Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Caldeirão rima mesmo com maldição. Sporting perde e vê Benfica mais longe

Leões veem terminar a série de vitórias consecutivas e vão à Luz a doze pontos do eterno rival. Já os insulares somam a segunda vitória da temporada, a primeira em casa.

Caldeirão rima mesmo com maldição. Sporting perde e vê Benfica mais longe
Notícias ao Minuto

19:57 - 08/01/23 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

O Sporting falhou, este domingo, a oitava vitória seguida em todas as provas e perdeu na visita ao Marítimo (0-1), confirmado a 'tradição' dos últimos anos que demonstra que o Caldeirão dos Barreiros é mesmo uma deslocação de pesadelo para os verde e brancos.

Em jogo a contar para a 16.ª ronda da I Liga, um penálti de Cláudio Winck deu a segunda vitória da época ao Marítimo, a primeira de José Gomes no comando técnico dos insulares, e deixa o Sporting a 12 pontos da liderança a uma semana do dérbi com o Benfica.

Filme do jogo:

Rúben Amorim decidiu surpreender nas escolhas iniciais e apostou em Arthur Gomes e no jovem Mateus Fernandes para este duelo nos Barreiros, uma deslocação que não tem sido fácil para os leões nos últimos anos. E prova disso foi a boa entrada do Marítimo diante de um dos eternos candidatos ao título.

O jogo foi dividido e os leões sentiram muitas dificuldades para criar perigo junto à grande área dos insulares. Por seu turno, a turma funchalense deu boa conta de si nos minutos iniciais, com duas aproximações perigosas junto da baliza de Antonio Adán. Primeiro, aos quatro minutos, Léo Pereira apareceu em boa posição para desviar um cruzamento de Winck, mas o lance foi anulado por fora de jogo. Depois, Bruno Xadas rematou colocado ao lado da baliza leonina,  após um cruzamento atrasado de André Vidigal.

A equipa de Rúben Amorim acabou por impor-se e esteve perto de inaugurar o marcador aos 17 minutos. Porro cruzou da direita e Paulinho apareceu a rematar de primeira, para boa defesa de Marcelo Carné pela linha de fundo. Logo de seguida, e após cruzamento da esquerda, o avançado dos leões nem acertou bem na bola, falhando de forma clara o primeiro dos verde e brancos.

O jogo continuava vivo e cheio de remates de parte a parte, mas a verdade é que o Sporting estava a enfrentar muitas dificuldades a encontrar espaços para a baliza de Marcelo Carné, muito por culpa do bom posicionamento defensivo dos insulares, que tem sido uma das pechas da equipa funchalense neste campeonato português.

Ao contrário do primeiro tempo, foi o Sporting a entrar mais pressionante para a segunda parte e prova disso foi o maior número de ações ofensivas dos leões nos primeiros minutos da etapa complementar. De notar que os leões pediram duas grandes penalidades logo no arranque. Hélder Malheiro mandou seguir perante os protestos dos jogadores do leões.

Mas a verdade é que a grande penalidade foi mesmo marcada, mas na área contrária. Mateus Fernandes fez falta sobre Percy Liza dentro da grande área e Hélder Malheiro apontou de pronto para a marca de penálti. Chamado a converter, Cláudio Wink não desperdiçou e fez 'explodir' o Caldeirão dos Barreiros, que teve uma das melhores assistências da temporada.

Ato contínuo, Rúben Amorim promoveu as entradas de Nuno Santos e de Rochinha, mas a verdade é que o Sporting continuou com muitas dificuldades para encontrar os caminhos para a baliza adversária. Por outro lado, o Marítimo foi procurando, através do contra-ataque, surpreender de novo a baliza de Antonio Adán. André Vidigal, aos 70 minutos, obrigou Gonçalo Inácio a um corte providencial e, logo de seguida, o guardião do Sporting saiu bem a uma iniciativa individual de Chucho Ramírez.

Do outro lado, Pedro Porro recorria a vários cruzamentos à procura de um desvio de um companheiro de equipa, mas viu Paulinho não conseguir atirar para o fundo das redes insulares. Depois, Matheus Costa quase desviou um cruzamento de Matheus Reis para a própria baliza, mas a bola acabou na malha lateral das redes de Marcelo Carné.

Até ao apito final, destaque para mais um pedido de grande penalidade por parte dos lisboetas. Os leões pediram mão na bola de Matheus Costa dentro da área, mas Hélder Malheiro mandou seguir. A esta situação seguiu-se uma boa jogada do Sporting. Nuno Santos cruzou desde a esquerda e Pedro Porro falhou, ao primeiro poste, o desvio por centímetros. Já nos descontos, Diogo Rochinha raspou com o cabelo num bom cruzamento desde a direita. Adán também subiu à área nos segundos finais, mas sem surtir efeito.

Com este resultado, o Marítimo passa a somar dez pontos da classificação, mas ocupa o 17.º lugar, a três do Santa Clara, primeira equipa acima da linha de água. Já o Sporting vê o Benfica fugir na liderança e vai à Luz na próxima semana a doze pontos do eterno rival.

Momento do jogo: O penálti convertido por Cláudio Winck, e que deu a vitória aos insulares, é o momento da partida. Contribuiu para a segunda vitória dos maritimistas nesta temporada.

Equipas iniciais

Marítimo: Carné, Cláudio Winck, Mosquera, Léo Pereira, Vítor Costa, Matheus, Rafael Brito, João Afonso, Xadas, Vidigal e Liza.

Suplentes: Miguel Silva, Beltrame, Chuchu Ramirez, Edgar Costa, Paulinho, Kanu, China, Dylan e França.

Sporting: Adán, Pedro Porro, Matheus Reis, Gonçalo Inácio, Coates, Arthur Gomes, Mateus Fernandes, Ugarte, Edwards, Paulinho e Trincão.

Suplentes: Franco Israel, St. Juste, Sotiris, Nuno Santos, Rochinha, Tanlongo, Ricardo Esgaio, José Marsà e Jovane Cabral.

Antevisão

O Sporting vai procurar alcançar, este  domingo, a oitava vitória consecutiva na época e, para isso, terá de vencer na deslocação ao 'aflito' Marítimo, em jogo da 15.ª jornada da I Liga.

Os leões, que estão em quarto lugar no campeonato, entram em campo a saber que o líder Benfica e o segundo Sporting de Braga já venceram nesta ronda e vão aproximar-se do FC Porto, que empatou no sábado com o Casa Pia, podendo ficar a dois pontos dos azuis e brancos.

Por seu turno, o Marítimo está em 17.º e penúltimo lugar, com apenas sete pontos e uma única vitória no campeonato, um conjunto que é agora liderado por José Gomes.

As duas equipas voltam a enfrentar-se poucas semanas depois dos verde e brancos terem goleado em casa o Marítimo, por 5-0, em jogo da fase de grupos da Taça da Liga, mas, na época passada, as duas equipas empataram 1-1 na Madeira, em partida da I Liga.

A partida entre Marítimo e Sporting, que será arbitrada por Hélder Malheiro, tem apito inicial agendado para as 18h00 e poderá seguir, em direto, todas as incidências do encontro na página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Marítimo-Sporting: Leão demolidor colocado à prova em 'Caldeirão maldito'

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório