Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

"Não há treinadores sem jogadores, eles são a razão da sua existência"

Em conversa exclusiva com o Desporto ao Minuto, o treinador do Botafogo passa em revista esta reta final de temporada do clube brasileiro, que pode acabar a época nas eliminatórias de acesso à Taça Libertadores num ano em que o 'Fogão' regressou à elite do futebol canarinho.

"Não há treinadores sem jogadores, eles são a razão da sua existência"
Notícias ao Minuto

08:02 - 10/11/22 por Rodrigo Querido

Desporto Exclusivo

A segunda metade da época no campeonato brasileiro tem sido muito positiva para o Botafogo. Com alguns reforços de peso contratados no último mercado de transferências, a equipa do Rio de Janeiro galgou posições no Brasileirão e está à porta de se qualificar para as eliminatórias da Taça Libertadores, a maior prova de clubes da América do Sul.

Luís Castro, treinador que se estreia este ano no futebol brasileiro, tem visto o seu trabalho muito elogiado nas últimas semanas e prova disso é que o técnico foi escolhido nos últimos dias como o melhor treinador da 36.ª ronda do campeonato brasileiro, após a vitória diante do Atlético Mineiro (0-2).

A propósito deste bom momento de forma do Botafogo e quando faltam apenas duas jornadas para o final do campeonato no Brasil, o Desporto ao Minuto conversou em exclusivo com o treinador português sobre o que falta desta temporada.

Luís Castro mostrou-se agradado com a distinção alcançada esta semana, e que lhe foi atribuída pelos internautas, mas salientou que o mais importante é o trabalho positivo que os seus jogadores têm realizado nas últimas semanas.

Tudo aquilo que for o reconhecimento daquilo que eu possa fazer como treinador, é sempre ligado aos meus jogadores e a todos aqueles que me apoiam

"Esse reconhecimento dos outros sobre o que é o nosso trabalho e o nosso desempenho é sempre algo de que gostamos. Mas também tenho consciência de que isso advém de um grande trabalho que tem sido feito pelos meus jogadores. Não há treinadores sem jogadores, eles são a razão da existência dos treinadores e dos seus êxitos. Tudo aquilo que for o reconhecimento daquilo que eu possa fazer como treinador, é sempre ligado aos meus jogadores e a todos aqueles que me apoiam e diariamente estão ao meu lado, desde os adeptos ao staff. Eles são os verdadeiros merecedores do prémio. Será sempre o reconhecimento do trabalho da família Botafogo", começou por dizer o treinador português, de 61 anos.

A vitória sobre o Atlético Mineiro, o ainda campeão em título no Brasil, no passado fim de semana permite que o Botafogo encare com um sorriso os dois últimos jogos que faltam. Apesar deste triunfo, Luís Castro recusou tirar conclusões do seu trabalho no Botafogo com base apenas em uma vitória diante de um dos clubes históricos do Brasil.

"Não pode ser um jogo que diga que o trabalho está bem ou mal feito. Não é perdemos e dizer que o trabalho está mal feito, nem é ganharmos e dizer que o trabalho está bem feito. O trabalho no Botafogo é de complexidade muito elevada. É o começo de um caminho que espero que seja de sucesso para o clube. A minha participação será uma gota neste caminho. Quero participar da melhor maneira neste processo. O que eu e os meus jogadores fizemos diante do Atlético Mineiro é fruto de um trabalho diário muito forte que todos temos vindo a fazer. Agora é o trabalho pode ser sempre melhor e é atrás dele que eu ando todos os dias. Espero no próximo jogo ser melhor do que no anterior", vincou Luís Castro, que destacou o bom momento de forma da sua equipa.

Ainda temos alguns problemas por resolver, sabemos quais são. Neste momento, é importante conseguir bons resultados, fazer crescer a equipa

"Estamos numa boa fase. Embora tenhamos tido um percalço num último jogo em casa diante do Cuiabá [n.d.r: derrota por 0-2], tínhamos vindo de uma boa série. Estamos a fazer uma boa segunda volta no campeonato com muitos pontos acumulados, que é fruto de um crescimento e amadurecimento da equipa, assim como um maior conhecimento entre todos. Foi uma equipa construída ao longo da época. Ainda temos alguns problemas por resolver, sabemos quais são. Neste momento, é importante conseguir bons resultados, fazer crescer a equipa, mas também é preciso perceber onde estão os problemas, quais são e quais temos de resolver. Muitas vezes as coisas acontecem sem saber porque acontecem. Sabemos porque estão a acontecer algumas coisas negativas à equipa e percebemos quais são as coisas que fazem dela, muitas vezes, uma equipa ganhadora. Não deixo de dizer que é um bom momento, mas há muito ainda a crescer nesta equipa", salientou Luís Castro.

Com dois jogos ainda por cumprir diante de Santos e Athletico Paranaense nas últimas jornadas do Brasileirão, Luís Castro deixou a garantia de que a sua equipa vai lutar pelos lugares de acesso às eliminatórias da Taça Libertadores, apesar de reconhecer que esse objetivo está dependente dos resultados de outros adversários que estão à frente do Botafogo na tabela.

Se me dissesse que no início da época esperava estar a lutar pela Libertadores, eu respondo que espero sempre o melhor das minhas equipas e dos meus jogadores

"Temos de ir diretos ao assunto. O Botafogo subiu no ano passado da Série B para a Série A do Brasileirão, é uma equipa que quer, ao longo da época, fazer crescer o futebol que produz e que tinha como objetivo muito importante da época a manutenção na Série A, que foi conseguido há umas jornadas atrás. Depois disso, o olhar foi para a Taça Sul-Americana, prova que atingimos no último jogo frente ao Atlético Mineiro. A partir do momento em que temos tempo de, tal como eu disse há umas jornadas, de ainda correr atrás da Libertadores, iríamos fazer isso. Ainda há tempo e pontos. Não dependemos de nós, dependemos de outras equipas e quando isso acontece as coisas são ainda mais complicadas", vincou Luís Castro, deixando uma garantia:

"Vamos atrás da Libertadores, sim, mas é um objetivo de dificuldade máxima. Se me dissesse que no início da época esperava estar a lutar pela Libertadores, eu respondo que espero sempre o melhor das minhas equipas e dos meus jogadores. Falámos entre todos que o objetivo passava a ser a prova internacional. Uma está garantida no último jogo e agora o jogo de amanhã [esta quinta-feira], com o Santos, é uma final que vamos disputar e que nos irá dar indicadores claros se é viável a Libertadores na última jornada. Espero tudo do futebol, o futebol já me disse que tudo é possível, quer negativo, quer positivo. Nada me surpreende no futebol."

Leia Também: Luís Castro eleito treinador da jornada no Brasileirão

Leia Também: Botafogo bate Atlético Mineiro e sobe ao 10.º lugar do Brasileirão

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório