Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Sporting goleia Marítimo e confirma 'quartos' frente ao Sp. Braga

Paulinho brilhou com hattrick completado na primeira meia hora de jogo. Segue-se o duelo com os minhotos, agendado para a próxima segunda-feira.

Sporting goleia Marítimo e confirma 'quartos' frente ao Sp. Braga

O Sporting confirmou, esta terça-feira, o já esperado apuramento para os quartos de final da Taça da Liga, ao golear, em Alvalade, o Marítimo (5-0) na derradeira jornada da fase de grupos. Numa noite sem adeptos nas bancadas, por conta do mau tempo que se faz sentir na região da Grande Lisboa, os leões aproveitaram para assinar uma exibição muito tranquila e... goleadora. 

A equipa de Rúben Amorim, que foi o vencedora da última edição da Taça da Liga, segue agora para os quartos de final e já sabe que vai defrontar o Sp. Braga na próxima segunda-feira (20h15). 

Paulinho, com um hattrick, foi a grande figura da noite, pese embora sem poder festejar o feito junto dos adeptos. Os restantes golos da noite ficaram a cargo de Pedro Porro (73') e do azardo Miguel Silva (86').

Classificação final do grupo B 

  1. Sporting, 9 pontos (qualificado) 
  2. Rio Ave, 6 pontos
  3. Farense, 3 pontos
  4. Marítimo, 0 pontos

Filme do jogo

A primeira parte foi palco de um jogo de sentido único e cedo o Sporting começou a construir a larga vantagem. Logo aos 40 segundos - sim, leu bem - Paulinho abriu as contas do marcador em Alvalade, após passe de Arthur Gomes. 

Aos 15 minutos, mais um golo do camisola 21 dos leões. Desta feita, após assistência de Pedro Porro. Em cima da meia hora de jogo, o terceiro golo de Paulinho surgiu e o hattrick ficou arrumado. Jogada de insistência do internacional português e bola novamente no fundo das redes insulares. 

Ao intervalo o resultado era mais do que ajustado tendo em conta aquilo que se havia passado nos primeiros 45 minutos. 

Na segunda parte, o Sporting, como seria de esperar, baixou o ritmo de jogo e permitiu que o Marítimo se aproximasse mais da grande área, que esta noite tinha ficado à guarda de Franco Israel. Apenas à hora de jogo a equipa insular conseguiu criar perigo junto da baliza adversária, mas sem efeitos práticos. 

Por seu turno, os leões sempre que aceleravam conseguiam deixar a defesa do Marítimo em apuros e aos 73 minutos surgiu mais um golo. Pedro Porro apareceu no sítio certo para ampliar, ainda mais, o fosso no marcador. 

Até ao apito final, Rúben Amorim limitou-se a gerir a condição física das principais figuras da equipa já a pensar no duelo com os minhotos da próxima segunda-feira. Ainda assim, o treinador leonino ainda conseguiu ver o azarado Miguel Silva fazer um autogolo (86') e dilatar a vantagem, ao mesmo tempo que fixou o resultado final.

O Marítimo já estava fora da Taça de Portugal, ocupa a zona de descida no campeonato e está agora, também, eliminado da Taça da Liga. 

Momento do jogo: O golo de Paulinho logo aos 40 segundos atirou o Marítimo ao tapete. 

Equipas iniciais 

ONZE DO SPORTING: Franco Israel; Inácio, Coates, Matheus Reis; Pedro Porro, Ugarte, Mateus Fernandes, Jovane; Arthur Gomes, Trincão e Paulinho. 

ONZE DO MARÍTIMO: Miguel Silva; Winck, Zainadine, Mateus, Vítor Costa, Paulinho; João Afonso, Rafael Brito, Xadas; Vidigal e Liza. 

Antevisão

O Sporting recebe, esta terça-feira, o Marítimo, em mais um jogo da Taça da Liga em plena pausa dos grandes campeonatos para o Mundial'2022, e está a um pequeno passo de marcar presença nos quartos de final da competição. Sem público nas bancadas, devido ao mau tempo que se faz sentir, os leões entram em campo a saber que um empate basta para confirmar o apuramento. 

No entanto, e apesar do empate ser suficiente, mesmo que seja derrotado pelos insulares, a diferença de golos marcados e sofridos é amplamente favorável ao Sporting, pelo que a eventual vitória do Farense ou do Rio Ave não terá impacto na qualificação da equipa de Rúben Amorim. Por seu turno, o Marítimo já não conta com qualquer possibilidade matemática de seguir em frente. 

O jogo entre Sporting e Marítimo tem arbitragem de André Narciso e tem apito inicial agendado para as 20h45 no Estádio de Alvalade. 

Leia Também: Sporting-Marítimo realiza-se à porta fechada devido ao mau tempo

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório