Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Sérgio Conceição testa nova solução para a defesa do FC Porto

João Marcelo, Fábio Cardoso e David Carmo jogaram em simultâneo, no triunfo sobre o Varzim.

Sérgio Conceição testa nova solução para a defesa do FC Porto
Notícias ao Minuto

14:20 - 24/09/22 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O FC Porto recebeu e bateu, esta sexta-feira, o Varzim, da Liga 3, por 4-2, numa partida de cariz particular que teve lugar no complexo do Olival, e que permitiu a Sérgio Conceição testar algumas fórmulas, nomeadamente, no que à defesa diz respeito.

O Desporto ao Minuto sabe que, tal como foi adiantado pelo jornal O Jogo, o treinador dos azuis e brancos experimentou com uma linha de três jogadores na defesa, diante dos poveiros, formada por João Marcelo, Fábio Cardoso e David Carmo.

Uma decisão que surge no momento em que os dragões vão apresentando uma inconsistência defensiva pouco caraterística desde o início do 'reinado' do atual técnico, que resultou num registo de 11 golos sofridos nos dez primeiros encontros da temporada.

Sérgio Conceição tem, de resto, variado por entre diversas soluções para o setor mais recuado do terreno, particularmente, desde a surpreendente derrota sofrida na visita ao recém-promovido Rio Ave, por 1-3, no final do passado mês de agosto.

Nos cincos jogos que se seguiram à deslocação a Vila do Conde, o treinador não mais repetiu o quarteto defensivo, fazendo variar Pepe, David Carmo, Pepê, Wendell, Zaidu Sanusi, João Mário, Fábio Cardoso e, mais recentemente, Rodrigo Conceição, na titularidade.

Situação não é virgem

Esta não foi, de resto, a primeira vez que Sérgio Conceição testou uma linha de três defesas, no FC Porto, tendo esta sido a solução encontrada pelo próprio na hora de defrontar adversários mais poderosos, particularmente, na Liga dos Campeões.

Na temporada 2020/21, por exemplo, usou esta estratégia em ambos os confrontos com o Manchester City. No primeiro, a 21 de outubro, em que os dragões saíram do Etihad derrotados, por 1-3, emparelhou Malang Sarr, Pepe e Chancel Mbemba.

Já no segundo, a 1 de dezembro, em que os azuis e brancos conquistaram um empate sem golos, apostou num tridente formado também por Malang Sarr e Chancel Mbemba, mas fazendo Diogo Leite entrar para o lugar do lesionado Pepe.

Leia Também: Tombo em Vila do Conde motivou carrossel imparável na defesa de Conceição

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório