Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Manchester City reage após alegadas violações do regulamento financeiro

Cityzens não escondem estar "surpreendidos".

Manchester City reage após alegadas violações do regulamento financeiro
Notícias ao Minuto

12:24 - 06/02/23 por Notícias ao Minuto c/Lusa

Desporto Premier League

O Manchester City reagiu, esta segunda-feira, em comunicado após a Premier League ter comunicado que o campeão inglês terá de responder perante uma comissão independente da Liga inglesa por numerosas violações do regulamento financeiro durante o período compreendido entre 2009 e 2018. 

Os cityzens garantem estar "surpreendidos" com a decisão, mas esperam o "assunto seja encerrado de uma vez por todas". 

"O Manchester City está surpreendido com a emissão dessas supostas violações das regras da Premier League, principalmente devido à extensa' e vasta quantidade de materiais detalhados que o EPL recebeu. O clube saúda a revisão deste assunto por parte de uma Comissão independente e, como tal, esperamos que este assunto seja encerrado de uma vez por todas", pode ler-se na nota oficial dos cityzens. 

A Premier League encaminhou para uma comissão independente as alegadas irregularidades, que incluem falhas no fornecimento detalhado obrigatório de informação financeira, como remunerações de jogadores e elementos da equipa técnica, liderada pelo espanhol Pep Guardiola, além de falhas relacionadas com o cumprimento das regras de 'fair-play' financeiro.

Este tipo de comissões funciona de forma independente da Liga inglesa e dos clubes que a integram. Os seus membros vão ser designados pelo presidente independente do Painel Judicial da Premier League e todos os procedimentos serão privados e confidenciais.

O período investigado abrange das épocas 2009/10 a 2017/18, as primeiras nove temporadas que o Manchester City passou sob propriedade do fundo soberano de Abu Dhabi, durante as quais os 'citizens' conquistaram três títulos de campeão inglês, em 2012, 2014 e 2018.

O Manchester City, segundo classificado do campeonato inglês da época 2022/23, atrás do Arsenal, detém um dos plantéis mais valiosos do futebol mundial, mantendo sob contrato três futebolistas internacionais portugueses: João Cancelo, emprestado em janeiro ao Bayern Munique, Rúben Dias e Bernardo Silva.

Em fevereiro de 2020, o clube foi suspenso provisoriamente pela UEFA de participar nas competições europeias por um período de dois anos, por infrações das regras de 'fair-play' financeiro, mas a sanção foi anulada após recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto, em julho daquele ano.

[Notícia atualizada às 12h33]

Leia Também: Infrações financeiras. Manchester City pode ser expulso da Premier League

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório