Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

FC Porto não treme perante o Vizela e mantém-se na perseguição ao Benfica

Dragões voltam a estar a oito pontos de distância do líder Benfica numa tarde em que Taremi voltou aos golos.

FC Porto não treme perante o Vizela e mantém-se na perseguição ao Benfica
Notícias ao Minuto

19:55 - 05/02/23 por Francisco Amaral Santos

Desporto I Liga

O FC Porto recebeu e venceu, este domingo, o Vizela (2-0), em jogo da 19.ª jornada da I Liga. Após os triunfos de Benfica e Sp. Braga, o campeão nacional em título assinou uma tarde pouco inspirada, mas conseguiu arrecadar a desejada vitória, voltando aos oito pontos de desvantagem face ao líder Benfica, que tem mais um jogo realizado. 

Os golos da partida foram apontados por Pepê, ainda antes do intervalo, e por Mehdi Taremi, já na reta final, num jogo em que Sérgio Conceição foi ausência notada no banco de suplentes e no qual os dragões juntaram mais um 'cliente' ao já vasto boletim clínico. 

Na próxima quarta-feira, o FC Porto volta a entrar ação, desta vez perante o Académico de Viseu, em jogo dos quartos de final da Taça de Portugal. 

Filme do jogo

O FC Porto entrou em campo sabendo que o Sp. Braga havia goleado o Famalicão (4-1) cerca de meia hora antes e que, assim, o segundo lugar estava nas mãos dos minhotos. Por isso mesmo, cedo os dragões foram em busca do golo.

Uribe, de cabeça, quase abriu o marcador logo aos cinco minutos, na sequência de um canto. Aos 12' Taremi caiu na grande área, ficou a pedir penálti, mas o árbitro Cláudio Pereira entendeu que o jogador portista fez simulação e mostrou-lhe o cartão amarelo. 

Aos 24 minutos nova ocasião de perigo para o FC Porto, com João Mário a aparecer em boa posição mas a rematar sem a direção necessária para bater o guardião vizelense. O público do Dragão começava a dar sinais de impaciência, mas o golo acabaria mesmo por chegar antes do intervalo. 

Sem Otávio e Stephen Eustáquio, Sérgio Conceição chamou ao onze Evanilson e Marko Grujic e foi o avançado brasileiro quem ajudou a desbloquear o nulo. Galeno tirou a bola a Igor Julião, que ficou a pedir falta, e Pepê (41') só teve de encostar após passe de bandeja de Evanilson

O nulo estava, assim, desfeito e o FC Porto chegava ao intervalo em vantagem, um resultado que acabava por ser natural face ao que acontecera nos primeiros 45 minutos. 

A segunda parte começou com mais um revés físico para o FC Porto. Wendell lesionou-se e foi forçado a deixar o relvado, com recurso a uma maca, aos 59 minutos, dando o lugar a Zaidu. 

Notícias ao Minuto Wendell inconsolável perante a lesão sofrida. © Getty Images  

Os dragões baixaram o ritmo de jogo, talvez já a pensar no duelo com o Académico de Viseu, para a Taça de Portugal, agendado já para quarta-feira, e o Vizela ia tentando ganhar espaço e aproximar-se da baliza à guarda de Diogo Costa. 

Sérgio Conceição, que esta noite ficou na bancada, devido a castigo, não gostava do que via em campo, e a indicação dada lá de cima foi clara: voltar a encostar o adversário às cordas. Foi nesse sentido que Toni Martínez entrou para o lugar de Evanilson aos 77 minutos. 

O golo que fixou o resultado final acabaria mesmo por aparecer pelos pés de Mehdi Taremi, jogador iraniano que não tinha qualquer remate certeiro nos últimos quatro jogos. Após cruzamento de João Mário, Taremi (86') acabou com todas as dúvidas no Dragão e selou o triunfo portista. 

Com este resultado, o FC Porto contabiliza agora 45 pontos, permanece no segundo lugar e volta a estar a oito pontos do líder Benfica. Por seu turno, o Vizela prossegue no 10.º posto com 24 pontos amealhados ao cabo de 19 jornadas. 

Momento do jogo: O golo de Pepê, em cima do intervalo, deixou tudo mais confortável para a equipa de Sérgio Conceição. Naquela altura já se sentia alguma ansiedade. Quer nas bancadas, quer no relvado. 

Equipas iniciais

ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa; Wendell, Pepe, Marcano, João Mário; Grujic, Uribe, Pepê, Galeno; Evanilson e Taremi. 

ONZE DO VIZELA: Buntic; Igor Julião, Ivanildo Fernandes, Bruno Wilson, Kiki Afonso; Claudemir, Guzzo, Kiko Bondoso; Samu, Nuno Moreira e Osmajic.

Antevisão

O FC Porto, segundo classificado, recebe este domingo o Vizela, em jogo da 19.ª jornada da I Liga, em busca de recolocar a vantagem de oito pontos para o líder Benfica, que ontem venceu o Casa Pia (3-0) e que se isolou, ainda mais, no topo da tabela classificativa à condição. 

O triunfo dos encarnados obriga, assim, a formação de Sérgio Conceição a vencer, no Dragão, atuais os nonos classificados, com 24 pontos, que chegam a este jogo com uma vitória ante o Rio Ave (3-1). No entanto, vale recordar que os dragões contam com várias baixas no meio-campo, o que obriga o treinador a operar alterações forçadas. 

Siga, em direto, todas as incidências desta partida a partir das 18h00 no Desporto ao Minuto

Leia Também: FC Porto-Vizela: De volta ao Dragão em busca da receita do costume

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório