Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Diário do Mundial'2022: Festa laranja e albiceleste a abrir o 'mata-mata'

Ao longo do Mundial'2022, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe um diário de bordo que o deixará a par de todas as novidades. Há resultados, marcadores, declarações, momentos de bastidores e muito mais para acompanhar ao minuto.

Diário do Mundial'2022: Festa laranja e albiceleste a abrir o 'mata-mata'
Notícias ao Minuto

07:37 - 04/12/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Mundial 2022

Os oitavos de final do Campeonato do Mundo tiveram início este sábado e sem grandes surpresas para contar. Países Baixos e Argentina fizeram valer o seu estatuto de favoritos e vão medir forças nos quartos de final da prova.

Comecemos pelo encontro que deu o pontapé de saída nesta fase do conhecido 'mata-mata'. Os Países Baixos venceram os Estados Unidos por 3-1, numa partida em que os norte-americanos deram uma boa resposta, mas a qualidade neerlandesa fez a diferença na hora de finalizar.

Mais tarde, foi a vez da Argentina mandar para casa a Austrália. Messi, que chegou aos 1000 jogos como futebolista profissional, guiou a turma sul-americana para o duelo com os neerlandeses, mas não sem antes a equipa de Otamendi e Enzo Fernández apanhar um valente susto na reta final do jogo.

E por falar em Messi, que entrou no top 3 dos futebolistas com mais jogos em Mundiais, o capitão dos sul-americanos marcou pela primeira vez em jogos a eliminar de fases finais, o que eleva para três os remates certeiros no torneio. Este dado que o jogador do PSG entretanto atingiu mereceu um comentário de Rio Ferdinand, ex-jogador inglês que acabou por dar-se mal com isso.

No Qatar, os dois finalistas de 1978 voltam a enfrentar-se, com os 'albicelestes' liderados por Lionel Messi, francamente em boa forma, e a 'laranja' a ter cada vez mais em Depay a sua referência. Quem ganhar esse jogo poderá enfrentar o Brasil, que no dia de ontem sorriu ao saber que Neymar está recuperado, o que atenua um pouco as perdas certas de Gabriel Jesus e Alex Telles.

Voltando um pouco a fita atrás, e falando ainda da fase de grupos, o adeus do Uruguai ainda continua a fazer correr tinta. Por um lado, Luis Suárez e o ex-Benfica Darwin Núñez pediram desculpa por esta eliminação, eles que poderão ter Marcelo Bielsa como o próximo selecionador. Ainda no que diz respeito aos uruguaios, José María Giménez pode estar em 'maus lençóis' face ao comportamento que teve após o jogo com o Gana.

No que à seleção portuguesa diz respeito, os lusos voltaram no sábado aos treinos para iniciar a preparação do jogo com a Suíça. Os titulares da partida com a Coreia do Sul, cuja estrela da equipa teve de desligar o telemóvel devido a pedidos de casamento, fizeram treino de recuperação e a boa notícia foi o regresso do luso-brasileiro Otávio. Os suíços, por seu turno, já apontam baterias ao duelo de terça-feira e Xhaka prometeu problemas para os lusos.

Com Portugal na fase a eliminar e com hipóteses de vencer no Qatar, houve um jornalista que disse que a seleção nacional pode sagrar-se campeã do mundo... mas sem Cristiano Ronaldo, que foi colocado no pior onze da fase de grupos do Mundial. Há também um supercomputador que dá apenas 7% de hipóteses ao cenário em que a equipa das quinas vença a competição

O Mundial'2022 prossegue no domingo com mais dois jogos - a França, campeã em título, enfrenta a Polónia e a Inglaterra joga contra o Senegal. E por falar em ingleses, os jogadores já sabem que podem receber um prémio chorudo se a sua seleção levantar o troféu. Já os africanos treinaram sem o seu selecionador no dia deste sábado. Por fim, os polacos prometeram fazer a vida difícil aos franceses e têm um plano... com uma mota.

Eis a agenda da seleção nacional para este domingo (hora de Portugal Continental)

12h15: Entrada no Centro de Treinos Al Shahania SC.

13h15: Conferência de imprensa com jogador a designar.

14h00: Treino (15 minutos abertos à comunicação social)

16h00: Saída do Centro de Treinos Al Shahania SC.

Os jogos deste dia

França-Polónia, 15 horas (Al Thumama Stadium, em Doha)

Inglaterra-Senegal, 19 horas (Al Bayt Stadium, em Al Kohr)

Leia Também: Scaloni aponta baterias ao jogo com os Países Baixos: "Será muito lindo"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório