Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Surpresa total em Doha. Japão dá a volta e vence Alemanha na estreia

Alemães estiveram a vencer os nipónicos, estiveram perto de aumentar a vantagem, mas acabaram por perder no jogo de estreia no Mundial'2022.

Surpresa total em Doha. Japão dá a volta e vence Alemanha na estreia
Notícias ao Minuto

14:59 - 23/11/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Mundial 2022

O Mundial'2022 tem sido palco de surpresas para algumas das principais seleções favoritas à conquista da prova. Depois da Argentina ter perdido com a Arábia Saudita, eis que, esta quarta-feira, a Alemanha perdeu com o Japão (1-2), em jogo da primeira jornada do grupo E. Os germânicos até começaram a partida a vencer, mas os nipónicos deram a volta ao texto.

Ainda antes do apito inicial, o jogo ficou marcado por um protesto da equipa alemã. Os comandados de Hans-Dieter Flick colocaram, em simultâneo, as mãos na boca aquando da tradicional fotografia de equipa, numa critica velada contra a FIFA e o incumprimento dos direitos humanos no Qatar.

Já com a bola a rolar, o primeiro golo da partida em Doha, no Qatar, até foi marcado pela equipa nipónica. O ex-Marítimo Daizen Maeda colocou a bola no fundo das redes alemãs, mas o árbitro anulou o remate certeiro do avançado do Celtic por fora de jogo.

À passagem da meia hora, e depois de Kimmich ter aparecido em boa posição para marcar, o VAR chamou o árbitro para ver um lance de potencial grande penalidade cometida por Wataru Endo, mas o juiz Iván Barton, depois de ver as imagens, mandou seguir o jogo.

Não foi à primeira, mas à segunda que os alemães abriram o marcador da marca de grande penalidade. Shuichi Gonda derrubou um dos adversários dentro da área e o castigo máximo foi assinalado. Chamado a converter, Ilkay Gundogan abriu o marcador à passagem do minuto 33. Ainda no primeiro tempo, os alemães colocaram, de novo, a bola no fundo das redes nipónicas, mas o golo de Gnabry foi anulado por fora de jogo.

No reatamento do encontro, o Japão surgiu com outra cara e disposto a discutir o resultado com os alemães, mas os germânicos também se mostraram que queriam aumentar a vantagem. Depois de Ilkay Gundogan e Jonas Hofmann terem estado perto de marcar o segundo dos germânicos, Shuichi Gonda, aos 71 minutos, fez uma defesa brilhante a um cabeceamento de Serge Gnabry.

O que, provavelmente, a Alemanha não esperava é que o Japão conseguisse dar a volta ao marcador em menos de dez minutos. Uma reta final de sonho dos nipónicos carimbou nova surpresa neste Mundial'2022. Ritsu Doan empatou o encontro aos 75 minutos, antes de Asano (83') completar a reviravolta da seleção asiática.

A perder, os germânicos correram atrás do tempo para alcançar o empate. Nos descontos do segundo tempo, o árbitro analisou um possível penálti a favor da Alemanha, mas Ivan Barton decidiu não marcar o castigo máximo depois de rever o lance no vídeoárbitro. Já com Manuel Neuer a servir de avançado, Leon Goretzka tentou um remate de longa distância, mas Gonda estirou-se para uma defesa que impediu a vitória da Alemanha.

Feitas as contas, o Japão assume a liderança do grupo E com três pontos, contra os zero da Alemanha. Seguem-se Espanha e Costa Rica, que permanecem a 'zeros', mas têm jogo marcado para as 16h00 (hora de Portugal Continental) de hoje.

Leia Também: Federação alemã explica protesto: "Direitos humanos são inegociáveis"

Onzes

Alemanha: Neuer; Sule, Rudiger, Schlotterbeck, Raum; Kimmich, Gundogan, Gnabry; Muller, Musiala e Havertz.

Japão: Gonda; Sakai, Itakura, Yoshida, Nagatomo; Endo, Ito, Kamada; Tanaka, Kubo e Maeda.

Antevisão

A seleção da Alemanha dá, ao início da tarde desta quarta-feira, o 'tiro de partida' no Campeonato do Mundo, diante do Japão, partida a contar para a jornada inaugural do Grupo E, que irá realizar-se no Khalifa International Stadium, em Doha.

Estes são dois rivais que se vão encontrar de forma oficial pela primeira vez. A última ocasião em que estas equipas se defrontaram foi num encontro de carácter particular em 2006. Na altura, nipónicos e alemães empataram (2-2).

O Alemanha-Japão irá contar com a arbitragem do juiz de El Salvador Iván Barton e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 13h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório