Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Sporting cai em Arouca e a liderança já está... a 12 pontos

Leões não aproveitaram 'tropeção' do FC Porto e ainda viram o Benfica aumentar a vantagem pontual este sábado. [1-0] Arouca-Sporting: Leões carregam nos últimos minutos

Sporting cai em Arouca e a liderança já está... a 12 pontos
Notícias ao Minuto

22:22 - 29/10/22 por Miguel Simões

Desporto I Liga

O Sporting voltou a tropeçar na I Liga, este sábado, ao perder na deslocação ao reduto do Arouca (1-0), ficando ainda mais longe do título nacional, precisamente antes de um jogo decisivo na Liga dos Campeões, diante do Eintracht Frankfurt.

Num primeiro tempo sem golos, as principais oportunidades pertenceram ao conjunto leonino, mas a turma arouquense também soube como aproximar-se da baliza de Adán, nomeadamente em lances de transição.

O regresso dos balneários trouxe o primeiro e único golo do encontro logo na abertura do segundo tempo, com João Basso a cabecear para o fundo das redes e a criar ainda mais dificuldades na missão do Sporting em reaproximar-se dos principais rivais, sendo que o líder Benfica já está a... 12 pontos. Já o Arouca, ao fim de 13 jogos no histórico de confrontos, conseguiu a primeira vitória frente aos leões.

Ritmo interessante, mas sem golos

Rúben Amorim surpreendeu ao alterar meia dúzia de peças em relação ao jogo com o Tottenham, promovendo as titularidades de Ricardo Esgaio, Dário Essugo, Pedro Gonçalves, Rochinha, Nazinho e Arthur Gomes - estes últimos dois nunca tinham atuado de início.

O Sporting entrou melhor e Pedro Gonçalves até foi o primeiro a criar perigo na cobrança de um livre direto, sendo que também as investidas de Rochinha e Francisco Trincão serviram para testar a atenção do adversário.

Do outro lado, André Bukia registou dois remates, um deles para defesa complicada de Adán, antes de Ricardo Esgaio fechar o primeiro tempo com uma grande ocasião para inaugurar o marcador, ele que chegou a reclamar grande penalidade na reta inicial da partida.

Golpe fatal logo no reatar

As equipas regressaram dos balneários sem alterações e a verdade é que o marcador não tardou em mexer. Logo a abrir a segunda metade, David Simão cobrou um pontapé de canto e João Basso saltou mais alto, entre Nazinho e Essugo, a cabecear para o fundo das redes e a surpreender o Sporting.

Rúben Amorim não hesitou em mexer e, após a tripla substituição com as entradas de Pedro Porro, Manuel Ugarte e St. Juste, o técnico leonino acabaria por esgotar as alterações aos 58 minutos, colocando Nuno Santos e Marcus Edwards em campo.

Em parte, as mudanças mexeram com o jogo e, sensivelmente a meio do segundo tempo, foi Porro quem protagonizou uma das oportunidades mais flagrantes, quando ficou na cara do guardião adversário e atirou ao lado.

Armando Evangelista foi respondendo com algumas alterações na lógica de controlar a partida e, apesar de estar mais recuada no terreno, não só evitou um grande número de oportunidades do Sporting, como ainda conseguiu ir saindo no contra-ataque.

No 'pressing' final dos leões, Coates e Pedro Gonçalves estiveram muito perto de empatar a partida, mas a verdade é que o marcador não sofreu mais alterações.

Com este resultado, o Sporting mantém os mesmos 19 pontos na quarta posição e fica agora a quatro do FC Porto (que tropeçou nos Açores) e a 12 do Benfica. Já o Arouca é agora oitavo classificado, com 16 pontos.

Momento do jogo: Inevitavelmente, o lance que decide o resultado final. O Arouca aproveitou da melhor forma a entrada positiva no segundo tempo e João Basso assinou o único golo da partida.

Leia Também: Ricardo Esgaio pediu penálti neste lance. Rui Costa mandou seguir

Leia Também: João Basso saltou mais alto e colocou o Arouca a vencer o Sporting

Onzes

Arouca: De Arruabarrena; Tiago Esgaio, Basso, Opoku, Quaresma; David Simão, Soro, Alan Ruiz; Antony, Dabbagh e Bukia.

Sporting: Antonio Adán; Gonçalo Inácio, Sebastián Coates, Matheus Reis; Ricardo Esgaio, Pedro Gonçalves, Dário Essugo, Nazinho; Arthur Gomes. Francisco Trincão e Rochinha

Antevisão

O Sporting volta a competir na I Liga, este sábado, na deslocação ao reduto do Arouca, em jogo a contar para a 11.ª jornada do campeonato português.

Os leões têm pautado a época por uma forte irregularidade e, após as derrotas com Olympique Marseille e Varzim, o triunfo diante do Casa Pia e o empate frente ao Tottenham acabaram por dar um maior alento à equipa de Rúben Amorim.

A formação verde e branca desloca-se, assim, a um terreno onde só sabe vencer, num histórico que ganha ainda mais força se enquadrarmos todos os 12 duelos vencidos pelos leões frente aos arouquenses. Tudo isto a três dias de defrontar o Eintracht Frankfurt, num decisivo duelo com o apuramento para os 'oitavos' da Liga dos Campeões.

Já o Arouca está sem perder há cinco jogos e, em caso de triunfo, pode aproximar-se da zona europeia, ainda que esteja apenas quatro pontos acima da linha de água.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 deste sábado, será ajuizado por Rui Costa e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Arouca-Sporting: Regresso ao campeonato com missão europeia em mente

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório