Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Árbitro agredido com pedra em jogo dos distritais de Coimbra

Situação aconteceu no encontro entre a equipa sub-23 do União 1919 e o Eirense.

Árbitro agredido com pedra em jogo dos distritais de Coimbra
Notícias ao Minuto

18:37 - 06/02/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Agressão

João Costa, árbitro que dirigiu no domingo o encontro entre a equipa sub-23 do União 1919 e o Eirense, foi agredido no final da partida a contar para a 19.ª jornada da série A da 1.ª Divisão distrital da AF Coimbra.

De acordo com o denunciado pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) nas redes sociais, um adepto afeto ao Clube União 1919, arremessou uma pedra ao árbitro da partida, no momento em que este se encontrava no túnel de acesso aos balneários, atingindo-o na cara.

Ao final da noite de domingo, e num comunicado conjunto, o Conselho de Arbitragem e a AF Coimbra repudiaram o assunto e lamentando "que uma vez mais um árbitro tenha sido vítima de um ato indigno e cobarde".

"O Conselho de Arbitragem e a Direção da AF Coimbra condenam veementemente a agressão de que foi vítima o Árbitro João Costa no decorrer do jogo do Campeonato Distrital da 1.a Divisão, entre o União 1919 e o UC Eirense, realizado este domingo. O CA e a Direção da AF Coimbra repudiam todos os episódios de violência nos campos de futebol e lamentam que uma vez mais um árbitro tenha sido vítima de um ato indigno e cobarde", começa por dizer o comunicado dos dois organismos.

"Manifestam total solidariedade para com o Árbitro João Costa e a equipa de arbitragem presente no jogo e face ao sucedido, a Direção da AF Coimbra tomará as medidas necessárias para a segurança das equipas de arbitragem, exigindo a identificação do agressor e a participação às forças policiai", termina a nota.

Já ao início da tarde desta segunda-feira, o União 1919, de Coimbra, emitiu um comunicado oficial a propósito da situação, sublinhando que o que aconteceu foi "vergonhoso, impensável, desrespeita o âmbito desportivo".

"Após o deplorável incidente ocorrido no passado domingo 5 de fevereiro no campo da Arregaça, o Clube União 1919 vem por este meio lamentar e repudiar, de veemente, a agressão de que o árbitro João Costa foi vítima. O que aconteceu é vergonhoso, impensável, desrespeita o âmbito desportivo e tal incidente, ou qualquer ato de violência jamais poderá voltar a ocorrer. Referimos que o episódio ocorrido foi um ato isolado e que iremos tomar medidas internas para com o interveniente", começou por escrever o emblema do distrito de Coimbra.

"O Clube União 1919 apoia e incentiva a AF de Coimbra e o Conselho de Arbitragem a tomar medidas para que nunca mais ocorram atos como a agressão ocorrida no jogo da equipa Sub-23 com o Eirense na ronda 19 da Séria A da 1a. Divisão da AFC. Acrescentamos que o Clube União 1919 se tem vindo a pautar por uma conduta desportiva que visa implementar a disciplina e respeito por todos os intervenientes em especial as equipas de arbitragem. Neste âmbito foi recentemente atribuído ao Clube União 1919 o cartão branco pela APAF, AFC e CA pela iniciativa "Juntos podemos mudar", que visa precisamente promover o papel educativo da Arbitragem no futebol", terminou a conta do União 1919.

De referir que, também no domingo, houve ainda outro episódio que envolveu a agressão a um árbitro durante o Salgueiros-Marítimo B, do Campeonato de Portugal, partida que não chegou a terminar.

Leia Também: APCVD instaura processos de averiguações a agressões a árbitros

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório