Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

"Pepe não pode ser eterno. Fábio Cardoso será sempre a primeira opção"

Defesa de 28 anos deverá ganhar maior protagonismo com a ausência de Pepe. Em exclusivo ao Desporto ao Minuto, Jorge Amaral analisou a evolução de Fábio Cardoso no espaço de uma temporada, falou da importância de Marcano e sobre o que falta a David Carmo.

"Pepe não pode ser eterno. Fábio Cardoso será sempre a primeira opção"
Notícias ao Minuto

08:01 - 05/01/23 por Tiago Antunes

Desporto Exclusivo

Sérgio Conceição continua com problemas no centro da defesa. Depois de alguma irregularidade em qualidade, o FC Porto sofre de irregularidade... em quantidade.

Pepe voltou do Mundial'2022 lesionado e, até então, não regressou às opções dos dragões. O capitão do campeão nacional foi submetido a uma intervenção cirúrgica para fortalecer a constituição óssea do antebraço, que fraturou frente a Marrocos, na partida que eliminou Portugal da prova do Qatar.

Na ausência do jogador de 39 anos, Fábio Cardoso tem ganho pontos e assumindo cada vez mais um papel de destaque na defesa do FC Porto. Tendo chegado como reserva, na última temporada, o jogador da formação do Benfica soma uma série de 15 jogos no onze azul e branco, esperando-lhe mais jogos na mesma condição. Em conversa com o Desporto ao Minuto, Jorge Amaral, antigo jogador do FC Porto, mostrou-se surpreendido com a evolução de Fábio Cardoso, em quem vê mais empenho e maior capacidade.

"Acho que, na impossibilidade de Pepe dar o seu contributo, como não tem podido nos últimos tempos, Fábio Cardoso e Marcano ficam bem. O Fábio tem sido uma surpresa muito grande, não só para mim como para muitos outros, pela forma como se tem empenhado, a capacidade que tem demonstrado, tem passado despercebido no jogo pela sua eficiência. Portanto, Fábio Cardoso e Marcano têm feito uma dupla muito boa e acho que a opção direta será sempre o Fábio, o que acho que ficará muito bem entregue", começou por dizer.

Notícias ao Minuto Pepe tem sido ausência do FC Porto. Fábio Cardoso é o atual titular© Getty Images

Com a experiência de Marcano, Fábio Cardoso apresenta-se mais confiante em campo. Na visão de Jorge Amaral, o espanhol transformou-se na "muleta" ideal do defesa de 28 anos.

"Tem resultado e os próprios resultados têm demonstrado isso. As coisas têm corrido bem com essa dupla. É importante a experiência de Marcano, que apareceu muito bem, que teve aquele jogo menos bem conseguido frente ao Rio Ave, que saiu e mostrou serviço assim que foi chamado de volta. Tem estado bem e até tem feito golos, acho que conseguiu premiar-se com a sua maneira de estar e pode ser sempre uma ótima muleta para Fábio Cardoso", disse ainda.

Fábio Cardoso juntou-se à equipa do FC Porto na temporada passada. No espaço de pouco mais de uma temporada, o defesa de 28 anos terá evoluído de tal forma que, na opinião de Jorge Amaral, passou de quarta a primeira opção dos dragões.

"A princípio, parecia não ser para primeira, mas sim para quarta opção. Ele tem demonstrado uma capacidade muito boa, uma evolução muito boa, uma maneira de estar em campo com coberturas, compensações, velocidade e concentração muito altos. Será sempre a primeira opção para entrar", acredita.

Notícias ao Minuto Fábio Cardoso leva 17 jogos na temporada, 15 seguidos a titular© Getty Images

No meio desta equação, pouco espaço haverá para se escrever o nome de David Carmo. O jovem defesa tarda em afirmar-se com a camisola dos dragões e perde a corrida com Fábio Cardoso rumo ao onze inicial.

"Não esteve bem, nunca demonstrou nos jogos em que entrou a tranquilidade que o Fábio demonstrou quando entrou. Ele e Marcano terão mostrado mais confiança, talvez por conhecerem melhor o clube, estarem mais habituados. Depois de um erro [de David Carmo], que podia ter sido bastante penalizador para o FC Porto, a opção de Sérgio Conceição passou por Marcano, que tem resolvido bem. Agora, David Carmo só tem de crescer, saber onde está, saber o que fazer, porque qualidades ele tem, e esperar a oportunidade para demonstrar mais tranquilidade e tudo aquilo que fez ao serviço do Sp. Braga", afirmou.

Notícias ao Minuto Pepe e Marcano são os mais velhos do FC Porto, com 39 e 35 anos, respetivamente© Getty Images

Agora com Pepe de fora, sobram Fábio Cardoso e Marcano, titulares habituais, com David Carmo e João Marcelo como opções secundárias. Prevendo a pouca duração dos mais velhos da posição, Jorge Amaral adivinha um investimento próximo por um defesa central, mas não para já.

"Claro que Pepe não pode ser eterno, David Carmo será para um futuro. Pepe e Marcano já têm uma certa idade, mas penso que, neste momento, não é preciso ir ao mercado. No próximo ano, certamente será preciso olhar para outro central, alguém que possa jogar no lado direito", concluiu.

Leia Também: Pepe já teve alta hospitalar depois de operação ao antebraço esquerdo

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório