Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Portugal apurado. Eis o ponto de situação da fase de grupos do Mundial

Já com apurados e eliminados, ainda há muito para se jogar na última ronda da fase de grupos da prova do Qatar.

Portugal apurado. Eis o ponto de situação da fase de grupos do Mundial
Notícias ao Minuto

21:48 - 28/11/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Mundial 2022

A fase de grupos do Mundial'2022 está prestes a terminar, mas ainda há muita emoção reservada para a última jornada. Enquanto algumas, poucas, seleções já estão com os dois pés nos oitavos de final, outras complicaram a tarefa e terão de suar no último encontro do apuramento para saber se seguem no Qatar ou se vão para casa mais cedo.

Começando pelo Grupo A, há três equipas ainda na luta, mas nenhuma delas é o anfitrião. O Qatar foi a primeira nação a dizer adeus ao Mundial'2022, depois de duas derrotas, frente a Equador e Senegal. Na frente vão os Países Baixos que podiam ter assegurado a passagem, não fosse um empate frustrante na segunda jornada da fase de grupos. Com esse resultado, os neerlandeses e o Equador levam quatro pontos, com o Senegal logo atrás com três pontos e com hipóteses de apurar-se.

No Grupo B segue tudo em aberto. Inglaterra entrou com tudo, goleando o Irão por 6-2, sendo líder com quatro pontos, numa altura em que já podia estar apurada. O Irão deu a volta ao grupo e está no segundo posto em busca de um apuramento inédito para os 'oitavos'. Os Estados Unidos têm dois pontos, enquanto o País de Gales é último com um ponto. As contas seguem em aberto.

O Grupo C tem Polónia com quatro pontos, Argentina e Arábia Saudita com três e México com um. Outro grupo com tudo em aberto, havendo risco de se dizer adeus a um dos candidatos.

Quem não corre risco é França, a única seleção apurada para os 'oitavos' até ao momento. Com duas vitórias, frente a Austrália e Dinamarca, a defesa do título mundial está a correr bem aos gauleses, naquele que poderá ser o último Campeonato do Mundo para o selecionador Didier Deschamps.

No Grupo E, as contas que pareciam decididas voltaram a estar abertas. Japão venceu de forma incrível a Alemanha na estreia na prova, precisando apenas de bater a Costa Rica, teórico elo fraco do grupo, para garantir o apuramento. Os três pontos foram mesmo para os americanos, que atiraram os alemães para o fundo da tabela. Espanha podia ter arrumado a sua situação e a da seleção germânica com uma vitória, mas não foi além de uma empate que pode acabar por comprometer o seu futuro na prova, isto se não vence... o Japão.

Croácia e Marrocos partilham a liderança do Grupo F, um grupo que também podia ter tido um qualificado já nesta jornada. A Bélgica teria passado aos 'oitavos' se não tivesse cedido os três pontos em jogo a Marrocos. Com esta derrota, os red devils ficaram na corda bamba, mas em melhor situação que o Canadá, de Steven Vitória e Stephen Eustáquio, que já disse adeus ao Mundial'2022.

No Grupo G, o Brasil deu o salto para os 'oitavos' ao bater a Suíça. A última vaga pode calhar a qualquer uma das outras seleções, sendo os suíços os melhor colocados na briga.

Já no Grupo H, Portugal é o destaque ao assegurar o primeiro grande objetivo para a prova. Com uma vitória frente ao Gana e outra, mais suada, frente ao Uruguai, a equipa das quinas mandou a calculadora para dentro da gaveta e fez a festa por estar nos oitavos de final da prova. O Gana, que parecia derrotado no grupo, tem chances maiores de apanhar boleia de Portugal rumo à próxima fase.

Posto isto, a terceira e última jornada da fase de grupos do Mundial'2022 terá muita emoção. Com apuramentos, eliminações e, principalmente, lideranças de grupo para definir, as nações em prova vão jogar pela vida numa ronda que começa já nesta terça-feira, com os duelos dos grupos A e B.

Leia Também: Estamos lá: Brunão, com Ronaldo na sombra, abriu a porta dos 'oitavos'

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório