Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Notas do Estoril-Benfica: Bis improvável e goleada em mais um 'passeio'

Águias continuam lançados na liderança do campeonato e desta feita a vítima foi o Estoril. António Silva marcou dois golos em dez minutos e deu outra cor a mais um jogo de sentido único para o Benfica.

Notas do Estoril-Benfica: Bis improvável e goleada em mais um 'passeio'
Notícias ao Minuto

08:03 - 07/11/22 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

Mais um jogo, mais uma goleada para o Benfica. O 'rolo compressor' das águias fez mais uma vitíma e o Estoril não conseguiu escapar à veia goleadora imposta por Roger Schmidt (5-1) no ADN da equipa da Luz. No Estádio António Coimbra da Mota, os primeiros minutos até mostraram um Estoril capaz de criar lances de perigo, mas assim que Musa fez o primeiro golo da noite, tudo ficou mais difícil para os caseiros, que entraram num carrossel de autêntico pesadelo. 

António Silva bisou ainda antes do intervalo e na segunda parte também João Mário e Ristic deram colorido maior ao marcador, atirando o conjunto de Nélson Veríssimo ao tapete, sendo que Serginho conseguiu, no meio do referido pesadelo, encontrar um pouco de luz e bater Odysseas já nos descontos. 

A vitória permitiu a chegada à marca dos 34 pontos ao cabo de 12 rondas. Quer isto dizer que as águias apenas falham dois dos 36 pontos que estas primeiras 12 jornadas permitiram alcançar. A distância para o rival FC Porto, atual campeão nacional e segundo classificado, voltou a ser reposta para oito pontos, ao mesmo tempo que ficou evidente que o Benfica vive um momento de forma como há muito não se via. 

Vamos aos protagonistas de um jogo de sentido único. 

A figura

António Silva continua a surpreender tudo e todos a poucos dias de Fernando Santos anunciar os convocados da seleção nacional para o Mundial'2022. O jovem central de 19 anos estreou-se a marcar no campeonato e logo em dose dupla, confirmando ser uma arma para os lances ofensivos de bola parada, ao mesmo tempo que oferece segurança e critério na dupla que vai formando com Otamendi. Ameaça tornar-se, de facto, num caso sério. 

A surpresa

Também Petar Musa continua a mostrar serviço a Schmidt e ontem aproveitou a ausência de Gonçalo Ramos para marcar pontos. Foi o croata quem abriu o marcador na Amoreira, numa altura em que o Estoril ia ganhando confiança, através de um belo golpe de cabeça. Este foi o terceiro jogo consecutivo a marcar, depois de Desportivo de Chaves e Maccabi Haifa. Um reforço que se vai afirmando como (boa) arma de recurso. 

A desilusão 

Torna-se difícil não apontar Pedro Silva como a desilusão da noite, num jogo até em que foi titular por conta do castigo de Dani Figueira. Não foi o único culpado pelos cinco golos sofridos na Amoreira, mas torna-se no rosto mais visível. Noite para esquecer. 

Os treinadores

Nélson Veríssimo

Tentou contrariar a ideia base do Benfica, fechando os caminhos a Enzo Fernández no corredor central, mas depressa viu o adversário dar a volta ao texto e encontrar todos os pontos fracos deste Estoril. A partir do primeiro golo, o jogo foi de sentido único e os canarinhos não tiveram argumentos para travar as águias. 

Roger Schmidt

Mexeu no onze titular e a equipa deu uma boa resposta. Estar a ganhar 3-0 ao intervalo seria o desejo de qualquer treinador, ainda para mais estando a jogar fora de casa. Já leva 23 jogos nesta temporada e ainda não conheceu o sabor da derrota. O registo de Jorge Jesus já foi superado, mas há mais para alcançar. No final avisou que será difícil bater este Benfica. 

O árbitro 

Nuno Almeida mostrou critério largo na primeira parte, não deixando muita margem para os protestos dos jogadores. Terminou o jogo sem mostrar qualquer cartão amarelo e com um total de 23 faltas assinaladas. No lance do golo anulsdo a Henrique Araújo esperou pelo alerta do VAR, mas assumiu a responsabilidade de consultar as imagens para tomar uma decisão. 

Leia Também: Benfica consegue melhor arranque de invencibilidade do século XXI

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório