Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Carlos Carvalhal diz que Portugal pode ir longe no Mundial e até vencê-lo

O treinador Carlos Carvalhal considerou hoje que, não sendo favorito, Portugal pode chegar longe no Mundial de futebol Qatar2022 e até vencê-lo e defendeu que o campeonato nacional ainda não está decidido.

Carlos Carvalhal diz que Portugal pode ir longe no Mundial e até vencê-lo
Notícias ao Minuto

20:06 - 04/12/22 por Lusa

Desporto Seleção nacional

"Portugal é uma equipa talhada para estas competições, é uma equipa equilibrada, que joga com muitos médios e que, sem ser exuberante, tem um nível de performance equilibrado, sobretudo nos jogos de 'mata-mata'. Tudo pode acontecer. Pode ser eliminado, sim, mas também pode chegar à final e vencer, porque é uma equipa que tem esse perfil. Não há nenhuma super-equipa no Mundial e, mesmo sem ser favorito, coloco Portugal como um dos candidatos a ir longe e, quiçá, vencer", afirmou à margem de uma cerimónia que decorreu hoje no Theatro Circo, em Braga.

O antigo treinador do Sporting de Braga nas duas últimas temporadas colocou os 'arsenalistas' no lote de equipas candidatas ao título e defendeu que o campeonato, apesar da vantagem de oito pontos do líder Benfica para o segundo classificado, o FC Porto, ainda não está decidido.

"Este é um campeonato com algumas assimetrias em relação ao passado, devido à paragem atual, e nunca sabemos o que vem a seguir. Há alguma irregularidade de Sporting e FC Porto neste início, mas tendem a ser regulares com o decorrer do campeonato, assim como o Sporting de Braga, que se pode incluir neste lote de candidatos. O Benfica tem uma vantagem grande e tem boa equipa, mas não está nada decidido. Vai haver campeonato até ao fim", anteviu.

Carlos Carvalhal, que hoje cumpre 57 anos, treina atualmente os espanhóis do Celta de Vigo e mostrou-se satisfeito com esta nova experiência fora do país.

"Este projeto é a minha cara. Tal como o Sporting de Braga, o Celta era a equipa que mais acompanhava há alguns anos, que via mais vezes no estádio, tinha uma afinidade. Depois, estamos a falar da La Liga e também a forma como o clube está estruturado. É um projeto de futuro, bom, estou relativamente próximo de casa, mas fundamentalmente o projeto desportivo é fantástico. E, mais do que tudo, ser escolhido por uma personalidade do futebol como é o Luís Campos só pode ser motivo de orgulho. Estou com muita vontade de corresponder", afirmou. 

A Câmara municipal de Braga atribuiu 43 medalhas de mérito municipais a várias entidades e personalidades que se notabilizaram pelos seus feitos cívicos ou méritos pessoais e Carlos Carvalhal recebeu a medalha Grau Ouro.

"Nunca esperava ser agraciado na minha cidade. Não é fácil, em Portugal, sermos agraciados em vida. Quando o presidente da autarquia, Ricardo Rio, me ligou a falar da possibilidade, fiquei sensibilizado e muito emocionado. É um orgulho muito grande levar o nome de Braga a muitos cantos do Mundo. Tal como quando venci a Taça de Portugal pelo Sporting de Braga, ser homenageado na minha cidade é algo que me marca para o resto da vida", assumiu. 

Leia Também: Carvalhal e Jorge Braz recebem medalha Grau Ouro do município de Braga

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório