Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Ivo Vieira sobre plano usado em Alvalade: "Arrependo-me profundamente"

Técnico do Gil Vicente falou sobre a mudança de estratégia para controlar o Sporting, que acabou por não dar o resultado que procurava.

Ivo Vieira sobre plano usado em Alvalade: "Arrependo-me profundamente"
Notícias ao Minuto

21:25 - 30/09/22 por Notícias ao Minuto

Desporto I Liga

Análise: É muito simples. O Sporting ganhou porque foi melhor. Nós, na primeira parte, não estivemos no jogo, obviamente, por responsabilidade minha. Montámos uma estratégia para tentar anular o jogo interior do Sporting e a profundidade. Não fomos capazes de fazê-lo. Mudámos um pouco a matriz de jogo para tentar estancar e sair em transição, mas não conseguimos ter bola. Não fomos uma equipa ofensiva, nem pouco mais ou menos. Na segunda parte, alterámos e, aí sim, fomos ao encontro daquilo que é a nossa equipa, correndo mais riscos, mas a tentar discutir os segundos 45 minutos. A equipa conseguiu fazer um golo, já na parte final do jogo, e sofremos outro. A estratégia, da minha parte, não foi a melhor, e assumo essa responsabilidade.

Linha de cinco na defesa: A ideia não era jogar com uma linha de cinco definida. Queríamos tentar estancar o ímpeto ofensivo que o Sporting tem e jogar na largura, com os extremos. Queríamos partir para esse momento para não ter de recorrer a um médio a encaixar nessa linha. Aconteceu na segunda parte, mas viu-se alguns espaços que o Sporting podia ter aproveitado, e aproveitou. Sabíamos que, com a continuidade de jogadores que apareciam na linha defensiva, íamos permitir muito espaço a jogadores rápidos. Arrependo-me profundamente de começar com os três centrais e dois laterais, porque, com bola, a ideia era chegar com mais gente à frente. Na primeira parte, praticamente não rematámos à baliza. Tenho de admitir que errei. Agora, é tentar trabalhar para a próxima de luta e pensar no que fizemos de menos bom. Eles estão habituados a um sistema que eu mudei, e não correu bem.

Gil Vicente marcou tarde demais: Na primeira parte, fiquei dececionado comigo mesmo quanto ao comportamento do jogo. Os atletas levaram a nossa ideia para o jogo, mas não conseguimos ferir o Sporting. Na segunda parte, entrámos com 4x3x3, tivemos mais bola, chegámos mais à frente. Podíamos ter tomado melhores decisões, e, marcando, podíamos reentrar no jogo. Depois, o Sporting faz o 3-0 e colocou-nos, praticamente, fora do jogo.

Gil Vicente a crescer: Sabíamos que a tarefa era difícil, perante um adversário forte, a jogar em casa, com dinâmicas muito interessantes. Sabíamos que não seria fácil, mesmo numa fase muito boa. A equipa vinha a crescer. Somos conscientes, queríamos outro resultado e outro jogo para dar continuidade. Também houve muito mérito do Sporting e demérito da minha estratégia, mas o futebol é assim. Agora, é focar no próximo jogo, já na sexta-feira, e tentar dar uma imagem diferente.

Leia Também: "Regresso às vitórias? Numa equipa grande, basta um jogo para mudar tudo"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório