Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Tottenham estraga noite ao Sporting e deixa decisões para a última ronda

Leões tiveram a vitória na mão e saíram de Londres com apenas um ponto. VAR anulou golo no último minuto.

Tottenham estraga noite ao Sporting e deixa decisões para a última ronda
Notícias ao Minuto

21:56 - 26/10/22 por Tiago Antunes

Desporto Liga dos Campeões

O Sporting empatou nesta quarta-feira com o Tottenham 1-1, em jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os leões tiveram nas mãos a liderança do grupo, mas não resistiram ao ímpeto dos ingleses.

Marcus Edwards foi autor do primeiro golo da partida, numa grande combinação com Paulinho. O ataque do Sporting, que contou ainda com Trincão, não sentiu a ausência de Pedro Gonçalves, indisponível para este jogo por suspensão. Já na segunda parte, com o Sporting encustado às cordas, Bentancur saltou e bateu Adán de cabeça, que pediu falta. No último minuto de jogo, Kane marcou golo, mas o VAR anulou.

Com este resultado, e porque o Eintracht Frankfurt bateu o Marseille no outro jogo do grupo, o Sporting vai poder lutar pelo apuramento. O Tottenham é líder com oito pontos, os leões ficam com sete no segundo lugar, em igualdade com os alemães. A decisão fica para Alvalade, na última jornada da fase de grupos.

Filme do jogo

O leão está vivo... mas mata-se a ele próprio. A vencer em Londres, o Sporting desceu linhas, deu espaço ao Tottenham para crescer e voltou para Lisboa com um ponto num jogo em que teve os três pontos na mão.

O Sporting regressou aos triunfos na última jornada da I Liga, ainda que nada fácil desde o início. Já o Tottenham, que vem em desvantagem no confronto direto com os leões, perdeu as duas últimas partidas, as duas na Premier League. Numa partida entre duas equipas em momentos antagónicos, o conjunto verde e branco agigantou-se, como o momento exigia.

Paulinho fez o mesmo trabaho que fez contra o Casa Pia. Em momentos em que a equipa não conseguia ligar-se ao ataque, o experiente avançado recuou metros para receber a bola. Foi neses momentos que a defesa dos spurs se desfez.

A linha defensiva do Sporting também não fez melhor serviço. Por vezes, quando o Tottenham arrancou verticalmente, Matheus Reis, principalmente, não conseguiu travar as arrancadas de Lucas Moura pelas costas. Foi valendo a atenção de Adán, que saiu dos postes por várias vezes para afastar o perigo.

A equipa dos leões só tinha uma ideia de jogo: bola em Adán, passe tenso para Paulinho e entrega para um dos extremos.Foi sempre assim que o Sporting conseguiu bater a pressão alta dos londrinos e, aos 22 minutos, marcar golo. Edwards combinou na perfeição com Paulinho, arrancou endiabrado com espaço central e, do meio da rua, bateu rasteiro e cruzado à baliza de Lloris, que se esticou, mas não evitou a festa leonina.

O Tottenham foi tentanto sufocar o Sporting, mas o bloco baixo dos leões impediu qualquer avanço. Jogando a bola diretamente da defesa para o ataque também não funcionou para os ingleses. Foi preciso ser Harry Kane a explorar um espaço mal coberto pelo meio campo luso para que os londrinos conseguissem desbloquear uma jogada. O intervalo tardava para o Sporting, a necessidade de quebrar o ritmo do jogo era importante e Coates até tentou marcar golo com a mão. Mau resultado, já que ficou condicionado com um cartão amarelo.

A segunda parte não correu de feição para os leões. Sabendo que o Tottenham ia correr o dobro pelo golo do empate, Rúben Amorim mandou a equipa defender compacta. Foi aí que o Sporting perdeu a sua vertigem ofensiva, que tinha sido imagem de marca na primeira parte. As entradas de Nazinho e Mateus Fernandes não melhoraram o jogo da equipa e teve de ser Adán a travar o ímpeto do Tottenham.

A cada minuto que passava rumo aos 90, o sufoco era maior. Rúben Amorim não acertou nas mexidas e hipotecou a vitória aos leões. Completamente encostados às cordas, os lusos sofreram o golo do empate, por Bentancur, numa altura em que as peças ofensivas de maior calibre já não estavam em jogo. Flávio Nazinho perdeu duas oportunidades cruciais em frente à baliza e deu força à tese. No último suspiro, o golo de Kane podia ter sentenciado o jogo. Graças aos 'santinhos' do VAR, tudo ficou empatado.

Este empate não deverá ter grande sabor para uma equipa que teve tudo para vencer. Ainda assim, o Sporting ganha grande esperança, tendo de agradecer ao Eintracht Frankfurt por ter batido o Marseille. Os leões vão dormir no segundo lugar  do grupo e as hipóteses de apuramento para os 'oitavos' são enormes. Tudo o que falta ao emblema verde e branco é bater os alemães em Alvalade, tal como fez no Deutsche Bank Park.

Momento do jogo: As substituições de Rúben Amorim. A equipa piorou, ficou sem referências ofensivas e encostou-se à sua baliza, dando demasiado espaço para um Tottenham em apuros poder agigantar-se.

Onzes iniciais

Tottenham: Lloris; Doherty, Dier, Romero, Davies, Perisic; Bentancur, Hojbjerg; Lucas Moura, Son, Kane.

Sporting: Adán; Inácio, Coates, Matheus Reis; Porro, Ugarte, Morita, Nuno Santos; Trincão, Edwards, Paulinho.

Antevisão

O Sporting vai defrontar nesta quarta-feira o Tottenham, em jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os leões vão ter pela frente o líder do grupo num jogo de 'quase tudo ou quase nada'.

Em caso de vitória, os leões não garantem ainda o apuramento para os 'oitavos', mas atrasam o apuramento dos ingleses e ficam dependentes do último jogo da fase para saberem se seguem em frente na Liga milionária ou se descem à Liga Europa. Por outro lado, se o Tottenham bater os leões em casa, fica desde já apurado e pode hipotecar o grande objetivo dos leões, que ficarão em maiores apuros se o Marseille vencer o Eintracht Frankfurt.

O Tottenham-Sporting joga-se nesta quarta-feira, no Tottenham Hotspur Stadium, a partir das 20h00 e poderá acompanhar a par e passo as incidências da partida aqui no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Regresso à vista? O onze provável do Sporting ante o Tottenham

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório