Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Vitória frente à Suíça transmitiu "confiança para os próximos três jogos"

As declarações foram proferidas após a vitória de Portugal frente à Suíça por 6-1.

Vitória frente à Suíça transmitiu "confiança para os próximos três jogos"
Notícias ao Minuto

21:24 - 06/12/22 por Ema Gil Pires

Desporto Mundial 2022

O primeiro-ministro, António Costa, felicitou a seleção nacional portuguesa pela vitória que teve, esta terça-feira, frente à Suíça, a contar para o Mundial'2022 e que permitiu a passagem aos quartos de final da competição. "Não só pelo resultado, mas também pela forma como jogou, pela alergia que transmitiu, e pela vontade e confiança que nos transmitiu a todos para os próximos três jogos", explicou, em declarações aos jornalistas no Qatar.

Considerando o resultado de "extraordinário", o chefe do Governo não escondeu a felicidade face à prestação portuguesa desta noite no Qatar. "Acho que estamos todos muito emocionados pelo que a equipa fez hoje", apontou.

"Foi um grande espetáculo de futebol que a nossa seleção proporcionou a todos os que gostam de futebol. Mais do que os golos, foi a forma como a seleção jogou no sentido coletivo, com a alegria e o prazer que os jogadores demonstraram. Foi uma grande noite para todos nós", acrescentou ainda António Costa.

Recordando que a seleção nacional tem agora outros jogos pela frente, o primeiro-ministro português recordou que, ao que tudo apontava, "estávamos condenados a ir jogar com os vizinhos", Espanha. Porém, Marrocos viria a conseguir a proeza de vencer os espanhóis, apurando-se assim para os quartos de final da prova, onde defrontará Portugal.

"Se ontem me perguntassem quem é que ia ganhar, toda a gente apostaria que seria Espanha, mas passou Marrocos", elaborou o  governante, que destacou ainda que, o importante, neste momento, é manter o pensamento focado no objetivo coletivo. "Agora é mais um jogo e, claramente, temos equipa para fazer tudo o que for necessário fazer neste campeonato", disse, em jeito de antevisão sobre aquilo que espera da equipa das quinas para as próximas jornadas.

Destacando que "num campeonato destes tudo é possível e tudo é impossível", o primeiro-ministro português não se atreveu a fazer prognósticos acerca dos futuros jogos do país que governa neste Mundial do Qatar, mas recordou: "Quem é que, em 2016, diria que vínhamos de lá campeões da Europa? Mas a verdade é que viemos. E este ano pode acontecer o mesmo, ou pode não acontecer".

Apesar disso, Costa fez questão de ressalvar que o "trajeto" de Portugal até à final "é difícil". Até porque, caso Portugal vença Marrocos, irá ter de defrontar "uma de duas grandes equipas, França ou Inglaterra", que são "obviamente dois grandes obstáculos". 

Porém, deixou ainda um lembrete aos jogadores: "Obviamente não se é campeão do mundo sem passar esses obstáculos e grandes dificuldades".

"O Ronaldo, por si só, acrescenta muito"

O primeiro-ministro português, questionado acerca da ausência de Cristiano Ronaldo do 'onze' inicial, explicou que os treinadores, muitas vezes, "têm de tomar decisões difíceis". Até porque o futebol é "um jogo de equipa e é preciso gerir todo um coletivo para estarem todos no máximo na hora certa".

Em causa está uma realidade que é ainda mais evidente nas equipas com individualidades muito fortes: "quem tem um plantel com a qualidade que o plantel português tem, obviamente que, em cada jogo, deve ser muito difícil fazer a equipa".

Ainda assim, o governante ressalvou que o "treinador faz as suas opções e temos de o respeitar e apoiar", tendo ainda deixado um forte elogio ao trabalho de Fernando Santos 'ao leme' da seleção nacional: "a verdade é que com Fernando Santos temos tido sempre boas carreiras e estamos a ter uma excelente carreira neste Mundial".

Apesar disso, António Costa fez questão de destacar que "Ronaldo é um grande jogador sempre e, como se vê pelo público, cria uma relação de empatia absolutamente extraordinária". Posto isto, é um jogador que, "por si só, acrescenta muito, e angaria muito carinho de todos os países em torno de Portugal", concluiu.

Embora não tenha estado em campo desde o início do embate com a Suíça, a contar para os oitavos de final do Mundial do Qatar, Cristiano Ronaldo viria a entrar na segunda parte, num jogo em que Portugal venceu por 6-1. Segue-se agora a seleção marroquina, uma das grandes surpresas da competição até ao momento.

[Notícia atualizada às 21h58]

Leia Também: "Gonçalo Ramos? Vai ter de pagar o jantar"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório