Powered bySolverde
Disclaimer

SIGA questiona neutralidade no combate pela integridade do desporto

O diretor-executivo da Sport Integrity Global Alliance (SIGA), Emanuel Macedo de Medeiros, considerou hoje que "não há lugar à neutralidade" no combate pela integridade no desporto, alertando para a necessidade de promover a inclusão no setor.

Financial Integrity & Transparency In Sport Forum (FITS FORUM) by the International Centre for Sport Security (ICSS): Day Two in Geneva

© Getty Images

Lusa
06/12/2022 16:57 ‧ 06/12/2022 por Lusa

Desporto

SIGA

"Hoje exige-se que todos tomem partido. Aqui não há lugar à neutralidade. (...). Não há lugar à neutralidade no que diz respeito à defesa, à salvaguarda e ao combate pela integridade, seja no desporto, seja na vida pública ou coletiva", afirmou.

O líder da SIGA falava no encerramento da semana internacional anticorrupção, organizada por aquela organização, que decorreu em Ponta Delgada, nos Açores.

Emanuel Macedo de Medeiros alertou que é necessário firmar um "compromisso de igualdade" para que o "desporto seja um espaço onde todos têm lugar".

"O desporto para ser desporto precisa de ser inclusivo. De rosto humano, de consciência, de verdade. Ninguém pode ser excluído, negligenciado, discriminado. Independente das origens, do seu background social ou académico, da sua situação económica ou das suas opções intimas", vincou.

O responsável criticou "algumas organizações" que "só fazem jogos de lama" e que defendem que as "reformas se fazem com cassetete", dando o exemplo da organização 'Play The Game'.

"Nós não falamos de cor. Nós apontámos soluções e temos a responsabilidade de apontar caminhos e de nos colocar ao lado daqueles que querem a reforma do setor", salientou.

E acrescentou: "Não agimos sob comando ou sobre instruções a não ser o comando da nossa própria consciência. Não servimos interesses políticos, nem partidários, nem económicos".

O líder da SIGA avançou ainda que em janeiro de 2023 vai ser criada a "SIGA Solutions", uma iniciativa para fomentar a integridade nas organizações desportivas.

No encerramento, o presidente do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) elogiou o percurso do açoriano Emanuel Macedo de Madeiros, e enalteceu a "linguagem universal do desporto" para promover a integridade.

"A integridade é a matriz de uma atitude positiva na vida. Dai que a SIGA cumpra, na minha humilde opinião, essa profunda convicção", assinalou José Manuel Bolieiro.

O chefe do executivo regional considerou que o "sentimento de impunidade não pode reinar", considerado a "promoção do sucesso" e a "literacia" o "primeiro desafio" para a "criação de valores".

A SIGA é uma aliança internacional para promover a integridade no desporto, formada por entidades políticas, económicas e desportivas de todo o mundo.

Leia Também: Jovem atleta italiano condenado a seis anos de prisão por agressão sexual

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Cristiano tem estado muito presente em relação à família do Diogo Jota"

Diogo Jota,Cristiano Ronaldo

"Cristiano tem estado muito presente em relação à família do Diogo Jota"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

MotoGP

Miguel Oliveira em ação no GP da Alemanha de MotoGP. Eis os horários

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas