Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

FC Porto-Gil Vicente: 'Jogo do galo' no Dragão rumo à final-four

Encontro tem apito inicial agendado para as 20h15.

FC Porto-Gil Vicente: 'Jogo do galo' no Dragão rumo à final-four
Notícias ao Minuto

08:06 - 21/12/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

O FC Porto recebe esta quarta-feira o Gil Vicente, no Estádio do Dragão, o Gil Vicente, num duelo que define um lugar na final-four da Taça da Liga, que acontece no mês de janeiro em Leiria.

Os azuis e brancos chegam a esta fase da prova depois de terem vencido o grupo onde estavam Mafra, Vizela e Desportivo de Chaves, ao passo que venceu o grupo diante de Portimonense, Nacional da Madeira e Sporting da Covilhã.

As duas equipas chegam a este encontro provenientes de vitórias nos encontros que encerraram a fase de grupos da Taça da Liga, com destaque para o facto dos gilistas estarem na melhor fase da época com três jogos seguidos sem perder.

Na antevisão a esta partida, Sérgio Conceição alertou para o facto desta ser uma partida difícil contra um adversário que se encontra numa boa forma recentemente.

O encontro entre FC Porto e Gil Vicente tem apito inicial marcado para as 20h15 e contará com arbitragem de Manuel Mota, da Associação de Futebol de Braga.

Treinadores em discurso direto

Sérgio Conceição

Jogo serve para olear regresso ao campeonato? "Fazendo uma analogia com os automóveis, se vamos preparar o carro para uma próxima pista mais mediática do que aquela que temos amanhã, corremos o risco de ter um acidente e de não termos nem esta, nem a outra. Mudei três jogadores ao intervalo porque nos podiam dar algo. Tinham características diferentes, a nossa dinâmica sem bola e teve também a ver com aquilo que somos nós sem bola. Ganhar a posse de bola em zonas distintas é diferente. Os jogadores que entraram, nem tanto por eles, mas por mim, naquilo que não foi aquela eficácia na nossa dinâmica. Enfim, eu preparo o jogo a pensar no Gil e não no campeonato. Os que eu acho que estão melhor em termos físicos e anímicos, são aqueles que entram de início. Outros estarão nas mesmas condições, mas só podem jogar 11 porque podemos correr o risco de perder o jogo ao entrar com 12 ou 13."

FC Porto em alerta para os resultados recentes do Gil Vicente: "Há pouco frisei isso. O Daniel entrou há três jogos e devolveu alguma confiança à equipa , mas os resultados são verdade. O último resultado do Gil é muito positivo, e ainda por cima foi um bom jogo. Temos de estar alerta e ligados ao jogo porque vai ser um jogo que é difícil."

O que espera do jogo de amanhã? "É um jogo a eliminar. Temos de ganhar para estar na final-four. Esperamos fazê-lo nos 90 minutos. O Gil Vicente vem de duas vitórias e um empate com o Daniel Sousa. Tem algumas nuances no jogo que mudaram. Conhecemos bem a equipa, no ano passado fizeram um bom campeonato com muitos dos jogadores que compõe este plantel interessante. Foram uma grande surpresa. Cabe-nos a nós ir à procura do resultado e olharmos para mais uma final."

Daniel Sousa

Objetivo na prova: "Temos o mérito de estarmos nesta fase da prova e queremos chegar o mais longe possível. Talvez no início da época não fosse um objetivo vencer a Taça da Liga, mas, em função dos jogos, podemos ir redefinindo os objetivos."

Espírito da equipa: "Já se pode ver algumas das ideias que pretendo para a equipa, mas nesta fase a mais importante é mudar o 'chip' e a perspetiva, e ambicionar outras coisas. Continuamos a ter de trabalhar, temos coisas as melhorar, mas tem havido evolução. Estamos competitivos."

Que jogo prevê? "A sede de vencer é uma das marcas do FC Porto. Sabemos que vamos encontrar um adversário difícil de contrariar e que vem de uma impressionante senda de vitórias. Da nossa parte, acredito que o que acontece dentro das quatros linhas é fruto do trabalho diário, nos treinos, e encontrei um grupo que gosta de trabalhar."

Últimos resultados:

FC Porto: V-V-E-V-V

Gil Vicente: D-D-E-V-V

Últimos onzes:

FC Porto: Cláudio Ramos, João Mário, Fábio Cardoso, Iván Marcano, Wendell, Pepê, Matheus Uribe, Marko Grujic, Wenderson Galeno, Danny Namaso, Toni Martínez.

Gil Vicente: Stanislav Kritciuk, Carraça, Lucas Cunha, Rúben Fernandes, Adrián Marín, Vitor Carvalho, Kanya Fujimoto, Pedro Tiba, Murilo Souza, Fran Navarro, Ali Alipour.

Ausências:

FC Porto: Meixedo, Pepe, Zaidu e Eustáquio.

Gil Vicente: (-)

Leia Também: "Jogo do campeonato? Temos é de estar focados no Gil Vicente"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório