Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

'Revolução' à vista? O que pode mudar no pré-Mundial e na Liga das Nações

Organismo também ponderou uma alteração no número de participantes no Euro, mas a ideia caiu por terra.

'Revolução' à vista? O que pode mudar no pré-Mundial e na Liga das Nações
Notícias ao Minuto

15:25 - 24/01/23 por Notícias ao Minuto

Desporto UEFA

O Comité Executivo da UEFA reúne-se, já na quarta-feira, em Nyon, na Suíça, para discutir uma total 'revolução' ao nível dos moldes competitivos, quer das fases de apuramento para o Campeonato do Mundo, quer da Liga das Nações.

No que à caminhada rumo aos Mundiais diz respeito, a alteração era já previsível, uma vez que o alargamento do número de participantes, a partir de 2026, para 48 fará com que 16 seleções do Velho Continente sejam qualificadas, ao invés das atuais 12.

O jornal espanhol As revela, esta terça-feira, que uma das hipóteses em cima da mesa passa por criar 12 grupos formados por quatro ou cinco seleções da um, sendo que os primeiros classificados se apurariam diretamente, e as restantes quatro vagas seriam decidas em playoffs.

Quanto à Liga das Nações, o atual molde, que contempla uma final four logo após a fase de grupos, pode desaparecer. Ao invés, os primeiros e segundos classificados de cada grupo poderão vir disputar playoffs, de onde saem os qualificados para a dita final four.

A mesma publicação acrescenta que o organismo também chegou a ponderar aumentar o número de participantes dos Campeonatos da Europa para 32, a partir de 2028. Uma ideia que caiu por terra, por receio de vir a desvalorizar a prova.

Leia Também: Contratos estranhamente longos dos reforços do Chelsea levam UEFA a agir

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório