Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Chelsea pulveriza máximo de dinheiro investido por um clube numa época

O Chelsea renovou o recorde de dinheiro investido por um clube na mesma época, ao gastar 329,5 ME (milhões de euros) no mercado de inverno, que fechou na terça-feira, após 281,99 ME no verão último, para um total de 611,49 ME.

Chelsea pulveriza máximo de dinheiro investido por um clube numa época
Notícias ao Minuto

10:08 - 01/02/23 por Lusa

Desporto Mercado de Transferências

Cerca de um quinto dessa verba procede da compra do médio argentino Enzo Fernández ao Benfica, que motivou os 'blues' a pagarem 121 ME, um milhão acima da cláusula de rescisão, na reta final da janela de inverno em prol do reforço mais caro da sua história.

Os bolsos ilimitados do Chelsea derivam do consórcio encabeçado pelo multimilionário norte-americano Todd Boehly, que adquiriu igualmente Mykhaylo Mudryk (ex-Shakhtar Donetsk, 70 ME), Benoît Badiashile (ex-Mónaco, 38), Noni Madueke (ex-PSV Eindhoven, 35), Malo Gusto (ex-Lyon, 30), Andrey Santos (ex-Vasco da Gama, 12,5), David Datro Fofana (ex-Molde, 12) e João Félix, cujo empréstimo do Atlético de Madrid valeu 11 ME.

O detalhe dos inusitados vínculos a longo prazo - a título exemplificativo, Enzo e Mudryk assinaram até junho de 2031 - faz com que os londrinos estendam a amortização de uma operação por um maior período, contornando as regras do fair-play financeiro da UEFA.

No pódio de gastos na Premier League seguem-se Southampton e o líder Arsenal, novo clube de Jakub Kiwior (ex-Spezia, 25 ME), Leandro Trossard (ex-Brighton, 24) e Jorginho (ex-Chelsea, 11,3), que cedeu Cédric Soares ao Fulham, do treinador luso Marco Silva.

Newcastle, Liverpool e Manchester City acolheram Anthony Gordon (ex-Everton, 45,6), Cody Gakpo (ex-PSV, 42) e Máximo Perrone (ex-Vélez, 11), respetivamente, enquanto Arnaut Danjuma (ex-Villarreal) e Pedro Porro (ex-Sporting) foram cedidos ao Tottenham.

Depois de ter rescindido com Cristiano Ronaldo, que rumou aos sauditas do Al Nassr e se converteu no atleta com o ordenado mais alto de sempre na modalidade, o Manchester United também optou por acertar empréstimos, tendo unido na reta final Marcel Sabitzer (ex-Bayern Munique) a Wout Weghorst (ex-Burnley) e Jack Butland (ex-Crystal Palace).

Em França, o campeão Paris Saint-Germain não comprou novos jogadores e libertou de forma temporária Keylor Navas para o Nottingham Forest, num mês em que 'encaixou' cinco ME pela venda em definitivo do ex-sportinguista Pablo Sarabia ao Wolverhampton.

Vitinha deixou o Sporting de Braga para dominar a janela da Ligue 1, ao significar 32 ME aos cofres do Marselha, que pagou mais oito ME ao Angers por Azzedine Ounahi, uma das revelações do Mundial2022, e teve Ruslan Malinovskyi por empréstimo da Atalanta.

Uma das maiores surpresas no início de 2023 passou pela cedência de João Cancelo do campeão inglês Manchester City ao 'deca' germânico Bayern Munique, cuja ausência prolongada do guarda-redes Manuel Neuer foi suprida com Yann Sommer (ex-Borussia Mönchengladbach, oito ME), tendo ainda ingressado Daley Blind a custo zero do Ajax.

Julien Duranville (ex-Anderlecht, 8,5 ME) e Julian Ryerson (ex-Union Berlim, cinco ME) reforçaram o Borussia Dortmund, que cedeu Thorgan Hazard ao PSV e viu o Eintracht Frankfurt negociar em Eindhoven o empréstimo de Philipp Max, além de ter contratado Paxten Aaronson ao Philadelphia Union (quatro ME), perante um Leipzig sem atividade.

Se Josip Juranovic (ex-Celtic, 8,55 ME), Aïssa Laïdouni (ex-Ferencváros, 4,1) e Jérôme Roussillon (ex.Wolgsburgo) reforçaram o Union Berlim, que desistiu de contratar Isco, o Borussia Mönchengladbach elegeu Jonas Omlin (ex-Montpellier, nove ME) para a baliza.

Realidade similar partilhou o campeão espanhol e europeu Real Madrid, com o líder FC Barcelona a emprestar Héctor Bellerín ao Sporting e obter três ME na venda de Memphis Depay ao Atlético de Madrid, novo destino de Matt Doherty (ex-Tottenham), ao contrário de Matheus Cunha, cedido ao Wolverhampton, e do ex-portista Felipe (Nottingham, 2,3).

O Sevilha acolheu os emprestados Loïc Badé (ex-Rennes), Pape Gueye (ex-Marselha) e Bryan Gil (ex-Tottenham) e resgatou Lucas Ocampos ao Ajax, ao passo que o Espanyol 'reinou' na La Liga, oferecendo oito dos 13,2 ME totais por César Montes (ex-Monterrey).

Sem a pujança financeira de outros tempos, AC Milan, Inter Milão e Juventus passaram pelo mercado sem trazer quaisquer reforços significativos, numa fase em que o clube de Turim foi sancionado com uma dedução de 15 pontos na edição 2022/23 da Liga italiana, por causa de alegadas irregularidades financeiras visíveis em transferências de atletas.

Os 'bianconeri' capitalizaram a cedência de Weston McKennie ao Leeds United (1,2 ME), do qual Diego Llorente foi emprestado à Roma, de José Mourinho, que foi buscar Ola Solbakken ao Bodø/Glimt e juntou as saídas provisórias de Eldor Shomurodov (Spezia), Gonzalo Villar (Getafe) e Matías Viña (Bournemouth) à definitiva de Filippo Tripi (Mura).

O líder Nápoles apostou temporariamente em Pierluigi Gollini (ex-Atalanta) e Bartosz Bereszynski (ex-Sampdoria), libertando Salvatore Sirigu para a Fiorentina, que liderou a rubrica de despesas entre clubes italianos, ao adquirir Antonín Barák (ex-Hellas Verona, 8,5 ME), Abdelhamid Sabiri (ex-Sampdoria, 2,5) ou Josip Brekalo (ex-Wolfsburgo, 1,5).

O mercado continuará aberto em países como Áustria, México, Turquia, Sérvia, Suíça, Argentina, Rússia, China, Polónia, Ucrânia ou Brasil, estando os jogadores em final de contrato autorizados a comprometerem-se livremente com outro clube para 2022/23.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório