Meteorologia

  • 03 JUNHO 2024
Tempo
21º
MIN 18º MÁX 29º

"Os jogadores estão lá para jogar futebol, sonham em ganhar o Mundial"

Kasper Hjulmand, selecionador de futebol da Dinamarca, diz que doravante a sua equipa se vai concentrar na competição no Qatar, depois de a FIFA a ter proibido de treinar no Mundial 2022 com equipamentos pró-direitos humanos.

"Os jogadores estão lá para jogar futebol, sonham em ganhar o Mundial"
Notícias ao Minuto

23:50 - 14/11/22 por Lusa

Desporto Kasper Hjulmand

"Decidimos que nos vamos concentrar no futebol. Estamos na véspera da nossa viagem e, no que nos diz respeito, as nossas expectativas são estar lá para fazer o nosso trabalho", disse Hjulmand à comunicação social, na véspera dos dinamarqueses viajarem para Doha.

Na passada semana, a FIFA rejeitou o pedido dos dinamarqueses para se treinarem com camisolas com a inscrição "Human Rights for All" (direitos Humanos para todos, na tradução em português).

"Não vamos usar essa camisola", garantiu hoje o presidente da federação dinamarquesa de futebol (DBU), Jakob Jensen.

Mesmo considerando que a decisão da FIFA segue o "procedimento normal", Jensen considera que a mensagem "não era muito política, já que podia receber o apoio do mundo inteiro".

"Os jogadores estão lá para jogar futebol, sonham em ganhar o Mundial e devem poder concentrar-se no jogo. São livres de se exprimir sobre o tema, vários já o fizeram, mas também é compreensível que outros se queiram focar só no futebol", acrescentou o líder da DBU.

Desde há muito contrária à realização do Mundial no Qatar, a federação dinamarquesa tem estado na linha da frente pela defesa dos trabalhadores migrantes e do dos direitos LGBTQI+ no emirado.

A FIFA proíbe qualquer mensagem de cariz político e exortou na última semana as seleções a "concentrarem-se no futebol" e a não o levar para "cada batalha ideológica ou política".

A Dinamarca, atualmente em 10.º no 'ranking' da FIFA, integra o Grupo D do Mundial2022, juntamente com França, campeã em título, Tunísia e Austrália, tendo estreia marcada na fase final para 22 de dezembro, frente aos tunisinos.

A 22.ª edição do Campeonato do Mundo arranca no domingo, com o duelo entre o anfitrião Qatar e o Equador, para o Grupo A, e termina em 18 de dezembro.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório