Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Tem 30 anos, surpreendeu o PSG e tem custado uma fortuna... em multas

Will Still é o treinador mais jovem das principais Ligas da Europa e tem conduzido o Reims a uma série impressionante de resultados. Tudo começou nos videojogos e, apontam, pode chegar aos maiores palcos do futebol.

Tem 30 anos, surpreendeu o PSG e tem custado uma fortuna... em multas
Notícias ao Minuto

19:34 - 30/01/23 por Notícias ao Minuto

Desporto França

Mora na Ligue 1 a personagem da história que lhe contamos nesta segunda-feira. Já pensou começar uma carreira de treinador de futebol... por causa de um videojogo? Foi mesmo assim que Will Still começou.

Natural de Inglaterra, mas descendente de pais belgas, Still começou o seu percurso pelo futebol de uma forma menos ortodoxa. O caminho mais natural, começando por jogador, passou ao lado do inglês, que entrou no Sint-Truiden como analista de dados.

Passou ainda por Standard Liège e Lierse até ao Beerschot, onde teve de assumir, pela primeira vez, o papel crucial da equipa técnica. Por 14 jogos, Will Still foi treinador do emblema belga, conseguindo cinco vitórias, mas perdendo sete encontros. De regresso às funções que melhor conhecia, a prestar auxílio ao treinador principal, o inglês chegou ao futebol francês pela porta do Stade de Reims.

Ao fim de 11 jogos na temporada, Still foi convidado a herdar a equipa que tinha vencido apenas dois jogos com Óscar García no comando. Contra as expectativas, o jovem treinador, de 30 anos, começou desde cedo a construir um caminho de sucesso, o qual começou por conta do Football Manager, um videojogo no qual pôde praticar as suas táticas, bem como a gestão de jogadores e a planificação de treinos.

Em 12 jogos, o Reims leva seis vitórias e seis empates, sem qualquer derrota somada. O mais jovem técnico nas principais Ligas europeias fez ainda a sua equipa bater o pé contra o grande PSG, empatando o encontro ao cair do pano e levando mais um ponto para casa. São já 26 somados, estando num tranquilo 11.º lugar da Ligue 1.

Ainda assim, nem tudo são maravilhas para o Reims. Will Still ainda não tem o nível de treinador UEFA Pro, não estando legalmente habilitado para treinar uma equipa profissional. Por conta disso, por cada vez que o inglês se senta no banco de suplentes do clube francês, a direção recebe uma multa a rondar os 25 mil euros, mesmo que esteja em processo de formação.

Com 12 encontros disputados, faça-se a conta ao prejuízo financeiro causado no Stade de Reims. Ainda assim, parece compensar. O registo da equipa tem sido melhor e Will Still, aos 30 anos, já é apontado aos grandes palcos do futebol.

Leia Também: Escândalo em Paris. PSG trava no vermelho e volta a derrapar na Ligue 1

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório