Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Sorriso 'ImEnzo': Benfica nos 'quartos' da Taça a falar em bom castelhano

Águias 'fintaram' o histórico de confrontos na Póvoa de Varzim e voltaram a vencer sem sofrer golos.

Sorriso 'ImEnzo': Benfica nos 'quartos' da Taça a falar em bom castelhano
Notícias ao Minuto

22:44 - 10/01/23 por Miguel Simões

Desporto Taça de Portugal

O Benfica garantiu a passagem aos 'quartos' da Taça de Portugal, esta terça-feira, ao bater o Varzim (0-2), num estádio em que apenas tinha vencido por uma ocasião nas últimas nove deslocações. Grimaldo e Enzo Fernández lutaram contra a história e deixaram Schmidt a sorrir.

O defesa espanhol arrancou o jogo com um golaço de livre direto (4') e a verdade é que as águias não podiam ter pedido melhor início de partida. Até ao intervalo, os guarda-redes não foram colocados à prova e a partida seguiu para o descanso com a vantagem mínima da equipa de Schmidt.

Os poveiros, que já tinham eliminado o Sporting, foram em busca do empate e até ameaçaram mexer com o marcador, porém, a reação não foi esclarecedora o suficiente para evitar a eliminação e até foi o Benfica a sentenciar as dúvidas com o 0-2 final, graças a... Enzo Fernández.

Abrir com golaço...

Roger Schmidt optou por fazer algumas mudanças em relação ao onze apresentado diante do Portimonense, face à ausência do lesionado Rafa, num jogo que não poderia ter começado melhor para os encarnados.

Naquela que foi a principal ocasião do primeiro tempo, Grimaldo tentou a sua sorte na conversão de um livre direto, deixando Ricardo Nunes sem qualquer tipo de reação ao golo madrugador (4') na partida.

O defesa espanhol ainda ameaçou o bis pouco depois, mas também viu Rúben Gonçalves ficar perto do empate, com um cabeceamento a sair a centímetros do poste da baliza de Vlachodimos, já perto da meia hora de jogo.

Até ao intervalo, Enzo Fernández e Chiquinho ainda tentaram assustar em dois remates de longe, mas o jogo seguiu mesmo para o intervalo com a vantagem das águias pela margem mínima. 

...e garantir com selo de campeão

Tiago Margarido fez dupla alteração ao intervalo, promovendo as entradas de Rui Areias e Hélder Barbosa, enquanto Roger Schmidt apenas substituiu David Neres por João Mário.

Os poveiros, que já tinham eliminado o Sporting na competição, foram em busca do empate e, de forma algo tímida, ainda conseguiram criar algum 'sururu' junto da baliza de Vlachodimos. Um dos principais lance surgiu sensivelmente a meio do segundo tempo, com um remate cruzado de Diogo Ramalho a obrigar o guardião a intervir para evitar o empate.

Na resposta, Chiquinho esteve perto de fazer o segundo do jogo, algo apenas travado pelos pés de Ricardo Nunes, assim como Gonçalo Ramos e Enzo Fernández. A verdade é que o segundo golo do emblema da Luz ficou mesmo reservado para o único campeão mundial em campo, ao sentenciar as dúvidas aos 78 minutos, após passe de Chiquinho.

Até ao apito final, o emblema da Póvoa de Varzim ainda tentou reduzir, sobretudo nos remates de Tito Júnior e de Rui Areias, mas a equipa que lidera o campeonato acabou mesmo por garantir a passagem com um triunfo por dois golos.

Desta forma, o Benfica junta-se ao Famalicão no lote de apurados para os 'quartos' da Prova-Rainha, ficando à espera do vencedor do escaldante duelo entre Sporting de Braga e Vitória SC, agendado para esta quarta-feira.

Momento do jogo: O golo de Enzo Fernández aos 78 minutos sentenciou todas as dúvidas, aparecendo na melhor altura para tranquilizar as águias na partida.

Onzes

Varzim: Ricardo Nunes; Tito Júnior, João Faria, Bonilla, Bruno Bernardo; Tovar, Rúben Gonçalves, Paulo Moreira, Léo Teixeira, João Vasco; Onyeka.

Benfica: Odysseas Vlachodimos; Alexander Bah, Lucas Veríssimo, Morato, Álex Grimaldo; Fredrik Aursnes, Chiquinho, David Neres, Enzo Fernández, Julian Draxler; Gonçalo Ramos.

Antevisão

O Benfica desloca-se até à Póvoa de Varzim, esta terça-feira, para discutir com o Varzim o acesso aos 'quartos' da Taça de Portugal, num duelo em que as águias terão em mente o sério aviso do próximo adversário, que já eliminou o Sporting.

As águias não atravessam um momento propriamente feliz desde a paragem do campeonato para o Mundial do Qatar e, em função dos poucos golos marcados, os poveiros alimentam a esperança de poderem ser novamente 'tomba-gigantes' na Prova Rainha do futebol português.

O Varzim chega a esta altura da época com fortes probabilidades de lutar até ao fim pelo regresso à II Liga e moral não faltará para jogar nova eliminatória frente a um 'grande' de Portugal, desta vez no seu estádio, ao contrário do que aconteceu com o Sporting, num encontro realizado em Barcelos.

Por falar em Sporting, trata-se também do próximo adversário do Benfica para o campeonato, num sempre escaldante dérbi de Lisboa, pelo que os encarnados terão mesmo de estar focados em passar à próxima fase da prova para não voltarem a ceder.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h45, será ajuizado por Manuel Oliveira e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Varzim-Benfica: Queda do leão serve de aviso... ou nem por isso?

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório