Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 28º

Estrelas desceram à terra e viram o poder da Luz: As notas do Benfica-PSG

O campeão gaulês, mesmo com a chuva de estrelas e petrodólares, acabou por ficar ‘enjaulado’ na vitrine de bom futebol proporcionado pelos encarnados.

Estrelas desceram à terra e viram o poder da Luz: As notas do Benfica-PSG
Notícias ao Minuto

08:02 - 06/10/22 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

O Benfica conseguiu, esta quarta-feira, travar o poder dos milhões, e conseguir um fabuloso empate (1-1) diante do Paris Saint-Germain.

As águias cedo levantaram voo e nos primeiros 20 minutos criaram três ocasiões de golo para ‘explodir’ o marcador na Luz. Porém, e com tanta magia do outro lado, Messi acabou por puxar da ‘varinha’ e marcar um golo ‘fabulástico’. O Benfica continuou a não se encolher, e a mostrar forte coesão no meio-campo, e na criação de espaços entre os centrais do campeão gaulês.

Donnarumma era forçado a trabalhos dobrados na baliza do topo norte, mas, na verdade, já no final da primeira parte, não conseguiu evitar o dissabor de Danilo, que introduziu a bola na própria baliza. No decorrer da etapa complementar, inverteram-se os papéis e foi Vlachodimos a protagonizar uma ‘paleta’ de enormes defesas. Uma, duas, três, quatro, cinco vezes, o grego teve reflexos de ‘homem-aranha’ para negar a festa aos pupilos de Galtier.

Porém, o Benfica também se mantinha com olhos no reduto mais ofensivo e, por duas ocasiões, no decorrer da etapa complementar, as águias estiveram perto do golo: primeiro por Otamendi, com a bola a passar perto do poste direito da baliza do guardião italiano, e, posteriormente, na sequência de uma jogada maradoniana de Rafa que quase acabava em golo.

Contas feitas, águias e gauleses partilham a liderança do Grupo H, com sete pontos, a Juventus segue no terceiro lugar com três pontos e o Maccabi Haifa, ainda no último posto, permanece sem pontuar.

Vamos então às notas de destaque desta partida:

Figura

Vlachodimos voou na segunda para uma exibição sublime que lhe valeu o prémio de homem do jogo. Se Donnarumma, nomeadamente na primeira parte, esteve em grande plano, na etapa complementar o homólogo do Benfica fez questão de recolher os louros. Negou o golo a Neymar, a Mbappé, a Messi, enfim, foi um recital de reflexos e de fotografias para mais tarde recordar.

Surpresa

António Silva já não se pode constituir uma surpresa a nível absoluto, mas a verdade é que já é de arregalar os olhos a maturidade e a consistência que o central de 18 anos já apresenta em campo. Bom no desarme e no alívio, mas também em redutos mais adiantados mostrou do que é capaz, após estar perto de marcar, no decorrer da primeira parte, na sequência de um remate na zona da grande penalidade.

Desilusão

Danilo acabou por contar alguns cortes preciosos e que valeram ‘vidas extras’ ao Paris Saint-Germain, mas acabou por colocar a maior nódoa no cardápio parisiense ao marcar na sua própria baliza no final da etapa inicial do encontro.

Treinadores

Roger Schmidt manteve-se fiel ao seu ‘onze’ intocável, mas também aos seus ideais. Nem perante o colosso Paris Saint-Germain, o técnico alemão baixou a guarda, mantendo as linhas subidas e bastante compactas numa zona alta do terreno. Schmidt ganhou ainda mais músculo, após este encontro, e, certamente, a plateia da Luz já se esqueceu da exibição e dois pontos que voaram em Guimarães.

Christophe Galtier conta no seu ‘menu’ com ingredientes premium, mas, certamente, nem sempre o bolo é possível ser cozinhado em qualquer tipo de bancada. O técnico do Paris Saint-Germain foi surpreendido pelo arranque em ‘quinta mudança’ do Benfica e apenas o ‘fabulástico’ golo de Messi atenou a vertigem encarnada. As substituições, na sua maioria nos últimos 10 minutos, pouco ou nada acrescentaram ao jogo do campeão gaulês.

Árbitro da partida

Gil Manzano esteve longe de convencer a plateia da Luz. Apesar de não cometer nenhum erro de palmatória, o árbitro espanhol não esteve nada acertado no que diz respeito ao critério disciplinar.

Leia Também: Eis a forma apoteótica como o público da Luz aplaudiu o jogo do Benfica

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório