Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Futebolistas com maior risco de problemas neurológicos após 65 anos

Os futebolistas têm maior risco de desenvolver problemas neurológicos após os 65 anos comparativamente a pessoas que não praticaram futebol profissional, revela um estudo efetuado por investigadores de uma universidade inglesa, publicado hoje.

Futebolistas com maior risco de problemas neurológicos após 65 anos
Notícias ao Minuto

12:20 - 09/12/22 por Lusa

Desporto Estudo

O estudo SCORES contou com a participação de 145 ex-futebolistas profissionais, 55 dos quais com mais de 65 anos, e baseou-se em testes 'online' para avaliar as funções cognitivas e monitorizar o desenvolvimento cerebral.

Os investigadores da universidade de East Anglia, em Norwich, concluíram que os antigos jogadores com idades compreendidas entre 40 e 50 anos têm um desempenho superior ao da população geral, mas a tendência inverte-se com a subida da idade.

"É quando atingem 65 anos que as coisas começam a piorar", observou Michael Gray, principal responsável pelo estudo, exemplificando que os ex-futebolistas "têm pior desempenho em áreas como o tempo de reação, funções relacionadas com a capacidade de gerir situações inesperadas e de realizar várias coisas em simultâneo".

Tratam-se, "claramente, de sinais de alerta precoce de deterioração da saúde cerebral", de acordo com Michael Gray, que pretende prosseguir o estudo nos próximos anos, a fim de ter "uma imagem muito clara dos danos potenciais que jogar uma bola com a cabeça pode provocar".

A família de Nobby Stiles, campeão mundial pela Inglaterra em 1966, que morreu em 2020 em consequência de demência, anunciou no mês passado que iria processar a Federação Inglesa de Futebol por considerar que não protegeu suficientemente os jogadores contra os riscos de lesões cerebrais.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório