Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

FC Porto enche 'fosso' para o Benfica com golos e está mais perto do topo

Goleada aplicada ao Famalicão deixa os dragões a cinco pontos do líder, que empatou diante do Sporting.

FC Porto enche 'fosso' para o Benfica com golos e está mais perto do topo
Notícias ao Minuto

22:26 - 15/01/23 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O FC Porto reentrou, ao início da noite deste domingo, na disputa pelo título de campeão nacional, graças ao triunfo conquistado na receção ao Famalicão, por 4-1, que lhe permitiu capitalizar o empate a duas bolas no dérbi lisboeta, entre o líder, o Benfica, e o Sporting.

Galeno ‘abriu o livro’

Os dragões entraram em campo sabendo de antemão que dispunham de uma oportunidade de ouro para encurtar distâncias para o primeiro classificado, e protagonizou uma entrada em campo, verdadeiramente, ‘diabólica’.

Matheus Uribe deu o primeiro sinal de aviso, logo ao primeiro minuto, com um remate de longe que Luíz Júnior defendeu a dois tempos. Instantes depois, o guarda-redes brasileiro voltou a dizer ‘presente’, desta feita, a negar o golo a Toni Martinez.

No entanto, à terceira foi mesmo de vez. Os azuis e brancos trabalharam bem no lado direito do ataque, tendo a bola ido parar aos pés de Toni Martínez, que cruzou rasteiro para Wenderson Galeno, que só teve de encostar para o fundo das redes.

Os minhotos ainda ensaiaram uma ‘tímida’ resposta, mas a noite era mesmo dos homens da casa, que, aos 21 minutos, duplicaram a vantagem, quando Galeno aproveitou uma defesa incompleta de Luíz Júnior para bisar.

A marca do ex-Sporting de Braga nesta partida já estava bem visível, mas nem isso o deixou satisfeito. À beira do apito para o intervalo, conduziu uma transição dos campeões nacionais em título e assistiu para o golo de Otávio.

‘Chuva’ de golos marcados… e anulados

A vantagem era já bem ‘gorda’, mas os dragões não tiraram o ‘pé do acelerador’, e começaram, praticamente, a segunda parte a dilatá-la. João Mário desferiu um cruzamento milimétrico a partir da ala direita, e Mehdi Taremi foi às alturas cabecear para o golo.

Na jogada seguinte, o Famalicão aproveitou uma série de desatenções defensivas do FC Porto para marcar, também, de cabeça. Nesta caso, da de Rui Fonte, que marcou na recarga de um remate de Francisco Moura defendido por Diogo Costa.

Seguiu-se, então, uma sucessão de golos anulados. Primeiro, a Mehdi Taremi, que assinou uma ‘obra de arte’, que começou com uma bola dominada com a mão. E, depois, a Pablo, que marcou de cabeça, mas estava em posição irregular.

Sem mais alterações, este resultado permite ao FC Porto reforçar a terceira posição, agora, a cinco pontos do primeiro classificado, o Benfica, e a um do segundo, o Sporting de Braga. Além disso, aumenta para sete pontos a vantagem para o quarto, o Sporting.

Quanto ao Famalicão, que viu interrompida uma série de quatro vitórias consecutivas, ocupa a 13.ª posição, com 17 pontos conquistados ao cabo de 16 jornadas, mais cinco do que o Gil Vicente, equipa que mora imediatamente abaixo da ‘linha de água’.

Momento do jogo: O FC Porto estava a vencer por 2-0 e a dominar, mas o Famalicão provocava, a espaços, a sensação de que não se dava por vencido. No entanto, o golo de Otávio, no final da primeira parte, acabou por ‘matar’ de vez o jogo.

Onzes

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Fábio Cardoso, Marcano e Wendell; Uribe, Grujic, Otávio, Galeno, Taremi e Toni Martínez.

Famalicão: Luíz Júnior; Penetra; Mihaj, Riccieli, Moura; Gustavo Assunção, Colombatto, Ivo Rodrigues; Iván Jaime, Pablo e Rui Fonte.

Antevisão

O FC Porto recebe, este domingo, o Famalicão, sabendo de antemão que, em caso de vitória, irá reduzir distâncias para o líder, o Benfica, ou aumentar a vantagem sobre o quarto classificado, o Sporting, dependendo do resultado do dérbi lisboeta, no estádio da Luz.

Os azuis e brancos ocupam a terceira posição da tabela, ao fim de 15 jornadas, com 33 pontos conquistados, menos sete do que os encarnados e menos quatro do que o terceiro classificado, o Sporting de Braga. Logo atrás, seguem os leões, com cinco pontos a menos.

Os minhotos, por sua vez, vivem uma realidade bem distinta, já que as quatro vitórias alcançadas ao cabo das quatro últimas partidas 'reacenderam a chama' da esperança na manutenção no principal escalão do futebol português.

O FC Porto-Famalicão irá realizar-se no estádio do Dragão, contará com a arbitragem de Gustavo Correia, juiz da Associação de Futebol do Porto, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: FC Porto-Famalicão: Somar três pontos sem pensar nos dividendos do dérbi

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório