Portugal está, oficialmente, nos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo, e logo na qualidade de cabeça de série, algo que nem a derrota sofrida da despedida da fase de grupos, diante da Coreia do Sul, por 1-2, impediu que acontecesse.
E, agora, o que podemos esperar do 'mata-mata'? A FiveThirtyEight, referência mundial ao nível das análises estatísticas de várias áreas, entre elas o desporto, não dá grandes perspetivas a um eventual sucesso da equipa das quinas, no Qatar.
O algoritmo utilizado dá aos homens de Fernando Santos 61% de possibilidades de derrotar o próximo adversário, a Suíça, rumo aos quartos-de-final. A concretizar-se, o próximo obstáculo dará pelo nome de Marrocos ou Espanha... e 'a porca torce o rabo'.
A plataforma atribui 29% de hipóteses de a seleção nacional alcançar as meias-finais e 14% de chegar à final, que está agendada para o próximo dia 18 de dezembro, no Lusail Iconic Stadium. Aí, as chances de levantar a taça são de apenas 7%.
O Brasil é considerado o grande favorito a sagrar-se campeão do mundo, com uma probabilidade de 26%. Seguem-se Espanha (14%), Argentina (13%), França (12%) e Inglaterra (9%). No polo oposto, encontram-se Polónia e Austrália, com menos de 1%.
Leia Também: "Portugal pode vencer o Mundial, mas sem Ronaldo. Tem de passar o bastão"