Procurar

Guilherme Fonseca termina em quarto nos Jogos Mundiais

O português Guilherme Fonseca terminou hoje em quarto nos Jogos Mundiais de Associação Internacional de Surf (ISA), após ter chegado à final da competição disputada em Huntington Beach, nos Estados Unidos.

Guilherme Fonseca termina em quarto nos Jogos Mundiais

© Lusa

Lusa
24/09/2022 20:21 ‧ há 3 anos por Lusa

Desporto

Surf

O surfista de Peniche, de 25 anos, assegurou a melhor classificação lusa na competição, ao somar 9,36 pontos no 'heat' decisivo (4,83 e 4,53), vencido pelo japonês Kanoa Igarashi (15,96), que deixou o indonésio Rio Waida (14,04) e o australiano Jackson Baker (11,67) com as medalhas de prata e bronze, respetivamente.

Igarashi, vice-campeão olímpico em Tóquio2020 e que residiu em Portugal, contribuiu para a conquista, nesta competição, de uma vaga para o Japão para os Jogos Olímpicos Paris2024.

Por definir está ainda a vaga feminina, com a disputa da final, depois de a portuguesa Teresa Bonvalot ter desistido, por lesão, terminando no sexto lugar.

A surfista cascalense abandonou a competição feminina, devido a lesão, depois de ter assegurado a presença na sexta ronda do quadro principal, a última antes da final, frente à norte-americana Kirra Pinkerton, à francesa Pauline Ado e à peruana Daniella Rosas.

"Depois de avaliada pela equipa médica, aparentemente, não é uma lesão grave. Mesmo assim, decidimos em conjunto que a decisão mais acertada era não competir, pois existia a possibilidade de agravamento da lesão. Assim sendo, com muita pena e frustração, abandono a competição da ISA com o foco de me preparar para as competições futuras", afirmou a surfista natural de Cascais, medalha de bronze nos Mundiais de 2021.

Antes, já a Federação Portuguesa de Surf (FPS) tinha confirmado o abandono de Bonvalot, devido a uma luxação no joelho.

Yolanda Hopkins terminou a sua participação na nona ronda, ao ser derrotada pelas australianas Sally Fitzgibbons (14,5) e Sophie McCulloch (10,13), num 'heat' em que a surfista algarvia, vice-campeã do mundo em 2021, conquistou 'apenas' 9,76 pontos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si