Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Leão mostrou os dentes, quebrou o enguiço de Famalicão e subiu na tabela

Sporting continua na rota dos três pontos e vê o pódio mais perto. Minhotos não conseguem escapar ao perigo da despromoção.

Leão mostrou os dentes, quebrou o enguiço de Famalicão e subiu na tabela
Notícias ao Minuto

22:29 - 13/11/22 por Tiago Antunes

Desporto I Liga

O Sporting venceu neste domingo o Famalicão por 2-1, em jogo da 13.ª jornada da I Liga. Os leões seguem no caminho das vitórias, depois de terem batido o Vitória SC na última ronda do campeonato, e já pressionam os emblemas do pódio.

Trincão abriu a contagem a muito custo. Aos 42 minutos de jogo, depois de tanto se criar, o Sporting agradeceu um presente de natal antecipado. Pelé fez asneira, Paulinho rematou e Trincão teve de empurrar a bola antes que esta fosse sacudida dali. Ainda antes do intervalo, Pedro Gonçalves atirou a contar da marca de grande penalidade.

Entre várias oportunidades, destaque para um golo anulado a Morita, que estava 18 centímetros fora-de-jogo, e um golo tremendo de Iván Jaime, já na entrada do minuto 80. O espanhol subiu à grande área adversária e, num dos poucos remates dos minhotos, fez um golo... de bicicleta.

Com este resultado, o Sporting sobe ao quarto lugar da I Liga, aproveitando os desaires de Casa Pia e Portimonense. O leão chega aos 25 pontos e o pódio está mais perto. Já o Famalicão não se safa da luta pela manutenção, mantendo 11 pontos no 14.º lugar, estando em perigo de cair para a zona de despromoção nas próximas jornadas.

Filme do jogo

Melhor maneira de ir para a pausa não havia. O Sporting queria muito chegar ao duelo com o Famalicão para, depois, chegar a casa, descalçar as chuteiras e espojar-se no sofá por uns dias. A equipa dos leões tem acusado algum cansaço, muito pelo calendário apertado nesta época, mas não foi por isso que deixou o principal objetivo da noite: vencer.

A entrada do Sporting foi de um leão rampante. Com mais bola no meio campo contrário, o conjunto verde e branco não deu bola aos minhotos, procurando de forma incessante o golo que abriria as contas no Municipal de Famalicão.

Num momento de maior afirmação na construção de jogo, o Sporting foi incapaz de, uma vez mais, introduzir a bola na baliza. Paulinho, Trincão e Pedro Gonçalves, os três homens da frente, não foram eficazes desde o início.

O ponta de lança chegou a colocar à prova a atenção de Luiz Júnior. O jovem extremo atirou ao poste e o goleador dos leões, algo apagado nesta época, não assustou. Do outro lado, Adán pedia uma cadeira e um sumo de laranja para ver o jogo mais confortável. O Famalicão não conseguiu sair do seu bocado durante grande parte dos primeiros minutos de jogo. Só perto da meia hora é que Adán pediu para tirarem a cadeira do relvado porque vinha lá perigo. Ainda assim, os ataques de Puma Rodríguez e Cádiz pouco mal fizeram.

O leão evidenciava problemas acrescidos na frente enquanto a linha defensiva, para alguma surpresa, acertava e pouco enterrava, algo pouco usual nesta época. Só ao minuto 42 é que as redes abanaram em Famalicão. Pelé ofereceu o ouro ao bandido, Paulinho tentou bater Luiz Júnior e teve de ser Trincão a empurrar a bola para a baliza para abrir o marcador. Ainda antes do intervalo, Pedro Gonçalves dilatou a vantagem por intermédio de uma grande penalidade.

O intervalo veio no pior momento, já que o leão ia com a corda toda. Foi nesse sentido que o Famalicão... se agigantou na segunda parte. Os minhotos cresceram, melhoraram em relação aos minutos anteriores e foram mais perigosos na cara de Adán.

Na outra ponta do campo, Morita ainda marcou, mas o VAR anulou por fora-de-jogo. O sufoco era cada vez maior e Iván Jaime acabou por marcar o golo da noite. Ainda que com um desvio no caminho, o espanhol rematou à bicicleta para bater Adán e relançar a partida.

Até ao minuto 90, foi sofrer para o leão, que não podia por nada deste mundo perder a vantagem. A pausa para o Mundial só ia saber bem com um triunfo em Famalicão. Conquistados os três pontos no Minho, o Sporting desfez o enguiço na casa famalicense, vencendo nesse relvado pela primeira vez desde que o clube subiu de novo à I Liga. O Casa Pia já ficou para trás, o Sp. Braga está a apenas três pontos de distância.

Momento do jogo: O golo de Trincão, que desbloqueou a partida. Num momento em que os leões mais criavam do que acertavam, valeu o golo do extremo para dar confiança à equipa e abrir o caminho para os golos.

Onzes iniciais

Famalicão: Luíz Júnior; Mihaj, Penetra, Riccieli; Moura, Pelé, Colombatto, Rúben Lima; Puma, Ivo Rodrigues, Cádiz.

Sporting: Adán; St. Juste, Coates, Inácio; Porro, Ugarte, Morita, Matheus Reis; Pedro Gonçalves, Trincão, Paulinho.

Antevisão

O Sporting vai defrontar o Famalicão neste domingo, em jogo da 13.ª jornada da I Liga. Os leões vão em busca dos três pontos que poderão atirá-los para mais perto do pódio.

Em quinto lugar, com 22 pontos, o Sporting pode saltar até ao terceiro lugar da tabela no máximo. Contudo, estará sempre dependente dos resultados de Sp. Braga e Casa Pia, terceiro e quarto colocados, respetivamente. Já o Famalicão tem o 14.º lugar em risco. Com 11 pontos, a linha de água está a apenas dois pontos de distância.

De recordar que o Estádio Municipal de Famalicão tem sido uma das fortalezas mais resistentes ao poder do leão. Desde que os minhotos chegaram à I Liga, sacaram uma vitória e dois empates em casa frente ao Sporting, conquistando um registo satisfatório.

O Famalicão-Sporting joga-se neste domingo, a partir das 20h30, e poderá acompanhar a par e passo as incidências desse jogo aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Bruno de Carvalho lembra presidência do Sporting: "Criticado por ser eu"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório