Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Liga italiana pioneira na introdução do fora de jogo semiautomático

A Liga italiana de futebol vai ser a primeira a introduzir o sistema de deteção de fora de jogo semiautomático, já em 04 de janeiro, no regresso da prova após a pausa para o Mundial2022, anunciou hoje a entidade.

Liga italiana pioneira na introdução do fora de jogo semiautomático
Notícias ao Minuto

15:55 - 09/12/22 por Lusa

Desporto Itália

"Estamos preparados para aplicar em Itália, como no Mundial, o fora de jogo semiautomático, e já no reinício do campeonato em 04 de janeiro", avançou à estação televisiva RAI Lorenzo Casini, presidente da Liga italiana.

Assim, a Serie A vai ser a primeira Liga a nível mundial a introduzir este sistema que funciona com entre 10 e 12 câmaras instaladas na parte superior dos estádios, que rastreiam com maior exatidão a posição dos jogadores e das suas extremidades, pernas e braços, no campo de jogo.

Os dados recolhidos, extraídos de até 29 pontos diferentes, são enviados para a sala do videoárbitro (VAR), encarregada de rever os lances de possível fora de jogo e de alertar o árbitro principal em caso de posição irregular.

O objetivo é conseguir maior precisão na tomada de decisões e reduzir o tempo de cada revisão.

"Depois do fracasso de Itália na classificação para o Mundial, como Liga temos o dever de propor reformas em todos os âmbitos, por exemplo, melhorando o videoárbitro (VAR) e os tempos efetivos de jogo", lançou Lorenzo Casini.

A Serie A acelerou os processos para implementar este sistema após o encontro entre Juventus e Salernitana, em 11 de setembro, no qual o VAR cometeu um erro ao invalidar um golo legal à formação de Turim já no tempo de desconto, quando a partida estava empatada a dois golos.

Leia Também: Serie A italiana 2023/24 começará 77 dias após o fim da atual temporada

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório