Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Benfica perde primeiros pontos em Guimarães, mas segue na liderança

Nulo em Guimarães foi consequência da noite pouco inspirada dos comandados de Roger Schmidt. Ao fim de 14 jogos, as águias ficaram em branco e não conseguiram vencer pela primeira vez esta temporada.

Benfica perde primeiros pontos em Guimarães, mas segue na liderança
Notícias ao Minuto

22:26 - 01/10/22 por Francisco Amaral Santos

Desporto I Liga

O Benfica não foi além de um nulo, este sábado, na visita ao Vitória SC (0-0), em jogo da 8.ª jornada da I Liga. Ao 14.º jogo da temporada, as águias tropeçaram pela primeira vez depois de um ciclo 100% vitorioso. A exibição cinzenta em Guimarães só valeu, por isso, um ponto, mas a liderança isolada continua a ser dos encarnados, até porque o Sp. Braga foi derrotado, 24 horas antes, pelo FC Porto. 

Filme do jogo

A primeira parte abriu com o Vitória SC a querer comandar o jogo e a povoar a zona central do terreno para empurrar o Benfica para os corredores. As águias ficavam, assim, com menos argumentos na hora de organizar os ataques e os primeiros 20 minutos foram quase praticamente controlados pela equipa da casa. 

Só a partir do meio dos primeiros 45 minutos é que o Benfica começou encontrar espaços e conseguir criar alguns lances de perigo junto da baliza à guarda de Bruno Varela. A melhor ocasião foi desperdiçada por Rafa, depois de ter sido lançado por António Silva e tirado o guardião vitoriano do caminho, mas sem conseguir, porém, atirar à baliza. 

O intervalo chegou e a sensação que ficava em campo era a de que o Benfica teria que fazer muito mais para levar de vencida este Vitória SC compacto e coeso, mas com um trio atacante ousado e que estava a dar muito trabalho à defensiva encarnada. 

Na segunda parte o Benfica compareceu em campo com vontade de pegar no jogo e em chegar o mais rápido possível ao golo que trouxesse alguma tranquilidade em Guimarães. O Vitória SC, por seu turno, reentrou no jogo mais expectante, algo que até pareceu ser previamente definido pelo treinador Moreno. 

As águias continuavam sem conseguir visar a baliza de Varela com sucesso, já com Draxler, Aursnes e Musa lançados por Schmidt, mas aos 72 minutos o árbitro Rui Costa assinalou uma falta de Odysseas sobre Safira na grande área. No entanto, o VAR entrou em ação para chamar Rui Costa a ver as imagens que, momentos depois, acabaria por reverter a decisão e mostrar o cartão amarelo ao avançado do Vitória SC por entender que existiu simulação. 

Os golos tardavam em aparecer e o nulo acabaria mesmo por imperar ao cabo dos 90 minutos. O empate acaba por ser mais do que justo, uma vez que o Vitória foi muito competente a defender e aproveitou a noite pouco inspirada das águias. 

Feitas as contas, o Benfica contabiliza agora 22 pontos, prossegue na liderança isolada, seguindo-se FC Porto e Sp. Braga com menos três pontos. O Vitória SC, por seu turno, mantém-se no nono lugar com 11 pontos. 

Momento do jogo: O penálti revertido após consulta do VAR trouxe a certeza que a noite em Guimarães dificilmente contaria com golos. O empate foi o resultado que esteve sempre espelhado ao longo dos 90 minutos. 

Equipas iniciais 

ONZE DO VITÓRIA SC: Bruno Varela; André Amaro, Villanueva, Afonso, Zé Carlos; Tiago Silva, André André, Bamba; Nélson da Luz, Jota Silva e Anderson. 

ONZE DO BENFICA: Odysseas, Bah, Otamendi, António Silva, Grimaldo, Florentino, Enzo, Neres, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos.

Antevisão

O Benfica visita, este sábado, o Vitória SC em jogo da 8.ª jornada da I Liga. Com 13 vitórias em outros tantos jogos, as águias tentam prosseguir o ciclo 100% vitorioso em Guimarães, quatro dias antes de receber o PSG no Estádio da Luz, em mais um jogo para a Liga dos Campeões. 

O Vitória SC, porém, promete vender cara a derrota e contará, como habitualmente, com uma massa adepta a cantar do primeiro ao último minuto. 

Siga em direto, a partir das 20h30, todas as incidências da partida entre vitorianos e águias no Desporto ao Minuto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório