonathan e desatou o nó no encontro.

Mas vamos às notas desta partida

Figura

Youssef Chermiti disfarçou uma exibição pouco intensa da sua equipa, aproveitando uma falha defensiva do Rio Ave, já aos 84 minutos, para assinar o único golo da partida. Numa altura em que a sua equipa mais precisava, o jovem luso-tunisino vestiu a capa de herói.

Surpresa

Guga Rodrigues foi, a par de Samaris, um dos patrões do meio campo do Rio Ave nesta partida. O jovem médio português fez um jogo de enorme qualidade no meio-campo. Mostrou boa capacidade com bola e manteve um nível competitivo elevado ao longo de todo o encontro.

Desilusão

Francisco Trincão foi lançado no decorrer do segundo tempo para dar mais criatividade ao ataque dos leões, coisa que faltou desde o início do jogo, mas foi incapaz de fazer melhor do que Edwards tinha feito. Aliás, fez até pior do que o inglês fez desde o apito inicial.

Treinadores

Luís Freire:

Os vilacondenses não deslumbraram neste encontro, mas saem demasiado penalizados com o desaire. Apesar de estar a ultrapassar o pior momento da época, o Rio Ave conseguiu amarrar o Sporting numa teia bem montada e que só foi quebrada perto do fim. É certo que, tal como o adversário, também foram muito inconstantes, mas os homens de Luís Freire bateram-se bem no cômputo geral. O 'golpe' de Chermiti foi demasiado duro para o Rio Ave reagir, que não conseguiu contrariar a ineficácia nos minutos finais.

Rúben Amorim:

Uma das piores exibições do Sporting nos últimos jogos. Os leões começaram por cima na partida, mas evidenciaram uma parca ligação entre setores. Nuno Santos e Edwards costumam ser das unidades mais criativas do Sporting, mas essa criatividade não foi evidenciada ao longo do jogo. Houve muita falta de coordenação, com os leões a salvaram-se com um golpe de Chermiti a acabar o encontro.

Arbitragem

Manuel Mota não teve decisões que influenciassem a arbitragem, mas evidenciou uma má característica do futebol português. Apitou várias vezes ao longo do encontro, o que tornou a partida menos fluída, como se já não bastassem a poucas ideias de Rio Ave e Sporting.

Leia Também: Não está Paulinho, está Chermiti. Leão passa nos Arcos antes do Clássico

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório