Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

FC Porto-Sp. Braga: Dois pretendentes ao segundo lugar da I Liga

Três pontos podem deixar minhotos colados ao Benfica como podem colocar os dragões a meio caminho no pódio.

FC Porto-Sp. Braga: Dois pretendentes ao segundo lugar da I Liga
Notícias ao Minuto

08:04 - 30/09/22 por Tiago Antunes

Desporto Antevisão

FC Porto e Sp. Braga vão ser os protagonistas desta oitava jornada da I Liga. Dragões e arsenalistas vão defrontar-se no regresso da prova, depois da pausa para as seleções, num jogo de extrema importância para as contas do pódio do campeonato.

O Sp. Braga é o segundo colocado com 19 pontos, seguido imediatamente pelo FC Porto, com 16. Em caso de vitória, os minhotos pressionam o Benfica, que leva 21 pontos no topo da tabela. Se a equipa de Artur Jorge escorregar, será apanhada pelo campeão nacional.

O momento das duas equipas é quase antagónico. Enquanto o Sp. Braga segue invicto nesta temporada, com uma série tremenda de vitórias na I Liga e nas provas europeias, o FC Porto sofreu duas derrotas pesadas para o nível anímico da equipa, além do empate no Estádio António Coimbra da Mota, frente ao Estoril.

Para esta partida, Pepe e Otávio poderão ser novidades. Sérgio Conceição conta com quase todos os jogadores do plantel, podendo ter dúvidas quanto aos internacionais, que chegaram recentemente ao Olival.

O FC Porto-Sp. Braga tem apito inicial às 21h15 desta sexta-feira e poderá acompanhar a par e passo as incidências desse jogo aqui no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

Sérgio Conceição

O que espera do Sp. Braga? Nós trabalhamos todos os aspetos do jogo que pensamos que possam ser importantes no jogo, olhando para aquilo que é o adversário e o seu percurso. Há coisas que devemos continuar a trabalhar e a melhorar na equipa.

Análise: O que é importante é isso mesmo, é o jogo, é prepará-lo da melhor forma. Tive a oportunidade de ver os títulos da conferência do Artur Jorge, ele não se referiu ao FC Porto. Disse apenas que deviam manter a identidade. Eu sou igual, devemos ser iguais a nós, vai ser um jogo contra um candidato de alguns anos, que é o Sp. Braga, mas estamos focados em ganhar. Este jogo não aparece na melhor altura e atrasámo-nos na conferência por dois motivos: estávamos à espera do Uribe, que apanhou um voo direto para aqui, para ser avaliado, e porque o Eduardo [fisiologista] teve um discurso de 20 minutos. Fala muito e faz anos hoje. Mas devemos lutar pela vitória, é o que nos interessa.

Momento da equipa: Podemos e devemos nos agarrar ao trabalho. Em Vila do Conde, tivemos uma primeira parte horrível, a pior desde sempre. A abordagem ao jogo da Liga dos Campeões, que foi o pior de todos da prova desde que estou à frente da equipa, foi má, foi um mau jogo. Em Vila do Conde, não considero que tenha sido mau, eles foram mais eficazes, é o futebol. Com o Brugge, sim, foi um mau jogo em todos os sentidos. Tentámos dar uma boa resposta no Estoril, não estamos a entrar bem nos jogos, mas tem a ver com o trabalho. Tem a ver com a mudança, com jogadores que tem uma história no clube, jogadores que têm de estar no 'red line', no limite. Podemos mudar o carácter de um ou outro jogador, têm o seu tempo de adaptação. Há fatores ligados também ao meu trabalho, naquilo que é a composição do onze, a estratégia do jogo, mas estamos a minimizar os fatores para melhorar a prestação da equipa.

Jogadores indisponíveis: Uribe veio com uma lesão no pulso, tem de ser avaliado. Pepe teve melhor recuperação que o Otávio.
 
Análise ao Sp. Braga: Disse que não íamos falar muito sobre o adversário, mas olhando de forma rápida, é um 4x4x2 clássico, os avançados são muito combativos, os alas atacam por fora e defendem por dentro, tem laterais interessantes, o Al Musrati é a âncora da equipa. Há várias dinâmicas, mas é um 4x4x2 que já usei, têm dinâmicas interessantes, colocam muitos jogadores no ataque, são jogadores humildes, que trabalham bem. Depois têm os miúdos que são uma lufada de ar fresco. Têm um grupo de trabalho interessante, um treinador que conhece bem a casa. É isto e já falei demais do Sp. Braga, não queria falar tanto.

Artur Jorge

Luta pelo título: Quero continuar a sentir-me livre para defender o que é a nossa identidade e isso é-me garantido pela ambição dos meus atletas e pela minha. Vamos procurar ser iguais a nós próprios. Claro que vamos ter momentos em que teremos que ser muito valentes a defender, ferozmente capazes de defender a nossa invencibilidade. Prometo um Braga determinado, estrategicamente aqui e ali com uma ou outra variante, mas com o objetivo de vencer em casa deste adversário.

FC Porto fragilizado: É um adversário muito forte, como sempre, uma equipa muito competente e que irá jogar para ganhar. Cabe-nos a nós ser um adversário muito difícil para eles. Vamos procurar ser iguais a nós próprios e não fugir da nossa identidade.

Perigos do jogo: O que mais temo é não conseguirmos fazer o que preparámos esta semana, trabalhámos muito para chegar a este jogo, que será de muita exigência, na máxima força. Vamos seguramente ao Dragão para vencer, vamos com a mesma ambição de todos os jogos, determinados, e queremos continuar com o mesmo espírito. À oitava jornada, não vamos rever os nossos objetivos.

Jogadores em dúvida: Alguns têm estado condicionados, outros [Diego Lainez e Rodrigo Gomes] chegaram apenas ontem [quarta-feira] das seleções e só hoje vão treinar. Vamos perceber o seu estado.

Últimos resultados

FC Porto: V-D-V-D-E

Sp. Braga: V-V-V-V-V

Últimos onzes

FC Porto: Diogo Costa; Rodrigo Conceição, Fábio Cardoso, David Carmo, Zaidu; Uribe, Eustáquio, Pepê, André Franco; Taremi, Evanilson.

Sp. Braga: Matheus; Fabiano, Paulo Oliveira, Tormena, Sequeira; Racic, André Horta, Ricardo Horta, Iuri Medeiros; Abel Ruiz, Banza.

Ausências

FC Porto: Uribe, Pepe, Otávio (em dúvida)

Sp. Braga: Victor Goméz, Niakaté (lesionados)

Leia Também: Artur Jorge promete Sporting de Braga a querer ganhar no Dragão

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório