Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Benfica volta a marcar seis golos na Europa 24 anos depois

O Benfica goleou hoje o Maccabi Haifa por 6-1, em Israel, a fechar a fase de grupos da 'Champions', conseguindo chegar à meia dúzia de tentos pela primeira vez nas taças europeias de futebol 24 anos depois.

Benfica volta a marcar seis golos na Europa 24 anos depois
Notícias ao Minuto

23:41 - 02/11/22 por Lusa

Desporto Liga dos Campeões

A última vez que os 'encarnados' tinham chegado aos seis golos acontecera em 12 de agosto de 1998, quando golearam na antiga Luz outra equipa israelita, o Beitar Jerusalém, por 6-0.

Mark Pembridge, aos 25 e 80 minutos, Brian Deane, aos 29, José Calado, aos 64, de grande penalidade, Amir Shelach, aos 79, na própria baliza, e Nuno Gomes, aos 85, também de penálti, selaram o triunfo dos comandados de Graeme Souness.

No que respeita a jogos fora, é preciso, no entanto, recuar ainda mais, três décadas, até 1991/92, época em que o conjunto 'encarnado' venceu por 6-0 o Hamrun Spartans, em Malta, em encontro da primeira eliminatória da Taça dos Campeões.

O internacional russo Yuran foi a grande figura desse encontro, disputado em 18 de setembro de 1991, ao conseguir um 'póquer', pertencendo os outros golos a Pacheco, que inaugurou o marcador, e Rui Águas.

Em reduto alheio, o Benfica só chegou, aliás, três vezes aos seis golos, com o recorde a pertencer ao 8-0 conseguido em 30 de setembro de 1965, na casa do Stade Dudelange, em encontro da primeira ronda da Taça dos Campeões.

Pedras (três golos), Manuel Serafim (dois), Yauca (dois) e Santana selaram a vitória benfiquista.

Nessa eliminatória, o 'onze' de Bela Guttmann acabou por selar também a maior goleada de sempre na Europa, com um 10-0 na Luz, com quatro golos de Eusébio, três de José Augusto e um de Ferreira Pinto, Félix Guerreiro e José Torres.

Em casa, o Benfica marcou seis ou mais golos em oito ocasiões, sendo que, no total, e após o 6-1 de hoje ao Maccabi Haifa, são 11 jogos europeus com esse registo.

Gonçalo Ramos, aos 20 minutos, Petar Musa, aos 59, Grimaldo, aos 69, Rafa, aos 73, Henrique Araújo, aos 88, e João Mário, aos 90+2, apontaram os tentos dos 'encarnados', enquanto Tjarron Chery faturou para os anfitriões, aos 26, de grande penalidade.

Com este resultado, o Benfica conquistou o Grupo H, com os mesmos pontos (14), igualdade no confronto direto (dois empates a um), e idênticos golos marcados (16) e sofridos (sete), valendo aos 'encarnados' a vantagem de 9-6 nos golos fora.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório