Bruno Varela completou ontem, sexta-feira, 28 anos, numa altura em que continua a ser uma das figuras incontornáveis do Vitória SC. O guardião português apenas não participou num dos 16 jogos do conjunto vitoriano na presente temporada - referente à Taça de Portugal - e, em mais de metade das partidas, conseguiu deixar a baliza a zeros, tal como qualquer guarda-redes deseja sempre que entra em campo. Mas há mais. Bruno Varela é o único guardião que não sofreu qualquer golo do Benfica em 2022/23.
As águias apenas ficaram em branco na visita ao Vitória SC (0-0), em Guimarães, no passado dia 1 de outubro, sendo que de resto conseguiram sempre marcar, pelo menos, um golo. Bruno Varela é, assim, o único sobrevivente ao 'rolo compressor' aplicado pelo Benfica de Roger Schmidt, que apenas não conseguiu fazer estragos no D. Afonso Henriques. Nos restantes jogos, o Benfica conseguiu marcar em todos eles, contabilizando, ainda com um total de 58 golos marcados ao cabo de 22 jogos.
O dado de Varela ganha maior relevo se colocarmos nesta equação os nomes de Diogo Costa (FC Porto) e Gianluigi Donnarumma (PSG), quiçá, dois dos guarda-redes jovens mais cobiçados do mundo. No caso do internacional italiano, sofreu tanto na Luz como no Parque dos Príncipes.
Além disso, Varela também conseguiu manter a baliza do Vitória sem golos encaixados em mais sete partidas (Paços de Ferreira, Santa Clara, Estoril, Hajduk Split, Desportivo de Chaves e Puskas Akadémia (2).
Segue-se Alvalade
Curiosamente, Bruno Varela terá mais uma tarefa complicada entre mãos, este sábado, na visita do Vitória SC ao Sporting, em pleno Estádio de Alvalade. O guardião português terá de se aplicar para prolongar o registo de jogos sem golos sofridos, perante um Sporting ferido no orgulho por conta da eliminação da Liga dos Campeões.
Leia Também: Ex-jogador do Salzburgo revela "regra não escrita" de Roger Schmidt