Powered bySolverde
Disclaimer

Estrelas desceram à terra e viram o poder da Luz: As notas do Benfica-PSG

O campeão gaulês, mesmo com a chuva de estrelas e petrodólares, acabou por ficar ‘enjaulado’ na vitrine de bom futebol proporcionado pelos encarnados.

SL Benfica v Paris Saint-Germain: Group H - UEFA Champions League

© Getty Images

Ricardo Santos Fernandes
06/10/2022 08:02 ‧ 06/10/2022 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Análise

O Benfica conseguiu, esta quarta-feira, travar o poder dos milhões, e conseguir um fabuloso empate (1-1) diante do Paris Saint-Germain.

As águias cedo levantaram voo e nos primeiros 20 minutos criaram três ocasiões de golo para ‘explodir’ o marcador na Luz. Porém, e com tanta magia do outro lado, Messi acabou por puxar da ‘varinha’ e marcar um golo ‘fabulástico’. O Benfica continuou a não se encolher, e a mostrar forte coesão no meio-campo, e na criação de espaços entre os centrais do campeão gaulês.

Donnarumma era forçado a trabalhos dobrados na baliza do topo norte, mas, na verdade, já no final da primeira parte, não conseguiu evitar o dissabor de Danilo, que introduziu a bola na própria baliza. No decorrer da etapa complementar, inverteram-se os papéis e foi Vlachodimos a protagonizar uma ‘paleta’ de enormes defesas. Uma, duas, três, quatro, cinco vezes, o grego teve reflexos de ‘homem-aranha’ para negar a festa aos pupilos de Galtier.

Porém, o Benfica também se mantinha com olhos no reduto mais ofensivo e, por duas ocasiões, no decorrer da etapa complementar, as águias estiveram perto do golo: primeiro por Otamendi, com a bola a passar perto do poste direito da baliza do guardião italiano, e, posteriormente, na sequência de uma jogada maradoniana de Rafa que quase acabava em golo.

Contas feitas, águias e gauleses partilham a liderança do Grupo H, com sete pontos, a Juventus segue no terceiro lugar com três pontos e o Maccabi Haifa, ainda no último posto, permanece sem pontuar.

Vamos então às notas de destaque desta partida:

Figura

Vlachodimos voou na segunda para uma exibição sublime que lhe valeu o prémio de homem do jogo. Se Donnarumma, nomeadamente na primeira parte, esteve em grande plano, na etapa complementar o homólogo do Benfica fez questão de recolher os louros. Negou o golo a Neymar, a Mbappé, a Messi, enfim, foi um recital de reflexos e de fotografias para mais tarde recordar.

Surpresa

António Silva já não se pode constituir uma surpresa a nível absoluto, mas a verdade é que já é de arregalar os olhos a maturidade e a consistência que o central de 18 anos já apresenta em campo. Bom no desarme e no alívio, mas também em redutos mais adiantados mostrou do que é capaz, após estar perto de marcar, no decorrer da primeira parte, na sequência de um remate na zona da grande penalidade.

Desilusão

Danilo acabou por contar alguns cortes preciosos e que valeram ‘vidas extras’ ao Paris Saint-Germain, mas acabou por colocar a maior nódoa no cardápio parisiense ao marcar na sua própria baliza no final da etapa inicial do encontro.

Treinadores

Roger Schmidt manteve-se fiel ao seu ‘onze’ intocável, mas também aos seus ideais. Nem perante o colosso Paris Saint-Germain, o técnico alemão baixou a guarda, mantendo as linhas subidas e bastante compactas numa zona alta do terreno. Schmidt ganhou ainda mais músculo, após este encontro, e, certamente, a plateia da Luz já se esqueceu da exibição e dois pontos que voaram em Guimarães.

Christophe Galtier conta no seu ‘menu’ com ingredientes premium, mas, certamente, nem sempre o bolo é possível ser cozinhado em qualquer tipo de bancada. O técnico do Paris Saint-Germain foi surpreendido pelo arranque em ‘quinta mudança’ do Benfica e apenas o ‘fabulástico’ golo de Messi atenou a vertigem encarnada. As substituições, na sua maioria nos últimos 10 minutos, pouco ou nada acrescentaram ao jogo do campeão gaulês.

Árbitro da partida

Gil Manzano esteve longe de convencer a plateia da Luz. Apesar de não cometer nenhum erro de palmatória, o árbitro espanhol não esteve nada acertado no que diz respeito ao critério disciplinar.

Leia Também: Eis a forma apoteótica como o público da Luz aplaudiu o jogo do Benfica

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Futsal

Raul Moreira envolto em polémica: "Ou ganha o Benfica, ou matamos alguém"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Fórmula 1

Do filme à vida real. Brad Pitt pilotou um McLaren de Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas