Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Chegar, trabalhar e agarrar. Eustáquio virou indiscutível para Conceição

Internacional canadiano foi contratado pelos dragões na temporada passada e já conquistou um lugar no onze da equipa.

Chegar, trabalhar e agarrar. Eustáquio virou indiscutível para Conceição
Notícias ao Minuto

08:01 - 07/11/22 por Miguel Simões

Desporto FC Porto

Stephen Eustáquio já é um nome incontornável na estratégia de Sérgio Conceição para o FC Porto. Chegou ao Dragão para jogar, maioritariamente, na condição de suplente utilizado, mas conseguiu consolidar o seu lugar entre os principais onze eleitos do treinador, naquela que já é a melhor época de sempre do médio.

Os números são a base para isso. 17 jogos esta temporada, três golos e quatro assistências, sendo que dois desses tentos certeiros foram marcados recentemente, nos jogos europeus do FC Porto frente a Club Brugge (0-4) e Atlético de Madrid (2-1).

O internacional canadiano foi contratado pelos dragões no decorrer da temporada passada e, se numa primeira instância, chegou para ser pontualmente utilizado por Sérgio Conceição, durante as segundas partes, a verdade é que as coisas mudaram esta época, de tal forma que o nome de Eustáquio passou a figurar no onze do técnico com mais regularidade e consistência.

Independentemente do que aconteça até ao final do campeonato, esta já é a melhor temporada do médio, quer pelo percurso até solidificar-se entre as principais opções do treinador, quer pela participação direta e indireta em golos, com base, sobretudo, nos tenso e assistências com a camisola dos azuis e brancos.

Recuando no tempo, percebemos que, em contexto de competições profissionais, Stephen Eustáquio nunca conseguiu melhor do que o registo de dois golos e uma assistência, ou seja, a participação direta em três golos.

Esta época, em 17 jogos, já bateu recorde de assistências numa temporada (quatro) e, juntando aos três golos, participou diretamente em sete motivos de festejo dos dragões.

Época Clube Jogos Golos Assistências
2017/18 Leixões 27 0 1
2017/18 Desportivo de Chaves 13 1 0
2018/19 Desportivo de Chaves 22 1 0
2018/19 Cruz Azul 2 0 0
2019/20 Paços de Ferreira 17 0 0
2020/21 Paços de Ferreira 35 2 1
2021/22 Paços de Ferreira 22 1 1
2021/22 FC Porto 11 0 0
2022/23 FC Porto 17 3 4

Começar no banco, convencer no onze

Após dois anos e meio a jogar no emblema pacense, Stephen Eustáquio rumou ao Dragão na última temporada e, apesar de ter sido utilizado em apenas 11 jogos (apenas duas como titular), acabou mesmo por assinar em definitivo pelos dragões, momento que revelou ser precioso para a estratégia de Sérgio Conceição.

O médio de 25 anos foi utilizado no arranque do campeonato sempre na condição de suplente utilizado e os poucos minutos somados no mês de agosto acabariam por 'valer ouro', até porque, no início de setembro, no triunfo frente ao Gil Vicente (0-2), as duas assistências iniciaram novo ciclo no percurso do jogador de dragão ao peito.

Eustáquio agarrou a titularidade e só não figurou no onze de Conceição por duas ocasiões - uma por opção, em Anadia (0-6), na Taça de Portugal, outra por castigo frente ao Santa Clara (1-1) após expulsão no Clássico com o Benfica (0-1) -, pelo que os números mostram a preponderância do médio para o treinador.

Muitas vezes, cumpriu os 90 minutos, outras, teve de sair a cerca de 20 ou 30 minutos do apito final, mas uma coisa é certa: Stephen Eustáquio virou titular indiscutível para Sérgio Conceição e, caso os números se mantenham neste registo, dificilmente deixará de sê-lo.

Leia Também: "Eustáquio a evoluir no FC Porto? Não se chega ao topo por mero acaso"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório