Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Diário do Mundial'2022: Ingenuidade senegalesa e brilhantismo de Mbappé

Ao longo do Mundial'2022, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe um diário de bordo que o deixará a par de todas as novidades. Há resultados, marcadores, declarações, momentos de bastidores e muito mais para acompanhar ao minuto.

Diário do Mundial'2022: Ingenuidade senegalesa e brilhantismo de Mbappé
Notícias ao Minuto

08:01 - 05/12/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Mundial 2022

O dia deste domingo no Mundial'2022 ficou marcado pela calendarização do primeiro grande jogo do torneio. França e Inglaterra, que já venceram outras edições do Campeonato do Mundo, vão medir forças nos quartos de final da prova após terem passado com distinção nos testes dos 'oitavos'.

Comecemos primeiro pelo encontro que colocou frente a frente os campeões do mundo em título e a Polónia, que fez a sua melhor prestação em Campeonatos do Mundo desde 1986.

A tarefa dos polacos era hercúlea e o poder ofensivo dos franceses, aliado a um supremo Kylian Mbappé, obrigou Lewandowski e companhia a voltar mais cedo para casa, num encontro carregado de recordes batidos por vários jogadores.

A começar por Olivier Giroud, que com o golo marcado este domingo se isolou na lista dos marcadores pela seleção, com 52 golos, mais um do que Thierry Henry. Mas não o deverá ser por muito tempo e por culpa de Mbappé. O jovem, que assistiu para o golo do compatriota, bisou na partida e isolou-se no topo da lista dos melhores marcadores no Qatar, com cinco golos.

A veia goleadora de Mbappé, que diz ter a obsessão de vencer este Campeonato do Mundo, fê-lo alcançar os nove golos em apenas duas participações em Mundiais, igualando Lionel Messi e Eusébio e ultrapassando Cristiano Ronaldo. Para além disso, o dianteiro tornou-se no primeiro jogador a atingir essa marca em Campeonatos do Mundo antes dos 24 anos. Quem também assinou um recorde foi Hugo Lloris, que chegou ao 142.º jogo pela seleção, a igualar o já retirado Lilian Thuram.

Quem parece ter aproveitado estes quartos de final para renascer é o inglês Harry Kane. O capitão da seleção inglesa estrou-se finalmente a marcar neste Mundial'2022, ele que tinha sido o melhor marcador em 2018 na Rússia, e contribuiu para a vitória de Inglaterra sobre o Senegal, campeão africano em título que se despediu em lágrimas desta competição.

Porém, nem tudo corre bem na equipa de Gareth Southgate. Isto porque Raheem Sterling, uma das estrelas da turma inglesa, ficou de fora do jogo com o Senegal devido a 'um problema familiar'. Apesar da Federação Inglesa de Futebol (FA) não ter especificado esta razão, a imprensa inglesa adiantou que o avançado do Chelsea viu a casa ser-lhe assaltada na noite de sábado.

No que à seleção portuguesa diz respeito, os lusos continuaram este domingo treinos para iniciar a preparação do jogo com a Suíça, em jogo dos oitavos de final do Mundial'2022. Esta é uma fase da competição à qual Portugal não chega em muitas ocasiões, tendo ultrapassado os 'oitavos' apenas uma vez. O histórico de confrontos com os helvéticos é favorável, mas pela frente os lusos terão um árbitro de má memória.

O encontro com a Suíça é na terça-feira, mas há quem já olhe para a final. O português Carlos Carvalhal, agora no Celta de Vigo, antevê que Portugal passe todas as rondas a eliminar, nas quais Cristiano Ronaldo nunca marcou, e que possa levantar o troféu de campeão do mundo a 18 de dezembro. Atentos ao capitão da equipas das quinas estão os helvéticos, que garantem não ir estar apenas de olho no capitão português.

No que ao treino da equipa nacional diz respeito, Otávio foi a grande novidade, estando apto para o duelo com a Suíça. William Carvalho foi o porta-voz dos comandados de Fernando Santos. Na conferência de imprensa, o médio sublinhou que a equipa nacional não está de olho no possível jogo com Espanha na próxima fase do Campeonato do Mundo.

O Mundial'2022 prossegue esta com mais dois jogos - o Brasil, um dos candidatos ao título, enfrenta a Coreia do Sul, ao passo que a Croácia joga com o Japão. Os nipónicos, que têm como cartaz o facto de já terem vencido a Espanha, apostam no espírito samurai para vencer a vice-campeã do mundo.

Na 'canarinha', Neymar já treinou sem limitações e é quase certo que Tite, que transmitiu carinho da seleção brasileira a Pelé, vai contar com ele para tentar derrotar os coreanos, treinados por Paulo Bento. O treinador português, que disse que a Coreia do Sul não tem nada a perder contra os brasileiros, não teve palavras meigas para a FIFA, apontando o dedo ao pouco tempo de descanso.

Eis a agenda da seleção nacional para este domingo (hora de Portugal Continental)

12.30: Conferência de imprensa com Fernando Santos e um jogador a designar.

14.00: Entrada no Centro Treinos Al Shahania SC.

15h00: Treino (15 minutos abertos à comunicação social).

16h20: Fecho das instalações media do Centro Treinos Al Shahania SC.

Os jogos deste dia

Japão-Croácia, 15 horas (Al Janoub Stadium, em Al Wakrah)

Brasil-Coreia do Sul, 19 horas (Stadium 974, em Doha)

Leia Também: Imagens do 15.ª dia do Mundial: Mbappé brilha e Kane 'finta' a seca

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório