Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

O leão que vira 'petit lion' quando viaja até solo francês

Sporting desloca-se esta terça-feira até Marselha para disputar a partida da terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Ainda assim, as visitas a território francês não têm corrido bem aos verde e brancos.

O leão que vira 'petit lion' quando viaja até solo francês
Notícias ao Minuto

08:00 - 03/10/22 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

O Sporting regressa, esta terça-feira, a um jogo em solo francês para defrontar o Marseille, em jogo da terceira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, uma deslocação que não será, de todo, fácil para os leões.

Apesar de somarem por vitórias os dois jogos já realizados nesta fase da prova, os verde e brancos terão pela frente o segundo classificado do campeonato local, que tem estado em bom momento de forma neste arranque de época, mas também terão contra si o histórico recente de jogos que realizaram em solo gaulês.

Por outro lado, e a favor da equipa de Rúben Amorim, joga o facto dos gauleses terem, até ao momento, uma péssima carreira na edição 2022/23 da Liga dos Campeões, com derrotas frente a Tottenham e Eintracht Frankfurt.

Mais derrotas do que vitórias em França

A partida desta terça-feira, na cidade de Marselha, vai ser a décima que os verde e brancos vão realizar em França e o saldo nas nove partidas anteriores não é nada positivo para o atual líder do grupo D da Liga dos Campeões. Nas últimas deslocações a França, o Sporting averbou quatro derrotas e conseguiu apenas duas vitórias, contanto ainda com três empates.

O encontro contra o Marseille, que será disputado à porta fechada, no Estádio Velódrome, na sequência do castigo aplicado pela UEFA aos marselheses, será, certamente, um bom ponto de partida para os leões reescreverem esta história negativa em solo gaulês e continuarem a carreira positiva que têm vindo a apresentar na edição deste ano na Liga dos Campeões.

Maior vitória contra o Bordeaux. Marseille é um estreante

Foi no longínquo ano de 1965 que o Sporting somou a maior vitória em jogos disputados em solo gaulês. Contra o Bordeaux, clube agora nas ruas da amargura, os verde e brancos golearam por 4-0, em jogo relativo Taça das Cidades com Feiras. A outra vitória em França foi contra o Lille, em 2010/11, em jogo a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Por seu turno, as quatro derrotas que os comandados de Rúben Amorim somaram em território francês foram contra AS Monaco, Metz, Bastia e St. Étienne, a última das quais diante dos monegascos em 1997, numa partida a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Ainda assim, apesar de somarem duas vitórias, três empate e quatro derrotas frente a conjuntos 'gauleses', o saldo de golos marcados e sofridos está quase equilibrado. Foram 13 tiros certeiros contra 14 consentidos.

Na 'peugada' do Sporting estão o Eintracht Frankfurt e o Tottenham, ambos com três pontos, que têm duelo agendado para solo germânico. Independentemente do que acontecer em Marselha e na Alemanha, os verdes e brancos continuaram líderes do grupo D, face à vantagem que detêm no confronto direto com Eintracht e Tottenham.

Os jogos do Sporting em solo francês

Época Adversário Resultado Competição
1963/64 Lyon 0-0 (empate) Taça das Taças
1965/66 Bordeaux 0-4 (vitória) Taça das Cidades com Feira
1974/75 Saint-Étienne 2-0 (derrota) Taça dos Campeões Europeus

1977/78

Bastia 3-2 (derrota) Taça UEFA
1984/85 Auxerre 2-2 (empate) Taça UEFA
1996/97 Metz 2-0 (derrota) Taça UEFA
1996/97 Montpellier 1-1 (empate) Taça UEFA
1997/98 AS Monaco 3-2 (derrota) Liga dos Campeões
2010/11 Lille 1-2 (vitória) Liga Europa

Leia Também: Sporting continua a preparar visita a Marselha com cinco baixas

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório