Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

'Super Valencia' brilha e Equador vence Qatar na abertura do Mundial

Seleção anfitriã não entrou bem na estreia na prova. Sul americanos agradeceram e deram primeiro passo em frente na prova.

'Super Valencia' brilha e Equador vence Qatar na abertura do Mundial
Notícias ao Minuto

17:59 - 20/11/22 por Notícias ao Minuto

Desporto Mundial 2022

O Equador venceu neste domingo o Qatar por 2-0, no jogo de abertura do Mundial'2022. A seleção anfitriã não se mostrou capaz de dar luta, apesar de toda a expectativa, mas contribuiu para o espetáculo no primeiro jogo da competição.

Logo ao minuto três, Enner Valencia levantou meio estádio. O avançado do Fenerbahçe, de Jorge Jesus, fez aquele que seria o primeiro golo do Mundial'2022. Seria, porque o VAR não perdoou. O lance acabou anulado por um fora-de-jogo milimétrico, tendo o primeiro golo da prova sido... anulado.

Aos 15 minutos, depois de vários ataques, eis que surge uma nova oportunidade de ouro para o Equador. Enner Valencia foi lançado no ataque e acabou por ser derrubado na grande área. No cara-a-cara com Al Sheeb, Valencia não tremeu e marcou, agora a valer, o primeiro golo do Mundial.

A defesa qatari estava desconcertada. Nem com a experiência de Pedro Miguel, defesa natural de Sintra e com dupla nacionalidade, o Qatar conseguiu organizar-se. Foi na sequência da falha posicional e no controlo da profundidade que o Qatar sofreu novo golo. Preciado cruzou a bola da direita e Valencia, de novo, a fazer golo, desta vez com um cabeceamento exímio.

Em cima do intervalo, quase que se gritou golo do Qatar. Pedro Miguel cruzou com precisão para a grande área e Almoez Ali, goleador da seleção qatari, isolado na cara de Galíndez, cabeceou ao lado. O intervalo era necessário para corrigir comportamentos, os mesmos aos quais o selecionador Félix Sanchéz torceu o nariz.

A pausa fez bem à equipa do Qatar, que ganhou coragem, subiu no terreno e trocou bola de melhor forma. Ainda assim, não causou perigo à defensiva equatoriana, que, tal como o guarda-redes, foram quase espectadores na partida.

O Equador, com dois golos de vantagem e controlo da partida, fez a sua gestão até ao apito final, mas já com o coração nas mãos. A 15 minutos do fim do jogo, Valencia acabou por 'encostar à box' com queixas no joelho, depois de um toque que sofreu antes do intervalo. Nem assim o Qatar ganhou fôlego na partida, acabando por perder bolas sem qualquer pressão adversária. Félix Sanchéz não gostou mesmo do que viu.

Nota para uma estreia inédita. Kevin Rodriguez, de 22 anos, saltou da segunda divisão equatoriana para o Mundial. O avançado é o melhor marcador do campeonato, com 11 golos pelo Imbabura, conseguindo a sua segunda internacionalização pelo Equador, a primeira numa competição de seleções.

Com este triunfo, os equatorianos são líderes do Grupo A do Mundial, depois de um jogo de esforços medidos, enquanto o Qatar caiu já para o fundo da tabela. Já na sexta-feira, o Equador vai defrontar os Países Baixos, enquanto a seleção anfitriã vai medir forças com o Senegal.

Onzes iniciais

Qatar: Al Sheeb; Al-Rawi, Khoukhi, Hassan; Pedro Miguel, Hatem, Boudiaf, Al Haydos, Homam Ahmed; Almoez Ali e Akram Afif.

Equador: Galíndez; Preciado, Torres, Hincapié, Estupiñán; Ibarra, Méndez, Moisés Caicedo, Plata; Enner Valencia e Estrada.

Antevisão

A espera chegou ao fim. É já este domingo que a bola começa a rolar no Qatar, naquele que é um dos Campeonatos do Mundo mais polémicos da história, face às questões envolvendo as violações dos direitos humanos praticadas no país (e não só).

O país anfitrião terá pela frente o Equador, no Estádio Al Bayt, em Al-Khor, numa partida que, claro está, contará, também, com a especial atenção do Senegal e dos Países Baixos, restantes seleções que compõe o Grupo A do Mundial.

Este é, de resto, um confronto poucas vezes visto na história da modalidade. Qataris e equatorianos encontraram-se por três ocasiões, sempre em encontros particulares, e o equilíbrio não podia ser maior, com um empate e uma vitória para cada lado.

O Qatar-Equador será ajuizado pelo árbitro italiano Daniele Orsato, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 16h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Guia do Mundial'2022: As seleções, os craques e os jogos que passam na TV

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório