As notas do Sporting-Marítimo: Pedro Porro fez (quase) tudo

Lateral espanhol esteve em foco pouco mais de 24 horas depois de Amorim dizer que apenas aceita a sua saída pela cláusula de rescisão.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
30/12/2022 08:01 ‧ 30/12/2022 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

Rúben Amorim tinha pedido um jogo descansado e o Sporting venceu e convenceu diante do Paços de Ferreira (3-0), em jogo da 14.ª jornada disputado na noite de quinta-feira. Os leões fecharam, assim, o ano de 2022 com o sétimo triunfo consecutivo na temporada e 'encostaram-se' ao Sp. Braga, que mais logo recebe o Benfica. 

Frente ao último classificado do campeonato, o Sporting cedo descobriu as fragilidades do adversário e logo aos três minutos colocou-se em vantagem, por intermédio de Pedro Porro. Seguiram-se os golos de Nuno Santos (22') e Paulinho (45') que colocaram um ponto final na história da partida... ao intervalo. 

Ainda assim, Rúben Amorim recebeu duas más notícias: Dário Essugo e Pedro Gonçalves estão fora do duelo com o Marítimo. O primeiro foi expulso com vermelho direto já perto do apito final, ao passo que Pote atingiu a marca dos cinco cartões amarelos e terá, assim, de cumprir um jogo de suspensão. 

A figura 

Rúben Amorim havia dito que Porro atravessa "um grande momento" e o espanhol respondeu com nova exibição categórica. Abriu o marcador aos três minutos e assistiu Paulinho, aos 45', com um cruzamento teleguiado. O interesse do Tottenham não é por acaso. 

A surpresa 

Essugo continua a marcar pontos e ontem exibiu-se a bom nível, ao ponto de não se fazer notar a ausência de Manuel Ugarte. Joga simples, não complica e tem disponibilidade física para lutar por todas as bolas no meio-campo. Acabou por sair da pior maneira, com um vermelho direto, mas aquilo que fez antes não pode (nem deve) ser apagado.

A desilusão 

Antunes tem experiência para dar e vender, mas aquele erro, que origina o primeiro golo do Sporting, deixa qualquer treinador à beira de um ataque de nervos. O regresso a Alvalade não foi, de todo, feliz, ainda que tenha sido ovacionado no momento em que foi substituído. 

Os treinadores 

Rúben Amorim

Mais uma vez viu a equipa resolver o jogo cedo e sem grandes preocupações. Na antevisão afirmou gostar de ficar mais tranquilo bem cedo nas partidas e os jogadores fizeram-lhe a vontade com uma exibição sólida. O crescimento da equipa é evidente. A pausa no campeonato fez bem ao Sporting. 

Marco Paiva 

Seria injusta apontar o dedo ao treinador interino do Paços de Ferreira, equipa que está um verdadeiro farrapo esta temporada. Nota positiva para a reação na segunda parte e para a ousadia mostrada nas substituições. 

O árbitro 

António Nobre deixou o jogo fluir com um critério mais largo, mas não teve dúvidas no momento se mostrar alguns cartões. A decisão de expulsar Essugo parece ter sido a mais acertada, uma vez que o jogador do Sporting acerta, de facto, no adversário. 

Leia Também: Essugo vê vermelho direto e sai do relvado em lágrimas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Otamendi dá o mote para a final da Taça ante o Sporting: "Que a raiva..."

Benfica

Otamendi dá o mote para a final da Taça ante o Sporting: "Que a raiva..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sabe o que pode (e deve) fazer se vislumbrar carros abandonados na rua?

ACP

Sabe o que pode (e deve) fazer se vislumbrar carros abandonados na rua?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas